Geografia

Os 8 Melhores Exercícios sobre Cartografia com Gabarito

Exercícios sobre CartografiaExercícios sobre Cartografia

A cartografia é a ciência da representação gráfica de uma área geográfica. Os mapas são essenciais para estudar, compreender e analisar questões da sociedade, como a economia, cultura, a história, o meio ambiente, entre outros. É importante fazer exercícios sobre cartografia para ir bem nas principais provas.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Se você vai fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou outro vestibular esse ano, com certeza precisa se preparar para a prova de Geografia. Neste artigo vamos dar alguns exercícios sobre cartografia, uma das matérias mais recorrentes nas provas.

Nosso objetivo é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado no dia da prova.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Aprenda a fazer cálculos estequiométricos, veja o que é pronome possessivo e faça exercícios de energia renovável e não renovável.

O que é a Cartografia?

 Cartografia

Antes de fazermos os exercícios sobre cartografia é importante relembrar o que é a cartografia.

Cartografia é definida como a ciência da representação gráfica de uma área geográfica ou superfície plana. Esta ciência estuda a concepção, produção, divulgação, representação, gráficos e tudo aquilo que constitui um mapa.

Os mapas podem conter informações, como cores, ilustrações, símbolos, explicações, entre outros elementos. A cartografia é importante para a compreender o mundo, os lugares e a Geografia em geral.

A cartografia pode representar tanto o físico, como também a realidade social, econômica, histórica e cultural. Além disso, é necessário que a cartografia elabore, investigue, faça cálculos, compreenda a história e conheça as tecnologias necessárias.

É importante ressaltar que os elementos representados nos mapas seguem normas estabelecidas internacionalmente. Dessa forma, a análise é compreendida de maneira mais fácil, como por exemplo as cores.

Na antiguidade, os mapas para serem elaborados dependiam de lápis, canetas, papel e outros mecanismos manuais. Atualmente, é possível estudar cartografia e elaborar mapas com acessórios mais modernos, como o computador, os softwares gráficos, entre outros.

Os acessórios atuais, permitem que os mapas sejam elaborados com mais detalhes e precisão.

Qual a importância da Cartografia?

Como já foi dito, a cartografia pode descrever características e dar informações geográficas de um determinado lugar.

Sendo assim, o estudo dessa ciência é importante para toda a sociedade, pois a partir da cartografia é possível:

  • Compreender os fenômenos naturais;
  • Estudar o meio ambiente e a atmosfera;
  • Estudar o crescimento populacional;
  • Analisar os avanços de epidemias;
  • Saber a sua localização, por meio do GPS;
  • Analisar o tempo de locomoção de um lugar para o outro;
  • Entre outros.

Quer saber quais são os tipos e o que é a Projeção Cartográfica? Clique aqui para ficar por dentro de todo o assunto.

O que é Escala Cartográfica?

Escala cartográfica é a relação entre a área real e a representação. É a proporcionalidade entre a área real e o mapa representado, ou seja, a redução do tamanho de cada um.

É importante saber quais são os tipos de escala cartográfica, pois será fundamental na hora de fazer os exercícios sobre cartografia.

Ao representar uma área pequena, sua escala cartográfica será grande. Se representarmos uma área grande, sua escala cartográfica será pequena.

Escala Gráfica

escala gráfica  Cartografia

A escala gráfica é como uma régua, que possui intervalos representados em centímetros e a sua medida é convertida pelo espaço real representado.

Tipos de Escala Gráfica

  • Escala natural: o tamanho reduzido é proporcional com a realidade. Exemplo: 1:1;
  • Escala reduzida: a representação é menor que a área real. Exemplo: 1:50;
  • Escala ampliada: a representação é maior que a realidade e mostra mais detalhes. Exemplo: 50 :1.

Escala de Cores

escala de cores escala gráfica  Cartografia

A escala de cores é usada principalmente para representar altitudes ou a depressão do relevo. Ela é importante para a realização de planejamentos, como na agricultura.

Escala Numérica

 escala numérica Cartografia

A escala numérica é muito utilizada na cartografia. Ela é representada por 1:X, sendo:

1: número de centímetros no mapa

X: o número que representa o espaço real.

Exemplo: uma escala numérica 1:50, representa que cada 1 centímetro é proporcional a 50 centímetros reais.

Se organize para o Enem com a ajuda do plano de estudos Beduka!

Você sabe o que são mapas topográficos e mapas topológicos? Saiba mais!

Agora é hora de praticar! Faça os exercícios sobre cartografia e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Exercícios sobre Cartografia

Questão 1 – (UECE)Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

a) pedológico, geomorfológico e geológico.

b) litológico, pedológico e geomorfológico.

c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.

d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Questão 2- (UERJ/2018) Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos.

BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História

universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico.

A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:

a) extensão da grandeza do território político

b) equivalência da proporcionalidade da representação espacial

c) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional

d) imprecisão da localização das regiões administrativas

Questão 3 – (UEA AM/2017) Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram

a) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados.

b) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.

c) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real no planeta.

d) a forma pela qual a superfície do planeta é representada em um plano.

e) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa.

Questão 4 – (UFPR/2018) Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. […]

Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).

A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:

  1. É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
  2. A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
  3. A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

d) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • Muito Bem! Você já fez metade dos exercícios sobre Cartografia. Continue!

Questão 5 – (UNICAMP)Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

mercator  Cartografia

Mapa com a Projeção de Mercator

É possível afirmar que, nesta projeção:

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

Questão 6 – (Enem 2015) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da:

a) expansão da fronteira agrícola.

b) remoção de populações nativas.

c) superação da condição de pobreza.

d) valorização de identidades coletivas.

e) implantação de modernos projetos agroindustriais.

Questão 7 – (URCA 2018/1) A cartografia utiliza a técnica de sensoriamento remoto na análise e interpretação do espaço geográfico. Das alternativas abaixo uma indica corretamente o material utilizado por essa técnica. Assinale-a.

a) Cartas náuticas, cartas marítimas e radares.

b) Termógrafo, bússolas e curvímetro.

c) Telescópio, satélites e altímetros.

d) Astrolábio, bússola e clinômetro.

e) Fotos aéreas, imagens de radar e de satélites.

Questão 8 – (URCA 2017/1) Sobre Cartografia, é incorreto afirmar:

a) As Representações Cartográficas são utilizadas para diversos fins e por diferentes profissionais, mas para compreender o conteúdo de um mapa é necessário considerar o título; os símbolos; a legenda; as cores ou hachuras; as escalas, entre outros.

b) A Escala possibilita identificar a “relação precisa de proporcionalidade” nos mapas que representam o espaço. Podem ser: numérica e/ou gráfica.

c) Os Meridianos e Paralelos são linhas imaginárias que cobrem todo o globo terrestre e sua criação objetiva localizar, com exatidão, um ponto na superfície terrestre, bem como orientar a localização.

d) Paralelos correspondem às semicircunferências em que as extremidades são os polos geográficos de Norte a Sul, e a diferença entre eles é de 180°; e Meridianos são círculos concêntricos entre os quais o Equador é o mais extenso, sendo possível destacar o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

e) Paralelos (latitude) e Meridianos (longitude) definem as coordenadas geográficas que estabelecem a localização de um ponto qualquer da superfície terrestre.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre Cartografia. Agora confira o gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre cartografia

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra b) equivalência da proporcionalidade da representação espacial

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra b) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra d) valorização de identidades coletivas.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra e) Fotos aéreas, imagens de radar e de satélites.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: letra d) Paralelos correspondem às semicircunferências em que as extremidades são os polos geográficos de Norte a Sul, e a diferença entre eles é de 180°; e Meridianos são círculos concêntricos entre os quais o Equador é o mais extenso, sendo possível destacar o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Além desses exercícios sobre cartografia temos também um Simulado online e 100% gratuito, que tem as questões mais recentes do ENEM!

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Neste artigo passamos exercícios sobre cartografia. Aproveite para ver dicas de como transformar fração em porcentagem, saber como transformar número decimal em fração ou até mesmo estudar para o ENEM com nossos exercícios de matemática.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você descobre informações sobre diversas áreas. Por exemplo, que tal entender as principais atividades de um veterinário? Ou saber o que faz um zootecnista? Ou, se preferir, pode entender melhor como é a rotina de um profissional de TI.

Além de estudar com nossos exercícios de cartografia, aproveite e veja:

Beduka também está no Instagram. Curta nossa página e receba as atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador