Geografia

O que é Cartografia? Entenda o que é a ciência que produz os mapas

O que é Cartografia?O que é Cartografia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

Neste artigo vamos te explicar o que é cartografia, se você quiser ir direto para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

O que é cartografia?

A cartografia é o conjunto de técnicas resultantes da observação para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.

Ainda que, atualmente, disponha de técnicas avançadas e equipamentos modernos, a cartografia é uma prática antiga, que existe desde os tempos em que o homem decidiu conhecer melhor os lugares e desenhá-los em pedaços de rochas.

História da cartografia

Os primeiros registros cartográficos foram observados em pinturas rupestres, que foram tidas como mapas desgastados pelo tempo. Uma pintura de parede com data de 7000 a.C. pode ser um dos mapas mais antigos da história. Acredita-se que esta pintura represente a localização de Çatalhöyük, uma cidade na antiga Anatólia.

A cartografia moderna começou a se desenvolver a partir do século 6 a.C em diante. Os gregos e romanos antigos serviram como pioneiros nesse desenvolvimento. Dois grandes contribuintes para a arte da cartografia foram Anaximandro, um filósofo grego, e Ptolomeu, um gênio grego multitalentoso.

Durante as Grandes Navegações, a busca por novas técnicas de cartografia e de representação sistemática da superfície aumentaram significativamente. A utilização do telescópio foi um dos fatores que mais contribuiu para a cartografia, determinando com mais precisão medidas de latitude e longitude.

Cartografia Geral

Este domínio cartográfico envolve a produção de mapas que são destinados a um público geral e abrange aspectos variados relacionados a localização e sistemas de referência. Geralmente, esses mapas são produzidos em massa.

Cartografia Temática

Este campo de cartografia consiste na produção de mapas temáticos baseados em temas geográficos específicos. É produzido e direcionado a públicos específicos.

O que é projeção de mapa?

Projeção de mapa é a representação sistemática da Terra, ou de parte dela, com seus paralelos e meridianos em superfície plana. Um globo, por exemplo, pode representar áreas com precisão. Variados tipos de projeções de mapa existem para superar os vários tipos de distorções. Vamos conferir abaixo os principais tipos de projeção:

Projeções Cilíndricas

A Terra é tratada como um cilindro aberto com seus paralelos horizontais e meridianos verticais. A projeção de Mercator é um exemplo do tipo cilíndrico de projeção.

projeção cilíndrica

Projeções Cônicas

As projeções cônicas mapeiam paralelos como arcos de círculos e meridianos como linhas retas.

projeção cônica

Projeção Azimutal

Nessa projeção, os paralelos estão na forma de círculos concêntricos, enquanto os meridianos estão na forma de linhas retas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
projeção azimutal

O que são mapas topográficos e mapas topológicos?

Mapa topográfico

O mapa topográfico possui uma representação extremamente detalhada e quantitativa do relevo de uma área. Linhas de contorno são usadas frequentemente para essa finalidade.

Algumas das características representadas pelos mapas topográficos são:

  • Padrões de drenagem;
  • Relevo do solo;
  • Cobertura florestal;
  • Características artificiais, como estradas e ferrovias.
mapa topografico

Mapa topológico

São mapas altamente simplificados e apresentam somente as informações necessárias sobre um local. Esses mapas não seguem escala e as direções e distâncias podem variar. O mapa de metrô de Londres ou o mapa de rota do Metrô de Toronto são exemplificações de mapas topológicos.

mapa topologico

O Beduka te conecta à faculdade

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que é cartografia!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.