Biologia

O que é Teia Alimentar? Veja exemplos

O que é Teia AlimentarO que é Teia Alimentar?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Teia alimentar pode ser descrita como o conjunto de cadeias alimentares. Não é linear e nem possui os níveis tróficos definidos, pois em uma teia um ser vivo pode desempenhar papéis diferentes em cadeias alimentares diferentes. Elas representam o fluxo de obtenção de energia por parte dos seres vivos que participam de um ecossistema.

Aprenda o que é Teia Alimentar com esse artigo que o Beduka preparou para te ajudar a se preparar para as questões de Biologia do ENEM. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Cadeia e Teia Alimentar.

Nesse artigo vamos abordar:

  • O que é Teia Alimentar;
  • Níveis Tróficos;
  • Exemplos de Teia Alimentar.

Aproveite e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Teia Alimentar!

Seres Autótrofos e Heterótrofos

Autótrofos

Os seres autótrofos são os seres vivos que conseguem obter energia e produzir seu próprio alimento. Eles utilizam da energia capturada do Sol ou de outros elementos químicos para se sustentar, não dependendo de outros seres vivos para sobreviver. Os exemplos mais conhecidos de seres autótrofos são as plantas.

Aprenda mais sobre o que é Fotossíntese.

Heterótrofos 

Os seres heterótrofos são os seres vivos que não possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Esses seres conseguem energia por meio do consumo de outros seres vivos. Os exemplos de seres heterótrofos são os animais, fungos e várias bactérias.

O que é Cadeia Alimentar?

Para entendermos o que é Teia Alimentar, precisamos antes de saber o conceito de cadeia alimentar. 

A cadeia alimentar é uma representação usada para esquematizar as relações de alimentação e obtenção de energia entre seres vivos que fazem parte de um ecossistema. Na cadeia alimentar, o fluxo de energia possui somente um sentido, como por exemplo:

Planta → Inseto → Pássaro → Gavião

O esquema acima mostra os seres vivos que são utilizados como alimentos para outros. As setas podem ser lidas como “serve de alimento para”, e também demonstram qual é o sentido da cadeia alimentar.

Sendo assim, a planta serve de alimento para o inseto, que serve de alimento para o pássaro, que, por sua vez, serve de alimento para o gavião.

Os fungos e as bactérias não estão representados na cadeia acima, mas eles atuam sobre todos os organismos após sua morte, agindo na decomposição da matéria orgânica de cada um deles.

cadeia alimentar

Níveis Tróficos

Os níveis tróficos são classificações em que os seres vivos que participam da cadeia alimentar se encaixam. Esses níveis variam de acordo com o hábito alimentar de cada um desses seres vivos. Sendo assim, os seres vivos que possuem hábitos alimentares semelhantes são classificados no mesmo nível trófico.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  1. Produtores;
  2. Consumidores;
  3. Decompositores.

1. Produtores

Os produtores são a base da cadeia alimentar e são constituídos pelos seres autótrofos (plantas e plânctons, principalmente). Esses seres, como dissemos, não dependem de outros para obterem seu próprio alimento, visto que eles mesmos o produzem.

2. Consumidores

São os organismos que se alimentam de outros para obterem energia e nutrientes. Os consumidores são heterótrofos, que são os seres que não produzem seu próprio alimento. Eles podem ser divididos em:

  • Consumidores Primários: são seres que se alimentam dos produtores, que são as plantas ou plânctons. Um exemplo de consumidor primário é o elefante, que se alimenta de folhas.
  • Consumidores Secundários: são seres que se alimentam dos consumidores primários. O homem é um exemplo de consumidor secundário, pois ele se alimenta da vaca, que é um consumidor primário.
  • Consumidores Terciários: são seres que se alimentam dos consumidores secundários. O homem também pode ser um consumidor terciário. Ex: Planta → Inseto → Galinha → Homem.

Os seres humanos também podem se alimentar dos produtores e de outros consumidores. Portanto, eles podem transitar entre as posições acima.

3. Decompositores

Os decompositores são responsáveis por decompor a matéria orgânica. Eles produzem energia e obtém os nutrientes necessários através da decomposição, e os devolvem ao meio ambiente, para reiniciar o ciclo. Os principais exemplos de decompositores são as bactérias e fungos, que estão presentes em todos os ecossistemas da Terra.

O que é Teia Alimentar?

exemplo de teia alimentar complexa

A Teia Alimentar é o conjunto de cadeias alimentares que estão conectadas. Um mesmo organismo pode participar de várias cadeias alimentares diferentes, que fazem parte de um ecossistema maior. 

Na cadeia alimentar temos a ideia de ciclo. A teia alimentar, por sua vez, une todos esses ciclos, mostrando as relações tróficas entre os seres vivos – que são bem mais complexas.

Enquanto a cadeia alimentar representa somente um sentido do fluxo de energia e matéria, a teia alimentar integra todos eles em uma grande rede. Por exemplo, os seres humanos participam de uma teia alimentar enorme, pois transitam entre os níveis de consumidores.

A teia alimentar é a melhor maneira de representar um ecossistema, pois ela mostra os vários caminhos que a energia pode seguir, não apresentando um fluxo unidirecional como na cadeia alimentar.

Além de aprender sobre o que é Teia Alimentar você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar

A cadeia é linear e os níveis tróficos são definidos. Vê claramente quem é o produtor, o consumidor e por fim o decompositor numa sequência unilateral. Mas a teia alimentar não é linear, pois trata-se de um conjunto de cadeias alimentares interligadas em níveis tróficos diferentes, onde o mesmo ser pode ter diferentes papéis no estágio de distribuição da energia.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.