Biologia

Cadeia e Teia Alimentar: Diferença e semelhança. O que são?

Cadeia e Teia AlimentarCadeia e Teia Alimentar
Sala do Saber - melhor cursinho online

Cadeia Alimentar é o esquema utilizado para representar as relações de alimentação e obtenção de energia de um grupo específico dentro de um ecossistema. Teia Alimentar pode ser considerada a representação de várias cadeias alimentares juntas.

Questões sobre Ecologia são bastante recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando o que é Cadeia e Teia Alimentar para te ajudar a se preparar.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Cadeia e Teia Alimentar;
  • Níveis Tróficos;
  • Produtores, Consumidores e Decompositores.

Seres Autótrofos e Heterótrofos

Autótrofos 

Os seres autótrofos são aqueles que têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Através da energia capturada pela luz solar ou de outros elementos químicos, os seres autótrofos conseguem se sustentar independentemente de outros seres vivos. Os principais seres autótrofos são as plantas, que obtêm alimento através da fotossíntese.

Aprenda mais sobre o que é Fotossíntese.

Heterótrofos 

Os seres heterótrofos são aqueles que não conseguem produzir seu próprio alimento. Eles obtêm energia através do consumo de outros seres vivos ou de seus subprodutos. Os seres heterótrofos são os animais, fungos e diversas bactérias.

Cadeia e Teia Alimentar

O que é Cadeia Alimentar?

A cadeia alimentar é a representação das relações de alimentação e obtenção de energia em um ecossistema. O fluxo de energia na cadeia alimentar é unidirecional. Isso significa que ela tem apenas um sentido. Vamos conferir um exemplo simples de uma cadeia alimentar:

Planta → Inseto → Sapo → Cobra

A representação acima diz respeito aos organismos que são alimentos para outros, de forma unidirecional. As setas representam os sentido da cadeia alimentar, podendo ser lidas como “é alimento para”. Dessa forma, a planta é alimento para o inseto, que é alimento para o sapo, que, por sua vez, é alimento para a cobra.

Fungos e bactérias, mesmo não representados no esquema acima, atuam sobre todos os seres vivos depois de morrerem. Eles são chamados de decompositores e são primordiais para a ciclagem de nutrientes.

cadeia alimentar

Aproveite e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Cadeia Alimentar!

Níveis Tróficos

Os níveis tróficos são as classificações dos organismos que participam da cadeia alimentar que possuem hábitos alimentares semelhantes. As plantas conseguem produzir seu próprio alimento, por exemplo. Sendo assim, todas as plantas fazem parte do mesmo nível trófico, uma vez que seus hábitos alimentares são semelhantes. Existem três níveis tróficos:

  1. Produtores;
  2. Consumidores;
  3. Decompositores.

1. Produtores

São a base da cadeia alimentar, sendo compostos pelas plantas e plânctons, principalmente. Os produtores são os seres autótrofos, que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese ou quimiossíntese.

2. Consumidores

São os seres vivos que se alimentam de outros para a obtenção de energia e nutrientes. Os consumidores são heterótrofos, que não produzem seu próprio alimento. Eles podem ser divididos em:

  • Consumidores Primários: são seres herbívoros ou onívoros que se alimentam dos produtores, ou seja, plantas ou plânctons. Um exemplo de consumidor primário é a lagarta, que se alimenta de plantas.
  • Consumidores Secundários: são seres carnívoros ou onívoros que se alimentam dos consumidores primários. A galinha é um exemplo de consumidor secundário, pois ela se alimenta da lagarta, que é um consumidor primário.
  • Consumidores Terciários: são seres que se alimentam dos consumidores secundários. Um exemplo de consumidor terciário é o homem, que se alimenta da galinha.

Vale lembrar que os seres humanos podem se alimentar dos produtores e de outros consumidores. Portanto, eles podem transitar entre as posições acima.

3. Decompositores

Os decompositores, como o próprio nome sugere, têm a função de decompor outros seres. Eles produzem energia e obtém os nutrientes necessários através da decomposição da matéria orgânica.

Posteriormente, os decompositores devolvem esses nutrientes ao meio ambiente, para reiniciar o ciclo. Os principais exemplos de decompositores são as bactérias e fungos, que estão presentes em todos os ecossistemas da Terra.

Confira o artigo completo sobre o que é Cadeia Alimentar.

Fluxo de energia e matéria no ecossistema

Tudo começar com a energia solar atingindo a terra e permitindo que as plantas cresçam e se reproduzam. Logo, as plantas absorvem energia do sol para a fotossíntese.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Parte da energia a planta gasta para cresce e respirar e eliminada em água e CO2. Quando um animal se alimenta da planta, tem menos energia do que ela própria.

Os consumidores pegam essa energia pela alimentação e usam parte em seu metabolismo, outra também se dissipa em fezes, urina, suor, etc.

Em geral apenas 10% de energia passa para o trófico seguinte. Logo, quanto mais distante na cadeia ou teia alimentar, menos energia e mais necessidade de alimento recorrente.

O que é Teia Alimentar?

teia alimentar

A teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares que estão interligadas. Um mesmo ser vivo pode fazer parte de diversas cadeias alimentares diferentes, que fazem parte de um ecossistema maior. 

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Teia Alimentar!

Na cadeia alimentar existe a ideia de ciclo. A teia alimentar, por sua vez, une todos esses ciclos, mostrando as relações tróficas entre os seres vivos que são bem mais complexas. 

Enquanto a cadeia alimentar representa somente um aspecto do fluxo de energia e matéria, a teia alimentar integra tudo em uma só rede. Por exemplo, os seres humanos participam de uma teia alimentar enorme, pois transitam entre os níveis de consumidores.

A teia alimentar é o melhor método de representar um ecossistema, pois ela mostra os vários caminhos que a energia pode seguir, não apresentando um fluxo unidirecional, como na cadeia alimentar.

Confira o artigo completo sobre Teia Alimentar.

Além de aprender sobre Cadeia e Teia Alimentar você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Cadeia alimentar x Teia alimentar

Vimos que uma faz parte da outra e formam o ecossistema mostrando os diversos caminhos que a energia percorre. Quanto a primeira segue um ciclo unidirecional, a outra cruza as várias cadeias, sendo mais complexa.

Várias cadeias formam uma teia, afinal um animal pode se alimentar de vários outros, que por usa vez tem mais de uma fonte de alimento também.

Resumo com a definição

Cadeia alimentar: Energia trocada entre seres vivos, de produtores a decompositores, por meio de relação alimentar. É unidirecional e possui os três principais níveis tróficos definidos.

Teia alimentar: Várias cadeias interligadas entre si, já que um ser vivo pode fazer parte de vários ciclos alimentares. Não é linear e não possui níveis definidos, podendo haver transição. Quem é consumidor numa relação pode ser alimento em outra.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários