Biologia

Exercícios sobre Cadeia Alimentar com gabarito

Exercícios sobre Cadeia AlimentarExercícios sobre Cadeia Alimentar
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Cadeia Alimentar é o esquema usado para representar as relações dos seres vivos dentro de um ecossistema, sendo os organismos separados por níveis tróficos e divididos em produtores, consumidores e decompositores. Leia o resumo e faça os exercícios sobre cadeia alimentar.

Na prova do ENEM, no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias podem cair questões sobre cadeia alimentar, por isso não deixe de ler o resumo e testar seus conhecimentos com os exercícios sobre cadeia alimentar.

O que é Cadeia Alimentar?

Na cadeia alimentar os seres se relacionam de acordo com o ecossistema em que vivem e o seu tipo de alimentação. A cadeia alimentar é constituída por três fases, sendo elas: produtores, consumidores e decompositores

Todos as fases possuem relação entre si, sempre transferindo matéria e energia, ou seja, se houver qualquer mudança em uma das fases irá afetar toda a cadeia. 

A cadeia alimentar é exatamente a sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro ser, como por exemplo quando o uma planta é comida pelo grilo, e o grilo serve de alimento para o sapo, e então ele alimenta a cobra, que assim serve de comida pelo gavião, que no final é decomposta por fungos e bactérias. 

Importante ressaltar que a união de várias cadeias alimentares recebe o nome de teia alimentar

Aproveite e leia nosso artigo completo sobre Cadeia e Teia alimentar!

Etapas da Cadeia Alimentar 

As etapas da cadeia alimentar são denominadas de níveis tróficos, sendo eles:

ETAPAS_CADEIA_ALIMENTAR
  • Primeiro nível trófico: produtores (plantas, bactérias do solo, etc);
  • Segundo nível trófico: consumidores primários (herbívoros são os principais representantes desse nível);
  • Terceiro nível trófico: consumidores secundários (carnívoros e predadores);
  • Último nível trófico: decompositores (sapróbios ou saprófagos, que são os fungos e bactérias).

Os seres onívoros (aqueles animais que se alimentam de plantas e animais) participam do nível de consumidores primários e também dos consumidores secundários, alguns exemplos de animais onívoros são: tartaruga, urso panda, ser humano, barata, porco, carpa, raposa, porco-espinho, peixe piranha, etc.

Os decompositores são o último nível trófico da cadeia alimentar, eles são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica, como dejetos e cadáveres.

Veja um exemplo de cadeia alimentar:

exemplo de cadeia alimentar unidirecional

As substâncias tóxicas e não biodegradáveis podem acabar se acumulando nos seres vivos e iniciar o processo de bioacumulação ou também chamado de magnificação trófica, que é o aumento das toxinas dentro dos organismos vivos a cada nível trófico. 

Em nós seres humanos, essas substâncias tóxicas podem gerar várias doenças graves, como por exemplo o câncer, tornar você estéril ou até mesmo prejudicar o sistema nervoso e o sistema muscular, que são importantes para a manutenção do corpo.

Ecossistema aquático

exemplo do ecossistema e sistema-aquático

As algas microscópicas são as principais produtoras do sistema aquático, sendo as responsáveis pela formação do fitoplâncton, servindo de alimentos para o zooplâncton, que está entre os consumidores primários, que tem em destaque os protozoários, pequenos seres invertebrados, etc. 

Já os consumidores secundários, são compostos pelos peixes de maior porte e os seres humanos. Os decompositores aquáticos, são os mesmos que o terrestre, ou seja, as bactérias e fungos

Os ecossistemas, principalmente os ecossistemas aquáticos são essenciais para a preservação da vida. A água é um elemento natural e indispensável para os seres vivos, tanto os animais como os vegetais necessitam dela para sobreviver e continuar com a reprodução da espécie.

Infelizmente, os ecossistemas aquáticos estão sendo prejudicados por vários problemas gerados principalmente pelo ser humano, como por exemplo a prática da caça ilegal e imoderada, que gera incapacitação da produção da  espécie, pois a caça é maior e mais rápida do que o período necessário para o processo de reprodução, o que causa o desequilíbrio ecológico, que pode levar a extinção de vários animais. Outro problema, que é consequência das práticas humanas, é a poluição.

A poluição das águas contamina e prejudica o ecossistema marinho, o ecossistema terrestre e todos os outros ecossistemas existentes. O descarte inadequado do lixo acaba gerando prejuízos para os animais, levando até mesmo a morte.

Exercícios sobre Cadeia Alimentar- problemas ambientais

Faça os exercícios sobre cadeia alimentar para testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Exercícios sobre Cadeia Alimentar

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (Udesc) Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.

I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.

II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.

III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.

IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.

V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

2 – (Uems)No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) Consumidores primários.

b) Consumidores secundários.

c) Consumidores terciários.

d) Produtores primários.

e) Decompositores.

3 – (Cesgranrio-RJ) Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.

Com referência à teia alimentar, marque a alternativa correta:

a) A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.

b) A energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.

c) O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.

d) Na teia alimentar, como os animais são de tamanhos diferentes, a quantidade energética do produtor sofre oscilações.

e) A complexidade da teia alimentar não interfere na quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

4 – (Ufscar-SP)No final da década de 1970, foram descobertas comunidades biológicas vivendo no fundo dos oceanos, em profundidades de 2,5 mil metros, próximo a fendas por onde extravasa magma quente que superaquece a água ao redor. Essas comunidades são formadas principalmente por bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S formado nas fendas e por animais que se nutrem delas. Entre os animais dessas comunidades, estão vermes tubulares gigantescos, com mais de 1 metro de comprimento, que se nutrem às custas de bactérias quimiossintetizantes que vivem como simbiontes dentro de seus corpos.

Nessas comunidades submarinas, as bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S e os vermes gigantes mencionados no texto atuam, respectivamente, como

a) produtores e consumidores primários.

b) produtores e decompositores.

c) consumidores primários e consumidores secundários.

d) decompositores e produtores.

e) decompositores e consumidores primários.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5 – (Enem)Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

imagem que representa o tigre e o homem- Exercícios sobre Cadeia Alimentar

A figura representa um exemplo de cadeia alimentar

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.

b) consumidor primário e consumidor secundário.

c) consumidor secundário e consumidor terciário.

d) consumidor terciário e produtor.

e) consumidor secundário e consumidor primário.

6 – (Enem/2013 – PPL)

cadeias-alimentares-mafalda-Exercícios sobre Cadeia Alimentar

A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como

a) produtora.

b) consumidora primária.

c) consumidora secundária.

d) consumidora terciária.

e) decompositora.

7 – (UFRR/2009) Os índios da etnia Yanomami fazem uso de mais de 20 espécies de cogumelos, que crescem sobre troncos caídos no chão da floresta, cujas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira morta. Ao ingerirem os corpos de frutificação dos basidiomicetos, estes índios estão se comportando como:

a) Consumidores secundários.

b) Consumidores primários.

c) Consumidores terciários.

d) Produtores.

e) Decompositores.

8 – (ENEM/2011)Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à representada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

a) produtor e consumidor primário

b) consumidor primário e consumidor secundário

c) consumidor secundário e consumidor terciário

d) consumidor terciário e produtor

e) consumidor secundário e consumidor primário.

Respostas dos Exercícios sobre Cadeia Alimentar

Exercício resolvido da questão 1 –

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) Produtores primários.

Exercício resolvido da questão 3 –

a) A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) produtores e consumidores primários.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) consumidor secundário e consumidor terciário.

Exercício resolvido da questão 6 –

b) consumidora primária.

Exercício resolvido da questão 7 –

a) Consumidores secundários.

Exercício resolvido da questão 8 –

c) consumidor secundário e consumidor terciário

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários