Faculdades

Saiba quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária na Bahia

SAIBA-QUAIS-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-VETERINÁRIA-NA-BAHIAMelhores faculdades de Medicina Veterinária da Bahia

Medicina Veterinária é um curso muito popular entre os estudantes. Confira quais as melhores faculdades para esse curso no estado da Bahia.

Se você mora ou pretende se mudar para estudar em algum estado da região Nordeste, então esse artigo é pra você! Nele, preparamos um ranking das melhores faculdades de Medicina Veterinária na Bahia. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

  • Saiba quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil! 

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária na Bahia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina Veterinária na Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2018). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina Veterinária na Bahia

1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

2. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

3. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

4. Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

5. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACULDADE AGES)

6. Faculdade Regional da Bahia (FARB)

7. Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (FTC)

8. Faculdade Regional de Alagoinhas (FARAL)

9. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

10. Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (FTC)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

O Curso de Medicina Veterinária tem duração média de 5 anos, podendo ser integralizado no tempo máximo de 8 anos. A concepção pedagógica da estrutura curricular está pautada em um nível crescente de complexidade e busca atender a um mercado cada vez mais exigente.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Fundada em 1991, é uma instituição de ensino superior pública, situada em Ilhéus. A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.

O curso de Medicina Veterinária da UESC tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer a profissão nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, reprodução, produção animal, inspeção de alimentos, controle de zoonoses, pesquisa, entre outros.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Fundada em 2006, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Cruz das Almas, com campi em Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

O Médico Veterinário formado pela UFRB deverá ser um profissional com formação generalista e reconhecida capacidade raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Fundada em 2013, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de Barreiras. A UFOB é resultado do desmembramento do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi anunciada em agosto de 2011 e sancionada pela lei nº 12.825 de 5 de junho de 2013.

O curso de Medicina Veterinária da UFOB é oferecido em turno integral, com cerca de 45 vagas anuais. O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACULDADE AGES)

Fundada em 2016, é uma instituição de ensino superior privada pioneira na região. está situada no município de Paripiranga, há aproximadamente 360 km de Salvador e 110 km de Aracaju, capital de Sergipe.

O curso de Medicina Veterinária é concebido para formar profissionais empreendedores e com sólida base de conhecimentos técnico-científicos, com consciência ética, política, visão humanística crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural do Brasil e do mundo.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Faculdade Regional da Bahia (FARB)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada que conta com 17 unidades de ensino distribuídas entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Curso de Medicina Veterinária da FARB busca formar um Médico Veterinário generalista, crítico e capaz de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (FTC)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

O curso de Medicina Veterinária da FTC da Feira da Santana possui uma matriz curricular focada em metodologias ativas, que permite ao aluno participar ativamente do processo de aprendizagem.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade Regional de Alagoinhas (FARAL)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Alagoinhas, a cerca de 125 km de Salvador. A instituição conta com 21 cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura.

O Curso de Medicina Veterinária da FARAL busca formar um Médico Veterinário generalista, crítico e capaz de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (FTC)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

No curso de Medicina Veterinária da FTC de Vitória da Conquista, assim como em outras cidades do interior, o veterinário pode lidar com animais de pequeno, grande porte e selvagens. Além disso, O aluno tem acesso a laboratórios de saúde como os de bioquímica, parasitologia, patologia, biologia e citologia.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária da Bahia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador