Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-NO-RIO-DE-JANEIROMelhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Direito é um dos mais tradicionais e um dos mais procurados pelos estudantes. Veja quais as melhores faculdades para esse curso no Rio de Janeiro.

Deseja estudar perto da praia? Ou até mesmo na Cidade Maravilhosa? Então esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Direito do Rio de Janeiro. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

3. Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV-Rio)

4. Universidade Federal Fluminense (UFF)

5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

6. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

7. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

8. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

9. Faculdade Redentor (FACREDENTOR)

10. Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública e um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país e a quinta entre as instituições da América Latina.

O curso de Direito da UFRJ possui um Escritório Modelo, onde são desenvolvidas a atividade de ensino, a prática forense e a prestação de serviço comunitário, pela realização de assistência judiciária.

Outra atividade que merece destaque é a do Juizado Especial Cível, local onde que são encontradas soluções pacíficas de conflito por meio de acordos. Nessas atividades, os alunos participam de práticas conciliadoras sob a supervisão de um Juiz.

São disponibilizadas cerca de 510 vagas para o curso e o ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior pública e uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil. É considerada a 5ª melhor universidade do Brasil pela revista U.S. News & World Report.

O curso de Direito da UERJ tem como objetivo formar profissionais com sólida formação humanista e vinculação à realidade nacional, preparando os alunos para a advocacia e o exercício de funções públicas.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV-Rio)

Fundada em 2002, a Escola de Direito do Rio de Janeiro é uma instituição de ensino superior privada vinculada à Fundação Getulio Vargas. A Escola foi gratificada com grau máximo pela OAB e pelo MEC.

A faculdade tem como objetivo oferecer ao país um novo modelo de ensino jurídico, capaz de produzir lideranças para pensar o Brasil em longo prazo. Hoje, a Escola já é referência no país em carreiras jurídicas públicas e em direito empresarial.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 17º lugar no ranking das melhores universidades do país segundo o Center for World University Rankings (CWUR).

O curso de Direito da UFF tem como objetivo formar profissionais capazes de saberem utilizar os conhecimentos do universo do Direito, da legislação e das normas afins, relacionando-os e aplicando-os à realidade.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em 2018, o Times Higher Education Emerging Economies University Rankings 2018, classificou a universidade como a 3ª melhor melhor universidade do Brasil.

O curso de Direito da PUC-Rio tem ênfases em Contencioso, Empresarial, Estado e Sociedade e Penal. Além disso, o curso tem como característica marcante a formação humanística com sólida base de teoria constitucional.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Fundada em 1979, é uma instituição pública federal que fica sediada no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. A universidade foi avaliada com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação em 2010.

O curso de Direito da UNIRIO tem como objetivo formar um profissional com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada nas cidades fluminenses do Rio de Janeiro e de Cabo Frio. A UVA oferece cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrado, doutorado, extensão em língua inglesa e espanhola.

A graduação em Direito da UVA proporciona múltiplas possibilidades para o profissional, visto que todas as atividades, econômicas ou não, necessitam de regulamentação. Além disso, o curso é reconhecido pela OAB com o Selo de Qualidade OAB Recomenda.

O ingresso na faculdade ocorre por meio do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. O curso é oferecido no Rio de Janeiro e em Cabo Frio.

8ª – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Fundada em 1943, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Seropédica, há cerca de 75 km do Rio de Janeiro. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes.

O curso de Direito da UFRRJ oferece sólida formação geral e humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido nas cidades de Seropédica, Três Rios e Nova Iguaçu.

9ª – Faculdade Redentor (FACREDENTOR)

A Faculdade Redentor foi criada na década de 1990, mas foi reconhecida pelo MEC como Instituição Superior de Ensino apenas em 2002. A faculdade tem sede em Itaperuna, possuindo campus em Campos dos Goytacazes e em Paraíba do Sul.

O curso de Direito da faculdade forma profissionais munidos de fundamentos humanísticos, capazes de interpretar e aplicar o direito nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, confere aos estudantes habilidades críticas e reflexivas acerca do conteúdo jurídico  e das relações sociais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Fundada em 1902, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade do Rio de Janeiro. É a mais antiga instituição particular de ensino superior do país. A faculdade possui 16 unidades e oferece cerca de 21 cursos de graduação.

Desde a década de 1950 o curso de Direito da Candido Mendes combina orientação acadêmica e profissional, que se complementam. Tem por destaque a integração entre ensino e pesquisa acentuada em todos os níveis.

O curso é oferecido nas cidades de Niterói, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Araruama. O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito no Rio de Janeiro? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.