Geografia

Os 8 Melhores Exercícios sobre Fuso Horário com Gabarito

Exercícios sobre Fuso HorárioExercícios sobre Fuso Horário
Sala do Saber - melhor cursinho online

Fusos horários ou zonas horárias são os vinte e quatro lugares que demarcam a Terra e possuem uma mesma definição de tempo. Leia o resumo e faça os exercícios sobre fuso horário para entender ainda mais a matéria.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Entender o fuso horário é essencial caso você queira fazer uma viagem para lugares que possuem fuso horário diferente do seu, para entender o sistema comercial, entre outros. 

Por isso, ter conhecimento e praticar com os exercícios sobre fuso horário é importante, não só para as provas e vestibulares, como o ENEM, mas também para a compreensão do mundo.

Resumo – Fuso Horário

Os fusos horários, ou zonas horárias, foram definidos por meio de uma reunião constituída por representantes de 25 países diferentes, em Washington no ano de 1884. Nessa reunião, foram definidos os 24 fusos horários existentes em todo o mundo.

A Terra realiza um movimento chamado de rotação, que dura 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos), que nada mais é a Terra girando em torno de seu próprio eixo, totalizando uma volta de 360°.

Sendo assim, em 1 hora a Terra se desloca 15°, ou seja, 15° é o equivalente a 1 hora. Esse dado é obtido por meio da divisão da circunferência, que é 360°, pelo tempo gasto para que a rotação é executada, 24 horas.

O Greenwich (centro 0°), é a referência de horas, sendo assim o fuso referencial atravessa a Grã-Bretanha, que é considerado o marco inicial. 

  • Fusos a leste de Greenwich: As horas são adiantadas (+); 
  • Fusos a oeste do meridiano inicial: As horas são atrasadas (-).

Existem países que são constituídos por mais de um fuso horário, como aqueles que estão no sentido leste-oeste. A Rússia tem ao total 11 fusos horários diferentes, o Brasil também é um exemplo, pois ele é constituído por 4 fusos horários.

Teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Fuso Horário!

Exercícios sobre Fuso Horário

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (PUC-MG)Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.

Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:

a) translação e meridiano.

b) translação e paralelo.

c) rotação e círculo.

d) rotação e fuso horário.

Questão 2– (UFSM-RS)Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante.

fuso-horário-mundial-Exercícios sobre Fuso Horário

Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s):

a) 7 horas.

b) 8 horas.

c) 2 horas.

d) 1 hora.

e) meia-noite.

Questão 3 – (UEMG – Adaptada) –  “No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos. Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar. Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(…).” LUFT, 2014, p. 23

Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo: Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.

Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que

a) mesmo tendo um total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independentemente de seu tamanho, possui um único horário.

b) usando-se o número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a cada 1 hora.

c) o uso do fuso horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo às necessidades de sua população.

d) o sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

Questão 4 – (PROSEL/UNCISAL)“Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 hora s (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). ”CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado). Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de

a) 8 h.

b) 7 h

c) 9 h.

d) 10 h.

e) 6 h.

  • Muito bem! Você já fez metade dos exercícios sobre fuso horário. Continue!

Questão 5 – (UFRGS – com adaptações) – Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Temos, aí, a principal evidência da diferença entre os fusos-horários nos diversos locais do mundo.

Este fato se deve

a) à inclinação do eixo terrestre.

b) ao movimento de rotação terrestre.

c) ao movimento de translação terrestre.

d) à maior proximidade do sol no verão.

e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 6 – (UEL-2006)Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do voo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.

b) 23 h do sábado.

c) 01 h do domingo.

d) 10 h do domingo.

e) 12 h do domingo.

Questão 7 – (Mack-2004) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

a) 18h30min da quarta-feira.

b) 19h30min da quarta-feira.

c) 23h30min da quarta-feira.

d) 0h30min da quinta-feira.

e) 2h30min da quinta-feira.

Questão 8 – (Ucpel) Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em:

1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____

2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____

3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____

A sequência correta é

a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).

b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).

d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

e) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre fuso horário. Agora veja o gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Fuso Horário

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) rotação e fuso horário.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra d) 1 hora.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) o sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) 7 h

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) ao movimento de rotação terrestre.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra b) 23 h do sábado.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) 23h30min da quarta-feira.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre Fuso Horário? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

12 Comentários

  • Olá!
    As questões têm me ajudado muito. Só notei uma questão um pouco incongruente: A questão 6. O avião chegaria às 23h se o voo durasse 9 horas, inclusive, em outros sites, nessa mesma questão, o voo tinha essa duração. Espero ter ajudado.

  • Ola boa tarde/poderia me ahudar ?
    Se sairmos do acre as 10 horas em direçao ao rio de janeiro atravessamos 2 fusos para leste e a viagem dura 7.que horas chegaremos ao destino (sao paulo)

    • Ei, Vanessa. A hora que você chega dependerá do fuso que você levará em consideração na hora de pontuar.

      – Chegará às 17 horas pelo horário do Acre;
      – Chegará às 18 horas pelo horário do amazonas;
      – Chegará às 19 horas pelo Horário de Brasília;
      – Chegará às 20 horas pelo Horário de Fernando de Noronha.

      Isso não muda o tempo da viagem, ela dura 7 horas em qualquer caso. Só mudará o horário marcado a depender do fuso que você usa como referencial. Afinal, se você muda o referencial de fuso, também altera seu horário de partida:

      – Partiu às 10 horas pelo horário do Acre;
      – Partiu às 11 horas pelo horário do amazonas;
      – Partiu às 12 horas pelo Horário de Brasília;
      – Partiu às 13 horas pelo Horário de Fernando de Noronha.

      Bons estudos e obrigado pelo comentário!!!

      • Na questão 4 a resposta não tinha que ser 14 h? Se as duas cidades distam entre si 105 graus, então 105 L e 105 O hemisférios diferentes. somam as longitudes = 210 : 15 = 14, 14 fusos ou horas de diferença entre as cidades.

        • Oi, Alcione, tudo bem? Quando a questão diz que as cidades distam entre si em 105º de longitude, significa que há entre elas 105º. É como se você traçasse dois pontos em um mapa, o que estivesse no meio deles seria a distância em graus longitudinais. Como cada intervalo de 15º corresponde a 1 hora, o cálculo a ser feito é da divisão 105/15, que dá 7. Assim, entre as duas cidades existem 7h.

  • Ah entendi elas distam entre si 105 graus, ou seja a soma entre as longitudes das cidades é de 105 graus dividido por 15 = 7. Entendi. ao ler rapidamente achei que cada cidade estaria localizada em fusos 105 graus diferentes. Ok

  • Boa tarde!

    Sou Professor de Geografia e gostaria de saber se tem alguma assinatura para professor
    com relação aos exercícios do ENEM.

    • Boa tarde, Guaraci! Não entendemos muito bem sua pergunta, poderia explicar melhor? Sobre exercícios, nós temos um Simulado do Enem, com questões de edições anteriores. Você pode recomendá-lo aos seus alunos, é grátis e personalizável. Acesse neste link.