Biologia

Fisiologia do Sistema Digestivo

fisiologia do sistema digestivoFisiologia do Sistema Digestivo
Sala do Saber - melhor cursinho online

A fisiologia do sistema digestivo é constituída por vários órgãos que levam o alimento e realizam sua digestão a absorção de seus nutrientes. Fazem parte do sistema digestivo ou digestório humano a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, entender a fisiologia do sistema digestivo é extremamente importante para responder questões que surgem sobre o tema.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado no dia da prova do processo seletivo escolhido. Nesse artigo vamos abordar toda a fisiologia do sistema digestivo.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Saiba mais sobre a fisiologia do sistema respiratório aprenda sobre ecologia e meio ambiente e saiba quais são os tipos de energia.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

Não deixe de conferir nossos EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Funções do sistema digestivo;
  • Principais órgãos que compõem o trato digestório;
  • Quais são os órgãos digestórios anexos.

Funções do Sistema Digestivo

  • Absorção de nutrientes obtidos na digestão de alimentos que asseguram a manutenção dos processos vitais do organismo;
  • Transformação das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc) em moléculas de tamanhos e formas apropriados para serem absorvidas;
  • Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais através dos capilares sanguíneos presentes na mucosa do intestino;
  • Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos em conjunto com restos de células descamadas do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.

Fisiologia do Sistema Digestivo

O sistema digestivo, ou digestório, é um canal que distende da cavidade bucal ao ânus, podendo ser chamado também de trato gastrintestinal. Os órgãos que fazem parte do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Existem outros órgãos que fazem parte do sistema digestório mas que nunca entram em contato com o alimento. Os órgãos digestórios acessórios auxiliam na digestão através da produção ou armazenamento de secreções que passam para o trato gastrintestinal. São eles: a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas.

Teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre sistema digestório.

Boca

A boca é o local onde a digestão dos alimentos começa. Nela os dentes trituram o alimento e, em conjunto com a língua, envolvem os pedaços dos alimentos com a saliva, que são produzidas e secretadas pelas glândulas salivares que ficam em anexo à boca.

Glândulas Salivares

As glândulas salivares quando estimuladas pelo alimento na boca, bem como sua visão e cheiro, começam a secretar saliva que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, que digere o amido e outros polissacarídeos (carboidratos). Podemos observar três pares de glândulas que secretam a saliva na cavidade bucal:

  • Glândula parótida: está situada na parte lateral do rosto, adiante e abaixo do pavilhão da orelha;
  • Glândula submandibular: É redonda, e, como o nome sugere, está abaixo da mandíbula;
  • Glândula sublingual: Está situada abaixo da mucosa do assoalho da boca.
fisiologia do sistema digestivo

Faringe e Esôfago

A faringe é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório, por ela passam o ar que encaminha-se para a laringe e o alimento vai para o esôfago.

O esôfago é o canal que, através dos movimentos peristálticos, leva o alimento ao estômago. Ele está localizado entre os pulmões, atrás do coração, atravessando o músculo diafragma.

Teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Sistema Excretor!

Estômago

O estômago é o órgão onde os alimentos são armazenados e misturados com o suco gástrico. Este é formado majoritariamente por ácido clorídrico (HCl), que torna o pH do estômago ácido.

A principal enzima que age nesse órgão é a pepsina, que tem como função quebrar as proteínas, através da catalização da hidrólise dessas proteínas, promovendo o rompimento das ligações peptídicas que unem os aminoácidos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Os alimentos permanecem no estômago por cerca de quatro horas. Ao se misturarem ao suco gástrico é formada uma massa acidificada e semilíquida chamada quimo. Este, aos poucos e através do piloro, que é um esfíncter muscular, vai sendo liberado para o intestino delgado.

Intestino Delgado

O intestino delgado é o órgão onde ocorre a maior parte da digestão e a absorção dos nutrientes que o organismo precisa. Estima-se que sua extensão seja de pouco mais de 6m de comprimento por 4cm de diâmetro. Pode-se dividi-lo em três regiões: duodeno, jejuno e íleo.


intestino

Duodeno

É a primeira porção do intestino delgado. Medindo cerca de 25cm, é nessa região onde a digestão do quimo ocorre predominantemente. É no duodeno onde atua o suco pancreático, secretado pelo pâncreas e que possui diversas enzimas digestivas em sua composição. A secreção desse suco é responsável pela hidrólise de grande parte das moléculas de alimento.

É no duodeno onde atua também a bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. A bile possui sais biliares que possuem ação detergente, emulsificando os lipídios (gorduras).

Aprenda também o que são Lipídios.

Jejuno

É a continuação do duodeno, é denominado desta forma pois sempre que é aberto se encontra vazio. Mede cerca de 5m e possui a parede mais espessa e mais vascular do que o íleo. É nessa região, onde ocorre a absorção da maioria dos nutrientes pelo capilares sanguíneos presentes na parede mucosa, nutrindo todas as células do organismo.

Íleo

É a última porção do intestino delgado, sendo a continuação do jejuno. Mede cerca de 1,5m, sendo mais estreito e possuindo túnicas mais finas e menos vascularizadas que o jejuno. O que não foi absorvido, como água e o resto da massa alimentar que possui, principalmente as fibras, é direcionado para o intestino grosso.

Intestino Grosso

O intestino grosso é local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a água que provém das secreções digestivas. Medindo cerca de 1,5m de comprimento e 6,5cm de diâmetro. A absorção de água ocorre rapidamente, de forma que, em mais ou menos 14 horas, a consistência do material alimentar se torna a consistência própria do bolo fecal.

Funções do Intestino Grosso

  • Absorção de água e eletrólitos;
  • Síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais;
  • Eliminação de resíduos (defecação).

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Acabamos de explicar a Fisiologia do Sistema Digestivo. Aproveite e confira outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja nosso resumo de biologia para o enem, aprenda qual a função do núcleo da célula e descubra quais as principais teorias sobre a origem da vida.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu a Fisiologia do Sistema Digestivo, você também pode ver alguns conteúdos para te ajudar no ENEM. Veja o que são fontes de energia não-renováveis, confira um resumo da inconfidência mineira e aprenda o que é movimento circular uniforme.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários