Biologia

Resumo de Biologia para o Enem – Confira a lista dos principais assuntos

resumo de biologia para o enemResumo de Biologia para o ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

Biologia no Enem está presente no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Preparamos um resumo com o que mais cai e outras dicas, todas sobre os assuntos que mais se repetem em biologia. Confira!

Que tal estudar exatamente o que vai te ajudar na prova? Com este resumo de biologia para o Enem você ficará preparado em pouco tempo. São dicas de biologia para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principalmente para quem está com pouco tempo para estudar.

O recomendado é estudar tudo e não só o que mais cai de biologia do Enem, mas se você não tem tempo e se a prova está chegando, não há outra alternativa. Vá direto no ponto.

Veja como estudar biologia para o Enem!

Se você quer saber o que mais cai no Enem de biologia, fique atento a estes tópicos!

E se quiser fazer exercícios de biologia, treinando somente para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, é possível. O Simulado Enem do Beduka tem a opção de você fazer quantas questões quiser, da área que você quiser.

O gabarito sai assim que você termina o simulado, juntamente com uma análise de desempenho mostrando o seu tempo gasto em geral e por questão.

Biologia no Enem – Resumo! 2 grandes divisões

A boa notícia para quem está procurando dicas de biologia para o Enem ou para quem está procurando saber o que mais cai de biologia no Enem é que trata-se da matéria mais fácil do grupo de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

A parte de biologia pode ser considerada baseando-se em duas divisões básicas.

1ª parte: Conceitual

Muitas questões são conceituais, envolvem mais interpretação de texto do que conhecimento prévio. Elas baseiam-se em textos, gráficos, tabelas e charges.

Nesta parte, o que sintetiza o resumo de biologia no Enem, é o seguinte: biologia no seu dia a dia, ou seja, no cotidiano.

ATENÇÃO: São as questões mais fáceis, por isso você não pode errá-las, pois segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), elas valem mais pontos que as difíceis. E mais um detalhe: é comum entre as alternativas das questões, você encontrar afirmações biologicamente corretas, que, no entanto, não respondem corretamente ao que foi pedido.

2ª parte: Conteudista

Nesta é que realmente aparecem os conteúdos, são questões mais difíceis e por isso valem menos pontos. Mas se você escolheu um curso muito concorrido é exatamente acertar essas questões que fará a diferença entre a sua nota e a do concorrente.

Vamos aos principais conteúdos que podem ser cobrados neste Enem:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Resumo de biologia para o Enem – BIOMAS

Todos os anos este tema é cobrado, seja em biologia ou em geografia. Entender bem os biomas é considerado muito importante. Dentre eles, três são ainda mais importantes e se destacam. São eles: Mangue, Cerrado e Caatinga.

Escrevemos sobre a importância dos 6 maiores biomas brasileiros aqui. Veja os principais detalhes de cada um.

Estudem quais são as adaptações das plantas nesses biomas frente ao estresse que eles podem trazer. Por exemplo, seca, solo ácido e etc.

Problemas ambientais causados pelo lixo

Resumo de biologia no Enem – AQUECIMENTO GLOBAL

Ano passado foi cobrado o ciclo do nitrogênio, este ano pode ser que cobrem o ciclo do carbono relacionado aos impactos ambientais. Fique atento em relação à expansão de vetores. Doenças também são cobradas. Já houve questões de arboviroses, dengue e febre amarela dentre outras.

Questões de vestibular sobre meio ambiente

Resumo de biologia para o Enem – HERANÇA SANGUÍNEA

Genética também é uma queridinha, pertence ao dia a dia e sempre cai. Já a um tempo a herança sanguínia não é cobrada, por isso pode aparecer e pegar alguns alunos de surpresa. Não seja um deles.

Resumo de biologia no Enem – ORGANELA

Todos os anos há questões sobre organelas. Dentre todas, a mais cobrada é a mitocôndria e junto dela o cloroplasto. Estudem as principais funções e relacionem as duas com endossimbiose, que envolve questões evolutivas.

Resumo de biologia para o Enem – ECOLOGIA

Tinha alguma dúvida? Enquanto você faz a prova, você deve ir se tornando mais ecologicamente correto, ou ao menos é essa a intenção. Por isso, ecologia também é recorrente.

Com tempo, veja também as questões sobre a origem da vida

Gostou dessas dicas? Preparamos com muito carinho essas dicas com o que mais cai de biologia no Enem. E temos muitas outras dicas. Siga o Beduka no Facebook para não perder nada.

Veja também as dicas com

O Beduka é um buscador de faculdades. Você digita por um curso e encontra todas as faculdades da sua região e do Brasil com os valores das mensalidades, dos salários dos profissionais, distância, diferenciais, avaliações dos alunos e muito mais.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Segundo o TRI, as questões mais fáceis não seriam a de menor valor? A importância de não errar as questões fáceis é para que o TRI não identifique que você pode estar chutando as questões de nível mais elevado e assim diminuir sua nota.

    • Para o TRI, o principal é acertar as fáceis. O que não pode de jeito nenhum é errar uma fácil e acertar uma difícil. Eles vão achar que foi chute… 🙁