CursosFaculdades

Melhor faculdade de economia em Curitiba

Melhor faculdade de economia em CuritibaMelhor faculdade de economia em Curitiba
A formação em Economia permite realizar análises de mercado, identificando possíveis investimentos, oscilações em vendas, entre outras funções. Deseja fazer esse curso? Saiba quais são as melhores faculdades em Curitiba para esse curso.

Você gosta de lidar com números e está sempre informado sobre o mercado nacional e internacional? Descubra aqui qual é a melhor faculdade de economia em Curitiba, curso ideal para quem gosta de geografia e história, além de entender como a sociedade se desenvolve economicamente.

Escolher uma boa faculdade de economia é essencial para ser um profissional reconhecido. Com tantas opções no Brasil, às vezes pode surgir aquela dúvida: afinal, qual é a melhor faculdade de economia de Curitiba?

Sim, foi pensando em você que busca opções de graduação em economia na capital paranaense que preparamos um ranking com as melhores opções de faculdade de economia em Curitiba. Vamos conferir?

Mas antes disso vamos revelar alguns detalhes sobre a graduação em economia. Se ainda tem dúvidas, veja aqui o nosso texto que explica como escolher o curso certo.

Como é o curso de economia?

O objetivo da graduação é formar profissionais habilitados a compreender as maneiras como a sociedade utiliza os recursos no desenvolvimento de bens e serviços.

Ao estudar a relação do homem com os recursos naturais, terra, mão de obra e matérias primas, é possível minimizar momentos de escassez antes que problemas financeiros aconteçam.

O que vou estudar no curso de economia?

No curso de Ciências Econômicas, outro nome dado pelas instituições à graduação de economia, se estuda matemática. Mas há muito mais! Veja:

  • Ciência econômica
  • Matemática financeira
  • Estatística
  • História
  • Contabilidade
  • Políticas públicas
  • Economia internacional
  • Noções de direito
  • Economia política
  • Formação econômica do Brasil

Ao longo do curso, são realizados seminários, estudos de caso e outras atividades que têm a finalidade de mostrar na prática como usar os conceitos vistos em aula. Nos semestres finais, o trabalho de conclusão de curso é a forma de avaliar o desempenho do universitário.

Veja aqui como transformar fração em porcentagem e como transformar número decimal em fração.

Perfil do economista

O bom economista faz prognósticos por meio da análise de dados do mercado financeiro. Para isso, ele interpreta as correntes atuais do pensamento econômico e sua evolução no aspecto social do Brasil e do mundo.

Onde um graduado em economia pode trabalhar?

O mercado de trabalho para o economista é amplo! A globalização abriu novos acordos comerciais e fez com que a demanda por esse profissional aumentasse muito.

A formação em economia permite trabalhar em empresas privadas, públicas ou no terceiro setor.

Grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba são as cidades que concentram a maioria das ofertas de trabalho. Regiões industriais espalhadas pelo país também são boas empregadoras.

Entre as atividades que o economista pode realizar estão:

  • Avaliar a viabilidade econômica de um projeto
  • Orientar sobre finanças
  • Assessorar projetos agroindustriais
  • Elaborar estudos de mercado
  • Recalcular contratos
  • Criar projetos para obter financiamentos
  • Docência
  • Pesquisa

Comércio, serviços, ONGs e órgão públicos são os setores que precisam dos estudos do economista para resolver questões relacionadas à produção de bens e consumo.

Qual a melhor faculdade de economia em Curitiba?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar a qualidade das universidades públicas e privadas do Brasil. Usando a metodologia Conceito Preliminar de Curso (CPC), ele avalia cada faculdade em três dimensões para definir sua nota.

Veja agora as faculdades de economia em Curitiba com melhor pontuação segundo o MEC:

  1. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  2. FAE Centro Universitário (FAE)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – (PUCPR)
  4. Universidade Positivo 44
  5. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba – FARESC
  6. Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESPPR
  7. Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Para chegar a essa relação das sete melhores faculdades de economia em Curitiba, a equipe do MEC avaliou o corpo docente, a quantidade de mestres e doutores, as condições que cada instituição superior oferece ao aluno e o desempenho do universitário no ENADE.

Qual faculdade escolher?

Como você pode conferir, Curitiba oferece várias opções de faculdades de economia! Todas são bem-conceituadas pelo MEC e possuem professores qualificados e programa de disciplinas alinhado ao que é exigido pelo mercado de trabalho.

Sempre gostamos de reforçar que o conceito de melhor faculdade de economia em Curitiba é subjetivo. A melhor instituição para mim pode não ser a mesma para você. Isso envolve localização, custo da mensalidade em instituições pagas, dificuldade de ingresso nas universidades públicas e especializações, dentre outros fatores.

Aqui no Beduka já produzimos um texto explicando como saber qual profissão escolher e também detalhamos as profissões mais perigosas do Brasil.

O Beduka surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de faculdades e cursos, privados e públicos, reconhecidos pelo MEC. Por meio de uma pesquisa rápida é possível descobrir os endereços, valores das mensalidades das universidades pagas, avaliações outros detalhes de cada curso/ instituição.

Além de entender qual é a melhor faculdade de economia em Curitiba, você pode aproveitar para descobrir como é calculada a nota do ENEM, como fazer uma boa redação para o vestibular e o que é crônica. Veja também:

Você sempre encontrará diversos conteúdos interessantes aqui no blog do Beduka, como foi o caso deste texto sobre a melhor faculdade de economia em Curitiba. Se quiser acompanhar as nossas atualizações, siga agora a nossa página no Facebook. Confira!.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador