CursosFaculdades

Conheça as 10 Melhores Faculdades de Economia do Brasil (e os 10 maiores Economistas)

ESSAS-SÃO-AS-8-MELHORES-FACULDADES-DE-ECONOMIA-DO-BRASILMelhores faculdades de Economia do Brasil
Cronograma do que estudar

O Brasil possui notáveis faculdades de Economia que formaram líderes e pessoas muito influente no país. Veja os Estados onde são ofertados as melhores faculdades de Economia e conheça os 10 Maiores Economistas do Brasil.

Vai fazer essa graduação e está à procura de lugar que ofereça as melhores condições de estudo?

Se a resposta para essa pergunta é sim, continue lendo o artigo e descubra quais são as melhores faculdades de economia do Brasil.

Como saber quais as melhores faculdades de Economia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de conomia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019).

Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica (42 pontos)
  • Qualidade do ensino (32 pontos)
  • Internacionalização (4 pontos)
  • Mercado de trabalho (18 pontos)
  • Inovação (4 pontos)

Melhores faculdades de Economia do Brasil

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3. Escola de Economia de São Paulo (FGV)
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  8. Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV-Rio)
  9. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país.  Em 2015. a THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento.

A USP oferece um curso de Economia atualizado, que visa o aprofundamento teórico e a aplicação de conceitos e métodos para analisar fenômenos que compõem o objeto da prática cotidiana do Economista.

O curso está baseado em quatro pilares: Microeconomia, Macroeconomia, História Econômica e Econometria.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo, Ribeirão Preto e Piracicaba.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

O curso de Ciências Econômicas da Unicamp propõe uma formação ampla, oferecendo tanto os instrumentais teóricos para a compreensão da realidade econômica, como os instrumentais práticos de atuação do profissional na área de Economia.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Escola de Economia de São Paulo (FGV)

Fundada em 1954, é um centro de excelência na geração e transmissão do saber econômico. O principal objetivo da instituição é desenvolver um ambiente de aprendizagem e de debate público orientado pelo interesse nacional.

 O curso de Economia da FGV oferece ao aluno formação sólida e plural, com forte ênfase quantitativa. Com um ambiente de aprendizagem  moderno, inovador e dinâmico, o curso busca a excelência e o reconhecimento do mérito acadêmico.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de graduação em Ciências Econômicas oferece disciplinas  que abrangem teoria econômica – como microeconomia, macroeconomia, economia política -, história econômica e história do pensamento econômico, além de uma sólida base em métodos quantitativos.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Economia da UFRJ prepara profissionais para atuarem em empresas privadas, em organismos estatais e em órgãos de classe, desenvolvendo atividades no âmbito da produção direta, da gestão da economia e da política econômica.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Cronograma de estudos

6ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo e com um campus em Sorocaba. Em 2018, foi considerada pelo QS World University Rankings como a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP oferece um ensino plural, desenvolvendo no estudante espírito crítico e capacidade para compreender o funcionamento da economia em toda a sua complexidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Economia da UFRGS forma profissionais capazes de desenvolver análise econômica conjuntural e estrutural, de âmbito regional, nacional e internacional.

O economista pode atuar na economia da empresa e no planejamento estratégico, bem como em assessoria autônoma ou vinculada a empresas privadas ou públicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV-Rio)

Fundada em 1961, é uma instituição de ensino superior privada localizada no Rio de Janeiro. A faculdade, vinculada ao Instituto Getúlio Vargas, oferece graduação e pós-graduação na área de Economia.

O curso de Ciências Econômicas da FGV-Rio tem entre seus objetivos incentivar o aluno a exercitar a independência de pensamento, criatividade e capacidade crítica, o que exige uma formação acadêmica ampla, compreendendo o ensino de métodos quantitativos, teoria econômica e as ciências humanas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

O curso de Ciências Econômicas da UFPR tem como objetivo fornecer uma sólida formação teórica, histórica e instrumental no campo da Economia, além de propiciar, através do instrumental teórico adequado, a obtenção dos conhecimentos necessários para a interpretação crítica e objetiva da realidade social e econômica.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada. É reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina.

O Times Higher Education, um dos institutos que avaliam as universidades a nível global, classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral.

O curso de Economia da PUC-Rio oferece sólida e diversificada formação, combinando história, matemática, estatística, econometria e teoria econômica e busca desenvolver a capacidade para lidar com problemas que requeiram decisões envolvendo risco, escolhas intertemporais e situações em que o comportamento estratégico seja fundamental.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Quais são os 10 maiores Economistas do Brasil?

  • Mário Henrique Simonsen (FGV)
  • Celso Furtado (UFRJ)
  • Eugênio Gudin (UFRJ)
  • Ricardo Paes de Barros (IMPA)
  • Marcelo Medeiros (PUC Rio)
  • Pedro Malan (PUC Rio)
  • Winston Fritsch (UFRJ)
  • Joaquim Levy (UFRJ)
  • Armando Castelar (FGV)
  • João Manoel Pinho de Mello (PUC Rio)

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Economia do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.