Geografia

Qual a importância dos biomas brasileiros? Onde eles estão? Como preservá-los?

importância dos biomas brasileirosImportância dos Biomas Brasileiros
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os 6 principais biomas brasileiros têm uma importância muito grande, pois são fonte de vida, já que são conjuntos de ecossistemas ricos em biodiversidade. A alimentação humana, a matéria prima e o equilíbrio natural são importantes resultados da preservação dos biomas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Mais abaixo confira os links para artigos completos sobre todos os biomas principais, com detalhes específicos de cada um, como RELEVO, FAUNA, FLORA, CLIMA, e muito mais.

Essa temática é recorrente nas provas do Enem! Costumam aparecer questões deste conteúdo tanto em geografia quanto em biologia, por isso se prepare. Use o Simulado do Enem do Beduka. É gratuito, você treina quantas vezes quiser e escolhe as áreas do conhecimento que quer focar.

Para se organizar, também temos um plano de estudos gratuito!

O que é um bioma?

Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em determinado espaço, podendo variar de tamanho.

De forma geral, podemos definir bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais.

Qual é a diferença entre bioma e ecossistema?

Os ecossistemas são comunidades de seres vivos que se desenvolvem no mesmo habitat. Leva-se em consideração os elementos biológicos, físicos e químicos. Por exemplo, num ecossistema há água, minerais, luz solar, gases, microrganismos, etc.

Logo, há fatores bióticos (seres vivos) e fatores abióticos (componentes naturais). Pode haver um ecossistema na casca de uma árvore, num manguezal, numa certa região do mar, etc. Outros são maiores de serem percebidos, como lagoas, savanas, bosques…

Os biomas não são um ecossistema, mas reúnem em si centenas deles. Os biomas tem uma grande abrangência geográfica, se estendendo por vários quilômetros, muitas vezes atravessando estados brasileiros.

A vegetação de um bioma tem maior uniformidade, ainda que seja grande a variação da fauna e da flora. A principal característica do bioma é sua biodiversidade, ou seja, a variação de animais e de plantas se desenvolvendo em seu interior.

Qual é a importância dos biomas brasileiros?

A vida humana depende da manutenção dos biomas. Quer algo mais importante do que isso? Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais.

Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provêm deles.

Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo, deve haver inclusive equilíbrio entre eles.

Em cada um a fauna e a flora são específicas e são definidas pelas condições físicas, climáticas, geográficas e litológicas (das rochas). Ou seja, cada bioma tem uma diversidade biológica própria, mas em interação.

Segundo o geógrafo Gerson de Freitas Junior, que é um especialista em biomas:

“Mesmo que estejamos à grande distância da Amazônia, por exemplo, as chuvas que são formadas nesse bioma trazem muitos benefícios à qualidade de vida de populações que habitam áreas localizadas em outros biomas.”

Os biomas são importantes porque são onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu sustento. Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.

A triste realidade é que ao longo da história, vemos um verdadeiro caos ecológico.

Antes ainda de falarmos sobre os problemas ambientais, há ainda um outro motivo para responder o porquê dos biomas serem importantes. Trata-se da relação do ser humano com a natureza. A lógica é simples. A relação do bioma com a saúde humana é vital. É um tipo de terapia onde as pessoas, conectam-se com a energia da natureza, se “recarregam” e se desestressam.

Não se trata de algo místico, mas de processos terapêuticos. Afinal, há mais turistas saindo das cidades e indo para ambientes naturais em busca de descanso do que o contrário.

Como preservar os biomas brasileiros?

Os biomas são fontes importantes de agricultura, mas para evitar o extrativismo é fundamental que a agricultura seja regenerativa, aquela que não só tira, mas também repõe os recursos naturais. Tem-se que incentivar o uso do solo como meio de produção, mas com cuidado para não esgotá-lo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

São inúmeros alimentos e matérias primas catalogados, cuja fonte está nos ecossistemas dos 6 grandes biomas brasileiros.

É interessante fomentar projetos sustentáveis da agricultura familiar: certificação de produção orgânica e trabalho com ervas medicinais, por exemplo.

Estamos vendo o que é ideal, mas o desmatamento, poluição dos solos e dos recursos hídricos, estão entre as principais ameaças aos biomas brasileiros, tanto terrestres quanto marinhos.

O homem influencia o meio ambiente com sua ação constantemente. “Estamos em um momento onde causamos, a longo prazo, o comprometimento da nossa própria existência. É isso que as pessoas precisam entender”, segundo o professor do departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Francisco Rossetti.

Quais são os 6 biomas brasileiros com mais importância?

Esses são os 6 principais biomas do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Mapa do Brasil com os 6 tipos de biomas brasileiros

Onde estão localizados cada um dos biomas?

  • A Amazônia está localizada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Mas também está presente na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Mesmo estando em vários países, 60% está em território brasileiro.

A Amazônia se estende, no Brasil, pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

  • A Caatinga está localizada na região Nordeste do Brasil, se estendendo pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.
  • O Cerrado está localizado na região Centro-Oeste do Brasil (Planalto central) e também em parte da região Sul, se estendendo pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia.
  • A Mata Atlântica está localizada nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Acompanha todo o litoral brasileiro indo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte e também atravessava o Brasil até chegar à Argentina e ao Paraguai, no entanto, trata-se do bioma que mais foi desmatado.

OBS: 15% do território brasileiro era ocupado pela Mata Atlântica originalmente e ela se estendia por 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, e Piauí.

  • O Pampa está localizado na região Sul do Brasil, estendendo-se por metade do estado do Rio Grande do Sul. Ele continua se estendendo pela Argentina e pelo Uruguai.
  • O Pantanal está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, estendendo-se pelo Mato Grosso e pelo Mato Grosso do Sul.

Algumas características dos principais biomas:

Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical do mundo. As árvores são de grande porte com folhas grandes e largas, bem próximas uma das outras. Por isso recebe o nome de floresta fechada. O clima é quente e húmido. (veja mais características da Floresta Amazônica)

Caatinga: Pertence ao sertão nordestino. O clima é semiárido, a vegetação é composta de arbustos de porte médio, cujos galhos são retorcidos e ressequidos. Encontra-se ervas e cactos.(Veja mais características da Caatinga)

Cerrado: A vegetação é de gramíneas, arbustos e árvores com galhos retorcidos. As plantas do cerrado possuem longas raízes que vão fundo na terra em busca de água e nutrientes. (Veja mais características do Cerrado)

Mata Atlântica: Este foi o bioma mais afetado, pois como existia no litoral, que foi desmatado, hoje resta dele somente 7% do que era. É também uma floresta fechada com árvores de porte médio e alto. (Veja mais características da Mata Atlântica)

Pampa: Sua vegetação é basicamente formada por gramíneas e por espécies de pequeno porte.Trata-se de uma enorme região plana. Nele predominam a lavoura e a pecuária extensiva e o clima é subtropical frio. (Veja mais características do Pampa)

Pantanal: É comum que no período de chuvas algumas regiões do pantanal fiquem alagadas. Há presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões inundadas há árvores de floresta tropical. (Veja mais características do Pantanal)

Isso ajuda a entender a importância dos biomas brasileiros? Não se esqueça de que temos um artigo específico para cada um deles, muito completo com informações da fauna, flora, relevo, clima e muito mais.

Agora que você já sabe um pouco mais da importância dos biomas brasileiros, que tal se aprofundar em outros assuntos:

Aprenda muito mais com o Beduka

Faça simulados para o ENEM e leia muitas matérias com dicas para os vestibulares no nosso blog. Também falamos sobre as profissões, sobre os cursos universitários e muito mais. Além de falar da importância dos biomas brasileiros, temos também os temas mais cobrados de cada matéria do ENEM.

Saiba no nosso site a nota de corte do SISU e do PROUNI para cada curso em cada faculdade de uma forma super fácil! Acesse Beduka.com

Temos um canal no YouTube com vários profissionais explicando como é viver a profissão escolhida no dia a dia e ainda dizendo como está o mercado.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.