Geografia

O que é o manguezal? O que é o mangue? Resumo com as principais características

O que é o manguezal?O que é o manguezal?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Definição: Manguezal é uma zona úmida que pode ser definida como um ecossistema costeiro. O manguezal está na transição entre os ambientes terrestre e marinho. É um ecossistema característico de regiões tropicais e subtropicais.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

O manguezal é um ecossistema costeiro, presente principalmente nas costas dos oceanos Atlântico e Pacífico. É um local de transição entre os ambientes terrestre e marinho, por isso estão nas regiões tropicais e subtropicais, nos ambientes inundados por marés. Saiba mais sobre o que é o manguezal neste artigo completo!

Eles são de zonas úmidas, onde há formação de bancos de lama, pântanos e também solo arenoso sem cobertura vegetal, sendo por isso um ecótono (zona de transição).

Por exemplo:

Enseadas, barras, desembocaduras de rios (deltas), estuários, lagoas costeiras (lagunas), margens de baías, enfim, locais de encontro dos rios com reentrâncias do mar.

Esses locais costumam ter a mistura da água salgada do mar, com a doce dos rios, são ambientes salobros.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O que é o mangue?

Não confunda o que é o manguezal com o que é o mangue.

Mangues são as plantas, espécies de árvores, que se desenvolvem na paisagem dos manguezais, seu habitat natural.

A vegetação varia muito, porque é um ambiente comum em muitas regiões diferentes. Muitos fatores influenciam os estudos, dentre eles os destaques são três:

  • salinidade
  • pH
  • teor de matéria orgânica

Entenda a importância dos biomas brasileiros neste artigo.

O que é o manguezal? Tipos de mangue no Brasil

tipos de mangue no Brasil

Agora veremos o que é o manguezal no Brasil.

Na costa brasileira as maiores extensões de manguezais são encontradas entre a desembocadura do rio Oiapoque e o Golfão Maranhense, originando uma barreira entre o mar, os campos alagados e a terra firme.

15% dos manguezais que existem no mundo estão no solo do Brasil. No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior.

Porém, muitos portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras foram desenvolvidos em área de manguezal.

Quais são os tipos de mangues?

Para saber o que é o manguezal, você precisa conhecer as três espécies fundamentais de mangues, principalmente as espalhadas pelo litoral brasileiro:

  • Mangue vermelho (Rhizophora mangle): Possui raiz que sai de várias alturas do caule (raízes aéreas) e utilizam o solo para conseguirem uma melhor sustentação;
  • Mangue preto ou Seriba (Avicennia schaueriana): Possui ramificações verticais que servem para recolher oxigênio do ar, e se desenvolvem em maior número;
  • Mangue branco (Laguncularia racemosa): Encontrado nos terrenos mais altos e de solo mais firme. É semelhante ao mangue preto, porém, se desenvolve em menor quantidade.

A espécie Laguncularia racemosa, merece destaque por ser a única espécie típica de mangue encontrada no Arquipélago de Fernando Noronha, no único manguezal na Baía do Sueste.

Fauna e flora no manguezal (a biodiversidade no manguezal)

Como eles são ambientes com pouca oxigenação, a biodiversidade nesses ecossistemas também é baixa.

Ressalte-se também que o solo é úmido, lodoso e muito instável, há alta concentração de sal, afinal a água do mar se faz presente, na maioria dos mangues. Apesar disso é um solo rico em nutrientes.

Se te perguntarem na prova o que é o manguezal, isso tem que estar na ponta da língua.

O odor costuma ser forte e característico, pois há muitas espécies em decomposição nos manguezais. Essa matéria (fontes de proteína animal de alto valor nutricional) é alimento, estando na base da cadeia alimentar. Muitos peixes e crustáceos (como o caranguejo) se alimentam dela.

As adaptações das raízes dos mangues

O manguezal é um ambiente com características estressantes, por isso os mangues têm de se adaptar para conseguirem sobreviver.

Como o solo é pobre em oxigênio as raízes saem da terra, por isso são chamadas aéreas, pois precisam captar O2. Elas, principalmente nos mangues brancos e pretos, emergem para a superfície.

Ainda que haja maré cheia e o volume de água aumente, parte das raízes fica exposta para realizar a troca de ar. São raízes pneumatóforas.

Ao estudar o que é o manguezal, nos deparamos com algumas especificidades do mangue vermelho.

Nele, há expansões do caule ao invés de ser das raízes. Eles são cheios de buracos chamados lenticelas e a troca de ar acontece neles.

O mangue vermelho é o mais comum onde há inundação, já que suas raízes servem de escora, com muitos ramos saindo do caule e se fixando no solo, ajudando o mangue vermelho a permanecer de pé, sem tombar para algum dos lados. Essas são as raízes halófilas.

Além disso, as árvores do manguezal possuem folhas com glândulas que são responsáveis por eliminar o excesso de sal. São plantas halófitas.

Você sabia que tudo isso era necessário para responder bem à pergunta: o que é o manguezal? Pois é, e ainda tem muito mais.

Sobre a viviparidade nos manguezais

Essa é uma característica dos mangues que precisam sobreviver em ambiente aquático.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

As sementes germinam fixadas à planta mãe. Somente são liberadas quando se tornam um propágulo, ou seja, uma semente que acumulou uma enorme quantidade de nutrientes. Com toda essa reserva, ela é capaz de se desgrudar da planta mãe e sobreviver até encontrar um local ideal para sua nova fixação.

Como é a fauna no manguezal?

A fauna no manguezal é diversificada, com vários nichos ecológicos. É possível encontrar:

  • anelídeos
  • moluscos
  • crustáceos (camarões, caranguejos)
  • aracnídeos
  • insetos
  • anfíbios
  • répteis
  • aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.)
  • mamíferos

Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.

Nele encontramos representantes de todos os elos da cadeia alimentar, tamanha a riqueza biológica.

Porque o manguezal é considerado berçário natural?

Por apresentar condições ideais para o desenvolvimento de muitas espécies, principalmente de crustáceos e peixes, é considerado um berçário da natureza. Essas espécies juntas ajudam a formar o que é o manguezal.

Aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico. Por isso o manguezal é um berçário natural (ou berçário dos oceanos).

O manguezal também é uma proteção na linha costeira contra as erosões e uma fonte de renda para as pessoas da região.

São áreas de preservação permanente, mas há ainda muitos que os destroem com poluição advinda da expansão urbana e industrial desregulada.

Qual é a importância dos manguezais?

Os manguezais são muito importantes como exportadores de matéria orgânica para os estuários. São ecossistemas entre os mais férteis do planeta.

Ao estudar o que é o manguezal, nos deparamos também com a sua importância econômica.

As comunidades pesqueiras do entorno do mangue retiram de lá a maior parte do seu alimento. Não só alimento, mas também a madeira dos mangues que se torna matéria prima para suas casas e jangadas.

As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. Constituem ainda importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas.

Os manguezais também servem para amortecer o impacto das marés e para conter os sedimentos trazidos pelos rios, evitando assim o assoreamento das praias.

Eles são aproveitados economicamente para a extração do tanino, da madeira usada em construções (caibros) e também na pesca de caranguejos.

Precisa de um resumo de biologia para o ENEM? Saiba o que mais cai na prova.

Tem resumo de química também. Acesse o artigo.

Problemas ambientais nos manguezais

Principais Impactos que alteram propriedades físicas, químicas e biológicas dos manguezais:

  1. Aterro e desmatamento
  2. Queimadas
  3. Dragagens
  4. Construções de marinas
  5. Aterro de manguezais para dar lugar a portos, estradas, agricultura, carcinicultura estuarina (criação de camarões), invasões urbanas e industriais
  6. Derramamento de petróleo
  7. Lançamento de esgotos, lixo, poluentes industriais, agrotóxicos
  8. Pesca predatória, onde é muito comum a captura do caranguejo-ucá durante a época de reprodução, ou seja, nas “andadas”, quando torna-se presa fácil
  9. Fragmentação deste habitat para conversão destas áreas em carcinicultura
  10. Ocupações humanas não reguladas
  11. Destruição do mangue para criação de áreas destinadas ao turismo

É preciso conhecer o que é o manguezal e respeitar seus ciclos naturais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível.

Modo sustentável de exploração dos manguezais

  1. Pesca esportiva ou de subsistência
  2. Utilização das madeiras com reflorestação
  3. Cultivo de ostras e organismos aquáticos em geral
  4. Cultivo de plantas ornamentais como orquídeas e bromélias
  5. Criação de abelhas
  6. Atividades turísticas e de pesquisa científica, com respeito aos ciclos naturais

Curiosidades

  1. Tabatingas são panelas feitas com o barro proveniente dos manguezais.
  2. Três quartos de todos os peixes tropicais nascem lá.
  3. Os recifes de corais dependem deles para filtrar sedimentos.
  4. Manguezais estão entre os mais importantes ecossistemas do planeta.

Conclusão

Lendo este artigo que explica o que é o manguezal, percebemos que ele é uma floresta muito especial que vive acima e abaixo da água, na beira do oceano. Um lugar onde as mais delicadas criaturas encontram segurança e refúgio.

O manguezal é onde o oceano mais adentra, quando certas espécies estão ainda muito pequenas para ir para o mar. Eles protegem a costa contra a erosão e a tsunami melhor do que qualquer coisa feita pelo homem.

O Beduka te conecta à faculdade

Saber o que é um manguezal é muito importante, mas o Beduka quer te ajudar ainda em outra coisa.

Você pensa em fazer um curso universitário? Eles também são muito importantes, visto que quem tem uma graduação em geral tem mais facilidade em conseguir emprego e ganhar melhor.

O Beduka pode te ajudar a conseguir um diploma com um desconto muito bom nas mensalidades.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode garantir uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de ciências econômicas, saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários

  • Muito esclarecedor! Voltei a estudar, e essa matéria me foi solicitada. É aí que percebo que vivo num mundo onde piso, já fazem 60 décadas e meia, e nada sei dele!
    Só tenho a agradecer! Bençãos para essa casa!

  • “O odor costuma ser desagradável, pois há muitas espécies em decomposição nos manguezais”

    Essa afirmação não é verdadeira , o manguezal quando preservado tem um cheiro agradabilíssimo, a ciclagem de nutrientes é rápida e as marés proporcionam uma limpeza adicional, o cheiro é completamente diferente de manguezais antropizados, vide manguezal de santa cruz cabrália na desembocadura do rio joão de tiba, um manguezal saudável de odor magnífico.