Geografia

Exercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil com GABARITO

Exercícios_sobre_Problemas_Ambientais_do-BrasilExercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os problemas ambientais do Brasil têm principalmente a ver com poluição: poluição da água, do solo, do ar e do ambiente como um todo devido a má administração dos depósitos de lixo. O país também sofre com desperdício de alimentos e recursos naturais. Nesse artigo você fará alguns exercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil. 

Para uma melhor compreensão da matéria você pode fazer o Simulado Beduka e filtrar as questões pelas matérias que você mais tem dificuldade. 

Principais Problemas Ambientais do Brasil

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Vamos falar sobre cada um deles separadamente para que você faça os exercícios sobre problemas ambientais do Brasil. 

Para complementar, sugerimos que leia o nosso texto de questões sobre problemas ambientais globais. Dito isso, os problemas ambientais do Brasil são:

Queimadas

Problema Ambiental: Queimada
Problema Ambiental: Queimada

Começando por um tema muito evidente nos últimos tempos. As queimadas podem ou não ser causadas pela ação humana. Elas são utilizadas como uma técnica da agropecuária para limpar uma área, renovar pastagens, facilitar a colheita. A cana-de-açúcar é um exemplo de produto que tem a sua colheita facilitada por essa técnica inclusive.

As queimadas prejudicam bastante o meio ambiente porque liberam vários gases (principalmente o gás carbônico) que está associado à intensificação do efeito estufa

Desmatamentos

Problema Ambiental: Desmatamento
Problema Ambiental: Desmatamento

Desmatar consiste no ato de retirar parcial ou totalmente a vegetação de alguma área. As finalidades mais comuns dessa prática são explorar a madeira, ampliar plantações e cidades, construir estradas e criar gado. 

É importante destacar que o desmatamento é uma atividade importante para a humanidade, lembre-se que onde é a sua casa hoje, no passado foi uma floresta. O problema de verdade está em desmatar demais e replantar de menos. 

As consequências para o meio ambiente (e por consequência para todos os seres que dependem dele incluindo os humanos) dessa atividade de forma descontrolada são:

  • alterações climáticas
  • erosões e perda da fertilidade do solo
  • destruição de habitats  
  • perda de biodiversidade. 

Assoreamento

Problema Ambiental: Assoreamento
Problema Ambiental: Assoreamento

Assoreamento se trata do acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos que dificulta a passagem da água dos rios. Ele é causado justamente pelo desmatamento, erosão de encostas e degradação da mata ciliar (vegetação que fica à margem de corpos d’água). 

A consequência direta é a redução da velocidade da correnteza e a partir daí vêm efeitos indiretos. Com a redução da velocidade a profundeza dos rios diminui e água fica mais densa. Com isso, fica mais difícil para a luz solar chegar ao fundo do rio e as plantas não conseguem fazer fotossíntese, provocando o desequilíbrio do ecossistema.    

Poluição da água

Problema Ambiental: Poluição da água
Problema Ambiental: Poluição da água

A poluição atribui alterações na composição físico-química da água e isso causa riscos à vida de todos o seres vivos (incluindo humanos). Ela também prejudica atividades como turismo e agricultura

A poluição pode ser natural (como em tempestades de areia por exemplo) ou por causa da ação humana, seja jogando lixo ou derramando produtos químicos e resíduos na água. Várias espécies morrem por causa da poluição por inúmeros motivos. Seres humanos podem ser intoxicados por água contaminada, por exemplo.

Poluição do Solo

Problema Ambiental: Poluição do solo
Problema Ambiental: Poluição do solo

Assim como a da água, a poluição do solo provoca alterações bioquímicas e/ou físico-químicas na superfície e isso pode afetar negativamente tanto humanos quanto outras espécies. As causas desse problema podem ser minerações, atividades industriais, agricultura e agropecuária, além de descarte inadequado de esgoto e lixo

As consequências desses atos são principalmente redução da fertilidade do solo, alimentos contaminados e problemas de saúde pública. 

Poluição Atmosférica

Problema Ambiental: Poluição atmosférica
Problema Ambiental: Poluição atmosférica

Também conhecida como poluição do ar, a poluição atmosférica pode levar a graves danos à saúde dos seres vivos por provocar mudanças nas características do ar. Ela pode ocorrer naturalmente devido a atividade vulcânica, mas também devido à ação humana por queimadas e atividades industriais movidas a combustíveis fósseis. 

A contaminação atmosférica pode provocar sérios problemas ao sistema respiratório. As impurezas podem irritar as mucosas aumentando casos de asma e até elevando o número de casos de câncer.   

Como resolver os problemas ambientais do Brasil?

Para terminarmos o texto mais pra cima antes dos exercícios sobre problemas ambientais do Brasil, vamos ver algumas formas de resolvê-los:

  • Reflorestar;
  • Preservar a vegetação nativa;
  • Realizar queimadas controladas;
  • Proteger as nascentes;
  • Aumentar a utilização de energias renováveis;
  • Reduzir o uso de combustíveis fósseis;
  • Manter veículos regulados e, sempre que possível, preferir o transporte público, bicicletas, patins ou andar a pé;
  • Economizar energia elétrica;
  • Reduzir o desperdício de água;
  • Separar o lixo;
  • Reutilizar, reaproveitar e reciclar o que for possível;
  • Evitar produtos descartáveis;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Reduzir o consumo;
  • Denunciar empresas que agridem o meio ambiente;
  • Cobrar a criação de políticas públicas ambientais eficientes.

Exercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil

Muito bem, se você leu até aqui, então chegou a hora de fazer os exercícios sobre os problemas ambientais do Brasil. Quando terminar baixe nosso Plano de Estudos. Ele vai te colocar mais próximo da nota 1000. Obrigado e boa sorte. 

1-(UNINOEST) Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:

I. Destruição da biodiversidade.

II. Erosão e empobrecimento dos solos.

III. Enchentes e assoreamento dos rios.

IV. Desertificação.

V. Proliferação de pragas e doenças.

Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento:

a) Apenas I

b) Apenas V

c) Apenas III, IV e V

d) Apenas I, II, III e V

e) I, II, III, IV e V

2-(UNESP) Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocados pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.

(J. Laurence, Biologia.)

O contido no texto justifica-se, uma vez que:

a) a reciclagem da matéria orgânica no solo amazônico é muito lenta e necessita do sombreamento da floresta para ocorrer.

b) o solo da Amazônia é pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pela água da chuva.

c) as queimadas, além de destruírem os animais e as plantas, destroem, também, a fertilidade do solo amazônico, originalmente rico em nutrientes e minerais.

d) mesmo com a elevada fertilidade do solo amazônico, próprio para a prática agrícola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amazônia, sua biodiversidade.

e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3-(UFPB-2010)

A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

4-(ENEM/2011) O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

5-(UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos. 

Respostas dos Exercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil

Exercício resolvido da questão 1 –

e) I, II, III, IV e V

Exercício resolvido da questão 2 –

e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

Exercício resolvido da questão 4 –

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Problemas Ambientais do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.