Geografia

As 10 Melhores Questões sobre Problemas Ambientais com gabarito

QUESTÕES-SOBRE-PROBLEMAS-AMBIENTAISQuestões sobre Problemas Ambientais
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os problemas ambientais afetam todo o nosso planeta, causando consequências graves na fauna, flora, solo, águas, ar, entre outros. A maioria dos problemas ambientais são causados por práticas humanas e em áreas urbanas. Leia o resumo e faça as questões sobre problemas ambientais.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Dentro da Geografia, os problemas ambientais são frequentemente discutidos, pois são de grande importância – principalmente na atualidade e na preservação ambiental. A prova do Enem costuma cobrar, na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, questões que abordam as causas, consequências e outras características dos problemas ambientais.

Quais são os principais problemas ambientais?

Antes de fazer as questões sobre problemas ambientais, leia o nosso artigo para relembrar a matéria e tirar as dúvidas. Temos um plano de estudos que te ajuda a se organizar na hora de estudar.

Para responder os exercícios, é necessário saber quais são os principais problemas ambientais:

  1. Poluição do ar: gerada por queima de combustíveis fósseis, gases poluentes e outros gases industriais.
  2. Poluição de rios, mares, lagos, oceanos e outras águas: provocada pelo descarte de esgotos e lixos em lugares inadequados e acidentes ambientais, como o vazamento de petróleo, por exemplo.
  3. Poluição do solo: gerada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos) e pelo descarte incorreto de lixo.
  4. Queimadas: geradas pela ampliação de áreas para pasto ou agricultura, queimando matas e florestas, que também geram poluição.
  5. Desmatamento: de árvores para comercialização.
  6. Esgotamento do solo: ausência de fertilidade para a agricultura.
  7. Extinção e diminuição das espécies: causada pela caça predatória e destruição de ecossistemas.
  8. Ausência de água para consumo: causada pelo desperdício e uso irracional dessa fonte natural, ou pela contaminação e poluição dos recursos hídricos.
  9. Contaminação do solo: causada por acidentes nucleares, como o que ocorreu em Chernobyl, em 1986.
  10. Aquecimento Global: gerado pela alta emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
  11. Diminuição da camada de ozônio: que tem como principal causa a emissão de gases poluentes, como o CFC.

Você sabe quais são os principais rios brasileiros? Leia o nosso artigo completo!

Principais problemas ambientais urbanos

Faça os exercícios sobre Química Ambiental para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

A preocupação diante dos problemas ambientais está aumentando cada vez mais, principalmente nos centros urbanos. O crescimento demográfico das cidades, juntamente com a falta de ordenamento territorial e planejamento estrutural, gera graves consequências ambientais.

A revolução industrial do século XVIII aumentou a produtividade e a industrialização das sociedades. Dessa forma, houve uma mudança populacional, pois as pessoas começaram a sair do campo e ir para as cidades. Consequentemente, algumas sociedades não conseguiram se adaptar às mudanças, o que fez a infraestrutura ser insuficiente diante do crescimento populacional. 

A falta de adaptação das cidades fez com que novos problemas ambientais surgissem e se desenvolvessem até os dias atuais. Isso aconteceu devido ao crescimento acelerado das cidades e à ausência de planejamento público. Os principais problemas ambientais urbanos são:

  • Enchentes;
  • Lixos urbanos;
  • Poluição do ar;
  • Poluição sonora;
  • Despejo de esgoto sanitário nos rios;
  • Emissão de gases;
  • Desmoronamentos.

Por isso, é necessário que os recursos naturais sejam preservados e ações ecologicamente corretas sejam praticadas.

Agora teste os seus conhecimentos respondendo os exercícios sobre problemas ambientais.

Exercícios sobre Problemas Ambientais

Questão 1 – (UNINOEST) – Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:

I. Destruição da biodiversidade.

II. Erosão e empobrecimento dos solos.

III. Enchentes e assoreamento dos rios.

IV. Desertificação.

V. Proliferação de pragas e doenças.

Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento:

a) Apenas I

b) Apenas V

c) Apenas III, IV e V

d) Apenas I, II, III e V

e) I, II, III, IV e V

Questão 2 – (UNESP) – Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocados pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.

(J. Laurence, Biologia.)

O contido no texto justifica-se, uma vez que:

a) a reciclagem da matéria orgânica no solo amazônico é muito lenta e necessita do sombreamento da floresta para ocorrer.

b) o solo da Amazônia é pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pela água da chuva.

c) as queimadas, além de destruírem os animais e as plantas, destroem, também, a fertilidade do solo amazônico, originalmente rico em nutrientes e minerais.

d) mesmo com a elevada fertilidade do solo amazônico, próprio para a prática agrícola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amazônia, sua biodiversidade.

e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Questão 3 – (UFPB-2010) – A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

Questão 4 – (Mackenzie-SP) – Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases-estufa;

II. destruição da camada de ozônio;

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas;

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.

Questão 5 – (UEFS) – Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você já fez metade dos exercícios sobre problemas ambientais. Continue com o bom trabalho!

Questão 6 – FGV – 2015 – TJ-RO – O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera radicalmente as características ecológicas, tais como a vegetação, solos, ciclos de nutrientes e diversidade de espécies. Padrões míopes de uso da floresta úmida têm levantado preocupações amplamente compartilhadas. É importante examinar algumas dessas preocupações, incluindo alguns desses equívocos populares a respeito das consequências ambientais, para que se possa avaliar a agricultura pioneira em termos de seu custo ambiental e chances de sustentabilidade a longo pra o.” (FEARNSIDE, Philip. A floresta úmida tropical como um ecossistema.Disponível em http://philip.inpa.gov.br/)

Um dos problemas ambientais decorrentes das alterações sobre o ambiente natural em destaque é:

a) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira; 

b) maior formação dos rios voadores, responsáveis por chuvas no centro-sul brasileiro;

c) o aumento da erosão superficial decorrente da redução do processo de lixiviação do solo;

d) a maior atuação da massa tropical continental sobre a região, aumentando as estiagens;

e) a redução da amplitude térmica anual, com maior ocorrência do fenômeno da friagem.

Questão 7 – EDUCA – 2016 – Prefeitura de Maturéia – PB – O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência do desmatamento, entre os quais, podemos mencionar, EXCETO: 

a) Expansão agropecuária. 

b) Atividade mineradora. 

c) Maior demanda por recursos naturais. 

d) Êxodo rural. 

e) Aumento das queimadas.

Questão 8 – FUNCAB – 2014 – PRODAM-AM – Usinas de geração hidroelétrica podem causar problemas ambientais como:

a) emissão de CO₂ .

b) permitir o controle de inundações.

c) permitir que os rios se tornem navegáveis.

d) perda de um sistema natural de drenagem. 

e) dependência de fatores climáticos.

Questão 9 – AMAUC – 2017 – FCEP – A gestão dos resíduos sólidos (lixo) é um dos maiores problemas ambientais do mundo. Assinale abaixo a opção incorreta em relação ao manuseio adequado dos resíduos sólidos. 

a) utilização de composteira para transformar o lixo orgânico em adubo; 

b) separar os recicláveis dos orgânicos e rejeitos; 

c) instalação de aterros sanitários;

d) manutenção dos lixões a céu aberto; 

e) encontrar formas de reutilizar embalagens, dando novas utilidades aos resíduos;

Questão 10 – (Enem 2014) – A principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica — um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002 (adaptado).

A relação estabelecida no texto, associada a uma profunda degradação ambiental, é verificada na

a) racionalização do uso de recursos hídricos para fins de abastecimento residencial.

b) apropriação de reservas extrativistas para atender à demanda de subsistência.

c) retirada da cobertura vegetal com o intuito de desenvolver a agricultura intensiva.

d) ampliação da produção de alimentos orgânicos para minimizar problemas da fome.

e) reordenação de espaço rural para favorecer o desenvolvimento do ecoturismo.

  • Parabéns! Você fez todas as questões sobre problemas ambientais. Agora confira o gabarito abaixo!

Gabarito das questões sobre problemas ambientais

Esperamos que tenha ido muito bem nas questões sobre problemas ambientais. Veja agora quantas acertou.

Exercício resolvido da questão 1

e) I, II, III, IV e V

Exercício resolvido da questão 2

e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Exercício resolvido da questão 3

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

Exercício resolvido da questão 4

d) I, II, III e IV.

Exercício resolvido da questão 5

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

Exercício resolvido da questão 6

a) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira; 

Exercício resolvido da questão 7

d) Êxodo rural. 

Exercício resolvido da questão 8

d) perda de um sistema natural de drenagem. 

Exercício resolvido da questão 9

d) manutenção dos lixões a céu aberto; 

Exercício resolvido da questão 10

c) retirada da cobertura vegetal com o intuito de desenvolver a agricultura intensiva.

Gostou das questões sobre problemas ambientais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

5 Comentários

    • Oi, Duda! O gabarito é apenas um mesmo, não há outra alternativa correta. As hidrelétricas não poluem a atmosfera com a quantidade de CO2 que venham a emitir. Além do mais, apenas emitir CO2 não é o problema em si, a quantidade é levada em consideração, além de outros fatores.