História

Os 15 Melhores Exercícios sobre Revolução Industrial com Gabarito!

12 Exercícios sobre a revolução industrial!12 Exercícios sobre a revolução industrial!
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Revolução Industrial foi um processo de desenvolvimento tecnológico na Europa dos séculos XVIII e XIX. Uma de suas principais características foi a substituição do trabalho artesanal pelo uso de máquinas. Leia o resumo e teste seu conhecimento com os exercícios sobre Revolução Industrial, confira o resultado no gabarito ao final!

Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

Quando você terminar os exercícios sobre Revolução Industrial, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução industrial foi um processo de mudança que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII, a maioria da população europeia vivia no campo e produzia apenas o necessário, aquilo que iria consumir, por meio da produção artesanal. Este era o modo de produção feudal.

Em alguns países como França e Inglaterra, havia manufaturas. Esse modelo era constituído de grandes oficinas em que vários artesãos trabalhavam manualmente e em conjunto. Foi o máximo de “tecnologia” que havia na época.

Tudo mudou com a introdução de novas tecnologias, como a máquina a vapor. Desde o tipo de trabalho, instrumentos, produtos, saúde dos operários, salário e as relações trabalhistas, tudo ganhou uma cara nova. Isso trouxe muitos conflitos e protestos, levando ao aperfeiçoamento ao longo do tempo.

Imagine só, três revoluções na área Industrial que começaram por causa do descobrimento de novas fontes de energia (carvão, vapor, eletricidade, petróleo) e pelos problemas sociais da época!

Qual foi o primeiro país a se industrializar? Contexto Histórico

A Inglaterra foi a pioneira no processo de industrialização, pois ela vivia num contexto histórico muito específico:

  • Alta e rica burguesia;
  • Dominava a maior parte do comércio europeu;
  • Êxodo rural causado pela política de cercamento (rei dividia os lotes dos produtores e tomava parte da produção);
  • Localização super privilegiada, pois, sendo uma ilha, tem acesso direto e fácil ao mar;
  • Território, naquela época, rico em carvão mineral.

Quais são as características e Fases das Revoluções Industriais?

Como a população vivia em uma pobreza aguda e migrou aos montes para a cidade, os operários eram constituídos por crianças, mulheres, homens e idosos. Eles trabalhavam durante horas e sem pausa, não havia aposentadoria, proteção ou qualquer recurso.

Isso porque as primeiras fábricas e máquinas haviam acabado de ser criadas, não se conhecia totalmente os limites humanos, não havia conscientização e, acima de tudo, os grandes empresários queriam ficar cada vez mais ricos. 

Como não havia leis trabalhistas, eles decidiam qual seria a carga horária e o valor que seria pago por aquele serviço. O salário era extremamente baixo e as condições eram péssimas, o que causou revolta entre os operários (Ludismo e Cartismo).

A Revolução Industrial foi dividida em três momentos diferentes, sendo:

  • Primeira Fase da Revolução Industrial: Ocorreu entre 1760 a 1860, com o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico. Além disso, houve o aprimoramento das máquinas a vapor.
  • Segunda Fase da Revolução Industrial: Ocorreu entre 1860 a 1900 e se expandiu para outros países além da Inglaterra, como a Alemanha, França, Rússia e Itália. Iniciou o uso da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, foi inventado o motor à explosão, a locomotiva a vapor e outros produtos químicos importantes no desenvolvimento industrial.
  • Terceira Fase da Revolução Industrial: O desenvolvimento tecnológico da terceira Revolução Industrial é considerado do século XX e XXI, com o surgimento de aparelhos como o computador, o celular e outras tecnologias inovadoras. Além disso, foi nessa época que a engenharia genética começou a ser desenvolvida.

A Revolução Industrial no Brasil teve grandes transformações e influenciou no desenvolvimento da economia, trabalho e comércio brasileiro.

Exercícios sobre Revolução Industrial

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui! No último parágrafo do artigo, há um presente te esperando!

Estes exercícios sobre a Revolução Industrial ajudam alunos no 8º e 9º ano, além dos que se preparam para o ENEM. São todos de vestibulares, pois mesmo para quem está no fundamental, é melhor treinar o que é mais difícil.

Questão 1 – (Unesp)

“A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80.”

(Joseph A. Schumpeter, “HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA”)

Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:

a) isolacionismo em sua política externa.

b) intervencionismo estatal na economia.

c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.

d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.

e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

Questão 2 – (Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:

a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.

c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.

d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

Questão 3 – (UFG-2013)Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.

A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.

b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.

c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.

d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.

e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

  • Maravilha! Já temos 1/5 completo dos exercícios sobre Revolução Industrial. Continue!

Questão 4 – (Aman-2015)O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

BOULOS Jr, p.421

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha

b) Holanda

c) Itália

d) Inglaterra

e) Espanha

Questão 5 – (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.

c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.

d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.

e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

Questão 6 – (PUC-Campinas)Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.

e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

Questão 7 – (PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.

d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.

e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Revolução Industrial!

Questão 8 – (PUC-SP)Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

b) o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.

c) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.

d) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.

e) o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.

Questão 9 – (Mackenzie) Dentre as realizações da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador Mitsu-Hito objetivando modernizar o Japão para competir em condições de igualdade com os países industrializados do Ocidente, destacamos:

a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando assimilar a tecnologia ocidental.

c) criação de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular as atividades dos centros urbanos de produção industrial.

d) política de incentivos financeiros à burguesia nacional, formação de um bloco econômico supranacional regional (os Tigres Asiáticos), ampliando as relações entre Oriente e Ocidente.

e) reforma econômica, criação do Iene, instituição da servidão nas indústrias, e cessão da ilha de Hong Kong à Inglaterra, em troca de empréstimos financeiros.

Questão 10 – (Enem)

A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:

a) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.

b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.

c) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.

e) constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os 2 últimos exercícios sobre Revolução Industrial.

Questão 11 – (Uerj-2011)

A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.

As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.

Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

a) cooperação financeira franco-britânica.

b) modernização tecnológica da produção.

c) consolidação das democracias burguesas.

d) uniformização dos padrões de desenvolvimento.

Questão 12 – (FEI-SP) Sobre a Revolução Industrial:

I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.

II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).

III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

a) I e II estão corretas.

b) III e II estão incorretas.

c) todas estão incorretas.

d) todas estão corretas.

e) I e III estão corretas.

Questão 13 – (UEFS) “O processo de desenvolvimento da atividade industrial, desde o século XVIII, não só representa a mundialização das relações capitalistas, como também exerce papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico e nas relações existentes entre as diversas partes desse espaço, nos mais diferentes níveis. O estudo da indústria é fundamental para a compreensão e a análise da organização espacial.”

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento da atividade industrial, pode-se concluir:

a) O artesanato foi a segunda etapa de transformação das matérias-primas e é praticado até os dias atuais, principalmente nos países do Primeiro Mundo.

b) A Alemanha foi o berço da atividade industrial, graças ao seu grande aproveitamento hidrelétrico, além da sua avançada tecnologia.

c) A Segunda Revolução Industrial teve no carvão mineral sua grande fonte de energia, o que explica a localização das indústrias nas proximidades das bacias carboníferas.

d) A invenção do computador, após a Primeira Guerra Mundial, na terceira década do século passado, foi responsável pelo avanço industrial nos continentes.

e) A industrialização não apareceu de forma homogênea em todos os países, historicamente sofreu e sofre um processo de acumulação técnica cultural, apresentando, a cada momento, as características e as determinações da sociedade responsável pela sua produção.

Questão 14 – (Uneb 2018) Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local. Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:

a) A proximidade do mercado consumidor constitui o fator fundamental para a instalação das indústrias típicas da revolução técnico-científica.

b) Desde a Primeira Revolução Industrial, a necessidade de mão de obra qualificada constituiu um fator decisivo para instalação de indústrias.

c) A mais equitativa distribuição das fontes de energia e matérias-primas no planeta favoreceu a desconcentração industrial, uma vez que esse processo busca, sobretudo, menores custos de produção.

d) Enquanto etapa do processo produtivo, a logística para o armazenamento e o escoamento da produção tornou-se inviável, diante do avanço tecnológico em infraestrutura de transporte e de comunicação.

e) Fatores locacionais, como disponibilidade de mão de obra e mercado consumidor, foram, e continuam sendo, importantes para localização de indústrias, sobretudo as de bens de consumo, o que, entre outros fatores, mostra que o fenômeno industrial sempre esteve ligado às concentrações urbanas.

Questão 15 – (Unesp) Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

a) Reservas de petróleo

b) Incentivos fiscais

c) Mão de obra especializada

d) Jazidas de carvão mineral

e) Disponibilidade de água

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Revolução Industrial!

Gabarito dos exercícios sobre Revolução Industrial

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra d) Inglaterra

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: letra a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: letra a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta: letra b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.

Exercício resolvido da questão 11

Alternativa correta: letra b) modernização tecnológica da produção.

Exercício resolvido da questão 12

Alternativa correta: letra a) I e II estão corretas.

Exercício resolvido da questão 13

Alternativa correta: letra e) A industrialização não apareceu de forma homogênea em todos os países, historicamente sofreu e sofre um processo de acumulação técnica cultural, apresentando, a cada momento, as características e as determinações da sociedade responsável pela sua produção.

Exercício resolvido da questão 14

Alternativa correta: letra e) Fatores locacionais, como disponibilidade de mão de obra e mercado consumidor, foram, e continuam sendo, importantes para localização de indústrias, sobretudo as de bens de consumo, o que, entre outros fatores, mostra que o fenômeno industrial sempre esteve ligado às concentrações urbanas.

Exercício resolvido da questão 15

Alternativa correta: letra d) Jazidas de carvão mineral

Gostou do nosso artigo com os Exercícios sobre Revolução Industrial? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.