História

Exercícios sobre Revolução Industrial

Exercícios sobre Revolução IndustrialExercícios sobre Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um processo de desenvolvimento tecnológico que se iniciou na Europa entre os séculos XVIII e XIX. Uma das principais características dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo uso das máquinas. Teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os exercícios sobre Revolução Industrial.

A Revolução industrial foi um processo de mudança que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Antigamente, a população européia vivia no campo e produzia apenas o necessário, aquilo que iria consumir, sendo a produção artesanal dominante naquela época. Em outros países como França e Inglaterra, haviam manufaturas que eram grandes oficinas em que vários artesãos trabalhavam manualmente.

A Inglaterra foi a pioneira no processo de industrialização, pois ela possuía características como:

  • Alta e rica burguesia;
  • Maior parte de zona livre de comércio europeu;
  • Êxodo rural;
  • Localização super privilegiada, pois está próxima ao mar.
Exercícios sobre Revolução Industrial

Os operários (crianças, mulheres e homens) trabalhavam durante horas e sem pausa, pois os grandes empresários queriam ficar cada vez mais ricos e, como não haviam leis trabalhistas, eles decidiam qual seria a carga horária e o valor que seria pago por aquele serviço. O salário era extremamente baixo e as condições eram péssimas, o que causou revolta entre os operários.

A Revolução Industrial foi dividida em três momentos diferentes, sendo:

  • Primeira Fase da Revolução Industrial: Ocorreu entre 1760 a 1860, com o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico. Além disso, houve o aprimoramento das máquinas a vapor.
  • Segunda Fase da Revolução Industrial: Ocorreu entre 1860 a 1900 e se expandiu para outros países além da Inglaterra, como a Alemanha, França, Rússia e Itália. Iniciou o uso da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, foi inventado o motor à explosão, a locomotiva a vapor e outros produtos químicos importantes no desenvolvimento industrial.
  • Terceira Fase da Revolução Industrial: O desenvolvimento tecnológico da terceira Revolução Industrial é considerado do século XX e XXI, com o surgimento de aparelhos como o computador, o celular e outras tecnologias inovadoras. Além disso, foi nessa época que a engenharia genética começou a ser desenvolvida.

A Revolução Industrial no Brasil teve grandes transformações e influenciou no desenvolvimento da economia, trabalho e comércio brasileiro.

Exercícios sobre Revolução Industrial

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (Unesp) “A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80.” (Joseph A. Schumpeter, “HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA”)

Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:

a) isolacionismo em sua política externa.

b) intervencionismo estatal na economia.

c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.

d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.

e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

2 – (Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:

a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.

c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.

d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

3 – (UFG-2013)Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.

a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.

b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.

c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.

d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.

e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

4 – (Aman-2015)O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

BOULOS Jr, p.421

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha

b) Holanda

c) Itália

d) Inglaterra

e) Espanha

5 – (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.

c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.

d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.

e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

6 – (PUC-Campinas)Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.

e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

7 – (PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.

d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.

e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

8 – (PUC-SP)Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

b) o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.

c) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.

d) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.

e) o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.

9 – (Mackenzie) Dentre as realizações da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador Mitsu-Hito objetivando modernizar o Japão para competir em condições de igualdade com os países industrializados do Ocidente, destacamos:

a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando assimilar a tecnologia ocidental.

c) criação de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular as atividades dos centros urbanos de produção industrial.

d) política de incentivos financeiros à burguesia nacional, formação de um bloco econômico supranacional regional (os Tigres Asiáticos), ampliando as relações entre Oriente e Ocidente.

e) reforma econômica, criação do Iene, instituição da servidão nas indústrias, e cessão da ilha de Hong Kong à Inglaterra, em troca de empréstimos financeiros.

10 – (Enem)A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e a sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:

a) proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.

b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.

c) passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.

d) independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.

e) constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.

11 – (Uerj-2011)A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.

As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.

Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

a) cooperação financeira franco-britânica.

b) modernização tecnológica da produção.

c) consolidação das democracias burguesas.

d) uniformização dos padrões de desenvolvimento.

12 – (FEI-SP) Sobre a Revolução Industrial:

I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.

II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).

III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

a) I e II estão corretas.

b) III e II estão incorretas.

c) todas estão incorretas.

d) todas estão corretas.

e)I e III estão corretas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Respostas dos Exercícios sobre Revolução Industrial

Exercício resolvido da questão 1

e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

Exercício resolvido da questão 2

a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

Exercício resolvido da questão 3

e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

Exercício resolvido da questão 4

d) Inglaterra

Exercício resolvido da questão 5

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

Exercício resolvido da questão 6

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

Exercício resolvido da questão 7

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

Exercício resolvido da questão 8

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

Exercício resolvido da questão 9

a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

Exercício resolvido da questão 10

b) técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.

Exercício resolvido da questão 11

b) modernização tecnológica da produção.

Exercício resolvido da questão 12

a) I e II estão corretas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador