Química

Aprenda o que é Química Ambiental

Química AmbientalQuímica Ambiental

Química Ambiental é o ramo da Química responsável por compreender todos os processos químicos que acontecem no Meio Ambiente. Entre os fenômenos estudados pela Química Ambiental estão: a composição do ar, a chuva ácida e o efeito estufa.

Você já ouviu falar em Química Ambiental? O Beduka preparou esse artigo para você entender melhor esse tema e se preparar melhor para a prova de química do ENEM e de outros vestibulares. 

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Química Ambiental.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Química Ambiental;
  • Composição do ar e efeito estufa;
  • Chuva ácida.

Química Ambiental

Química Ambiental é a parte da química responsável por conhecer e estudar todos os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles de forma natural ou artificial, isto é, provocado por interferência humana. 

A Química Ambiental pode ser entendida como uma ciência interdisciplinar, uma vez que ela envolve outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia. Ela tem como principal objetivo entender todos os fenômenos químicos que controlam as substâncias na natureza.

Nesse artigo, abordaremos os principais fenômenos estudados pela química ambiental. São eles:

  1. A Composição do Ar;
  2. Chuva Ácida;
  3. Efeito Estufa.

1. Composição do Ar

composiçao do ar

O ar é uma parte essencial do meio ambiente, sendo responsável em grande parte pela manutenção da vida na Terra.

A composição do ar consiste basicamente em 78% de gás nitrogênio (N2), 21% de gás oxigênio (O2), 1% de outros gases, principalmente o gás nobre argônio (Ar) e o gás carbônico (CO2), e outro componente importante do ar é o vapor de água.

Nitrogênio (N2)

Ao contrário do senso comum que leva muitos a pensar que o oxigênio é o principal constituinte do ar, o principal componente do ar, na realidade, é o nitrogênio. Estando presente na forma de sua molécula diatômica (N2), o Nitrogênio constitui as proteínas e o DNA dos seres vivos, sendo obtido do ar. 

Oxigênio (O2)

Componente mais importante e fundamental para a manutenção da vida na Terra é o oxigênio e ele está presente no processo de respiração dos seres humanos e dos animais. Ele também é fundamental para muitas reações de combustão que produzem energia, proporciona a preparação de alimentos, contribui para o aquecimento e iluminação, etc.

Todo o oxigênio presente no ar é resultante da fotossíntese das plantas, e ele também pode passar por reações essenciais na atmosfera. A principal reação que conhecemos é a que forma a camada de ozônio, onde o oxigênio sofre mudança em sua estrutura molecular.

A radiação ultravioleta do Sol causa a decomposição do gás oxigênio (O2), formando oxigênio livre que, posteriormente, reage com outras moléculas de O2, formando o ozônio (O3).

A Camada de ozônio é a responsável por absorver a maior parte da radiação ultravioleta solar. Sem a camada de ozônio, a vida na Terra na forma que conhecemos não seria possível.

Dióxido de Carbono (CO2)

O dióxido de carbono está presente no ar e é proveniente da respiração de seres vivos e erupções vulcânicas. Esse gás é o principal do chamado efeito estufa, que age na manutenção da temperatura da Terra, mantendo-a sem muitas variações e permitindo a vida.

Também proveniente das reações de combustão, como as dos combustíveis fósseis, a concentração do dióxido de carbono no ar vem aumentando cada dia mais. 

Argônio (Ar)

O argônio é proveniente, em sua maioria, do decaimento radioativo de um de um isótopo do potássio, juntamente com seus minerais. O argônio produzido migra das rochas para atmosfera lentamente.

O argônio e os outros gases nobres presentes no ar são inertes, isto é, não reagem quimicamente com outras substâncias em condições normais de temperatura e pressão.

Vapor de Água

O vapor de água presente no ar é proveniente da evaporação de rios, mares, lagos, transpiração de plantas e respiração dos seres vivos, sendo assim, possui concentrações variáveis

A quantidade de vapor de água no ar é essencial para a formação de nuvens, e também para melhoria da respiração dos seres vivos.

Não deixe de conferir o artigo completo sobre as Camadas da Atmosfera Terrestre.

2. Chuva Ácida

chuva acida

A chuva ácida é qualquer tipo de precipitação que possui altos níveis de ácido sulfúrico, nítrico e nitroso, provenientes de atividades humanas que ocorrem na atmosfera.

Todas as chuvas são ácidas, inclusive em ambientes sem poluição. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera resulta no ácido carbônico que, mesmo em pequena quantidade, já faz com que as chuvas sejam levemente ácidas.

Isso se torna um problema ambiental quando o seu pH está abaixo de 4,5.

A chuva ácida pode chegar ao solo em forma úmida ou seca, em formato de chuva, neve, neblina, granizo ou até mesmo poeira ácida.

O dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera faz com que a chuva seja levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO2 atmosférico é 5,6, ou seja, pouco ácido.

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através de algumas atividades humanas.

Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.

Aprenda mais detalhadamente o que é chuva ácida.

3. Efeito Estufa

efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre devido à concentração de gases na atmosfera. Essa concentração de gases forma uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.

Esse processo é responsável pela manutenção da temperatura da Terra, garantindo o calor necessário. Sem ele nosso planeta seria frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Quando os raios solares atingem a superfície da Terra, devido a camada de gases de efeito estufa, cerca de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte, atinge a superfície da Terra fazendo com que ela se aqueça e irradie calor.

Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra. E é importante levar em consideração que a liberação dos gases de efeito estufa aumentaram, e muito, nas últimas décadas devido à algumas atividades humanas.

Esse acúmulo de gases faz com que mais quantidade de calor esteja sendo retida na atmosfera. Isso resulta no aumento da temperatura, consequentemente gerando o aquecimento global.

Os principais gases de efeito estufa são:

  • Dióxido de Carbono (CO2): É um gás expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.
  • Monóxido de Carbono (CO): É um gás incolor, inflamável, inodoro, tóxico, produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como os derivados do petróleo
  • Clorofluorcarbonetos (CFC): É um composto formado por carbono, cloro e flúor, proveniente dos aerossóis e do sistema de refrigeração.
  • Óxido de Nitrogênio (NxOx): É um conjunto de compostos formados pela combinação de oxigênio com o nitrogênio. É usado em motores de combustão interna, fornos, estufas, caldeiras, incineradores, pela indústria química e pela indústria de explosivos.
  • Dióxido de Enxofre (SO2): É um gás denso, incolor, não inflamável, altamente tóxico, formado por oxigênio e enxofre. É usado na indústria, principalmente na produção de ácido sulfúrico e também é expelido pelos vulcões.
  • Metano (CH4): É um gás incolor, inodoro e se inalado é tóxico. É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, entre outros.

Aprenda mais detalhadamente o que é efeito estufa.

Além de aprender sobre Química Ambiental, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Química Ambiental? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador