Química

Quais são as três principais características da água? Aprenda tudo que precisa saber

quais são as três principais características da águaQuais são as três principais características da água?

A água é um dos recursos mais abundantes na Terra e é fundamental para todas as formas de vida. É uma molécula complexa, com várias propriedades únicas que a tornam essencial para muitos processos biológicos e químicos.

Mas o que poucos sabem é que existem 3 aspectos que tornam a água um verdadeiro elixir da vida que mantém o equilíbrio da natureza. 

Neste artigo, vamos explorar quais são as três principais características da água e discutir por que elas são tão importantes para a sobrevivência do nosso planeta, então continue lendo até o final!

Quando terminar a leitura, considere adquirir o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Vamos te mostrar quais são as três principais características da água. Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é água?

A água é um recurso natural abundante na superfície da Terra. Ela é essencial para a existência e sobrevivência das diversas espécies de vida que há no planeta e constitui a maior parte dos fluidos dos corpos dos seres vivos.

Por exemplo, um ser humano adulto possui cerca de 70% do seu corpo composto de água.

Leia nosso texto sobre o que é hidrografia e entenda melhor quais são as três principais características deste recurso natural.

Qual é a estrutura molecular da água?

A água é um composto químico formado pela junção de dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). Assim, a sua fórmula é H2O. E pode ser encontrada naturalmente nos três estados da natureza.

Saiba como ocorrem as mudanças no estado com nosso texto sobre ciclo da água.

Mas a forma mais comum é a forma líquida, graças à sua estrutura química e ao fato de ter um ponto de ebulição bastante alto (100° C). Assim, mesmo em temperaturas altas como vistas em locais quentes como o centro da África e o Nordeste do Brasil, ela se mantém em bom estado para ser consumida.

Isso influencia nas três principais características da água, que vamos ver a seguir.

Quais são as três principais características da água?

Como vimos, a água é muito importante para a manutenção da vida no nosso planeta e isso se deve às suas três principais características físico-químicas.

Vamos conhecê-las.

Molécula polar

A molécula de água é polar, o que significa que tem uma carga positiva em um extremo e uma carga negativa em outro. Isso permite que as moléculas de água se atraiam e formem ligações de hidrogênio entre si, criando um líquido coeso.

Também permite que ela possa se associar a moléculas com carga elétrica positiva e negativa. Por exemplo, os sais, açúcares, proteínas etc, apresentam afinidade com a água e se dissolvem nela. Sabe o soro caseiro? Então, é um exemplo bem comum.

Mas essa característica da água impede que ela interaja com materiais com moléculas apolares, como as do óleo. Por isso o ditado diz que óleo e água não se misturam.

Entenda mais sobre isso com nosso texto sobre mistura homogênea e heterogênea.

Elevado calor específico

A água tem um alto calor específico, o que significa que é capaz de absorver e reter uma grande quantidade de energia térmica antes de mudar de temperatura. 

A conta é assim: Quanta energia precisamos para aumentar 1°C a temperatura de 1g de água? E um pequeno spoiler, muita energia é necessária.

Assim, ela consegue aumentar ou diminuir bastante sua temperatura sem que isso modifique seu estado físico.

Essa propriedade torna a água um excelente regulador de temperatura, ajudando a manter o clima global moderado.

Solvente Universal

A água é um excelente solvente, o que significa que é capaz de dissolver uma ampla variedade de substâncias. Essa variedade é tão grande, que ela é conhecida como solvente universal.

Isso a torna essencial para a vida, pois é capaz de dissolver nutrientes e minerais essenciais para os seres vivos, permitindo que sejam transportados pelo corpo e utilizados pelas células com muito mais facilidade.

Agora que você sabe quais são as três principais características da água, complete o seu conhecimento com nosso texto sobre por que ela é considerada o solvente universal.

Já apresentamos quais são as três características principais da água, mas ainda precisamos falar das suas qualidades. Elas também são três e podem ser vistas como as principais, mas se referem apenas ao que seria a água pura. São elas:

  • inodora (sem cheiro);
  • incolor (sem cor) e 
  • insípida (sem gosto).

Outras características da água

A água apresenta também as demais características, que são importantes como as três principais.

  • Densidade única: a água é menos densa quando está congelada (formando gelo) do que quando está líquida, permitindo que o gelo flutue na água.
  • Tensão superficial: a água possui uma tensão superficial alta, o que significa que as moléculas de água na superfície são atraídas umas pelas outras e formam uma camada superficial. Essa propriedade permite que pequenos insetos, como os insetos-palito, caminhem sobre a superfície da água sem afundar.
  • Elevada capacidade de dissolução de gases: ela é capaz de dissolver gases como oxigênio e dióxido de carbono, isso permite a respiração dos seres aquáticos.
  • Baixa viscosidade: a água tem uma baixa viscosidade, o que significa que é facilmente fluída e escorre facilmente. Isso a torna importante para processos biológicos como a digestão e o transporte de nutrientes pelo corpo.

Agora que você já sabe quais são as três principais características da água e outras, teste seus conhecimentos com os exercícios a seguir.

Exercícios sobre as principais características da água

Com exercícios sobre quais são as três principais características da água você vai conseguir fixar melhor o conteúdo e ver o que precisa revisar. Responda e depois veja quantos acertou com o gabarito.

Questão 1 – (UFMG) – Os vegetais apresentam uma série de fatores combinados para transportar água e sais minerais das raízes até as partes mais altas da planta. O mecanismo de ascensão da seiva bruta pode ter como contribuição os seguintes fatores relacionados abaixo, exceto:

a) pressão de absorção de água e sais minerais pelas raízes.

b) efeito de capilaridade entre a água e as paredes dos vasos.

c) força de sucção provocada pelas folhas.

d) eliminação de água via transpiração pelos estômatos.

e) transporte ativo pelas células vivas dos vasos lenhosos.

Questão 2 – (UFJF) – Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:

a) adesão.

b) calor específico.

c) tensão superficial.

d) calor de vaporização.

e) capilaridade.

Gabarito das questões sobre as três principais características da água

Exercício resolvido da questão 1:

e) transporte ativo pelas células vivas dos vasos lenhosos.

Exercício resolvido da questão 2:

c) tensão superficial.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são as três principais características da água. Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.