Geografia

O que é Hidrografia?

o que é hidrografiaO que é Hidrografia?

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.

Você sabe o que é Hidrografia? Aprender este tema é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Confira nossos exercícios sobre Hidrografia!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Hidrografia;
  • Ciclo da Água;
  • O que é Bacia Hidrográfica.

O que é Hidrografia?

A hidrografia é a parte da Geografia que estuda as águas do planeta Terra. O termo também é utilizado para designar o conjunto das águas de uma região ou país. A maior parte da água total do planeta está concentrada em oceanos e mares, correspondendo a 97% da reserva hídrica. As águas continentais representam aproximadamente 2,7% da água do planeta Terra. Entre os objetos de estudo da Hidrografia estão:

  • Rios;
  • Oceanos;
  • Lagos;
  • Mares;
  • Geleiras;
  • Água do subsolo;
  • Água da atmosfera;

Veja os principais recursos naturais do Brasil.

Ciclo da água

O ciclo da água é o processo de transformação da água na natureza, passando de um estado físico para outro. Ele ocorre por meio dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração, transpiração e também pela transpiração dos seres vivos.

O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, uma vez que ele vai determinar a variação climática e influenciar o nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

A água presente nos rios, lagos, e etc, evapora e forma as nuvens na atmosfera. Quando as nuvens ficam sobrecarregadas, atingem altitudes maiores e a temperatura diminui, a água volta para a superfície da Terra através das chuvas. Esta água vai então para os oceanos, rios e lagos. Depois, a água evapora novamente, completando o ciclo.

Passo a passo do Ciclo da Água

ciclo da água

1. Evaporação

O calor do sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos fazendo com que aconteça o fenômeno da Evaporação. Ocorre então a transformação do estado líquido da água para o estado gasoso, à medida que ela vai da superfície da Terra para a atmosfera.

2. Condensação

O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas que irão formar as nuvens ou nevoeiros. Ocorre então o processo de Condensação, que é a transformação do estado gasoso da água para o estado líquido. As nuvens na atmosfera são, na verdade, gotículas de água líquida suspensas no ar.

3. Precipitação

Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

4. Infiltração

Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.

5. Transpiração

Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e abastecer os rios que deságuam em mares e oceanos, reiniciando todo o processo do ciclo da água.

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

O que é Bacia Hidrográfica?

A Bacia Hidrográfica é a região que se caracteriza pela captação das águas da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios.

Há dois aspectos que são fundamentais para a constituição das bacias hidrográficas: o relevo e a hidrografia.

Veja quais são os principais rios brasileiros.

Regiões Hidrográficas do Brasil

bacias hidrográficas

O Brasil possui 12 regiões hidrográficas. Entre elas, pode-se destacar oito Bacias Hidrográficas:

Bacia Amazônica

Maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica está localizada na região norte do país. Possui aproximadamente 7 milhões de km² de extensão, no qual cerca de 4 milhões de km² estão no território brasileiro.

O principal rio da Bacia Amazônica é o rio Amazonas e  seus principais afluentes são os rios: Negro, Solimões, Madeira, Purus, Tapajós, Branco, Juruá, Xingu e Japurá.

Bacia do Tocantins-Araguaia

Maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a bacia do Tocantins-Araguaia está localizada nas regiões norte e central do país. Possui cerca de 2.500 km e seu nome é proveniente da união dos nomes dos rios mais importantes da bacia: rio Araguaia e rio Tocantins.

Bacia do Rio Parnaíba

Localizada na região nordeste do país, a bacia do rio Parnaíba possui cerca de 340 mil km² de extensão. O principal rio é o Parnaíba e seus principais afluentes são: Parnaibinha, Gurguéia, Balsas, Medonho, Uruçuí-Preto, Poti, Canindé e Longa.

Bacia do Rio São Francisco

Localizada na região sudeste, em Minas Gerais, e em maior parte na região nordeste do país, a bacia do rio São Francisco possui aproximadamente 640 mil km² de extensão. Seu principal rio é o rio São Francisco e seus principais afluentes são os rios: Pardo, Paraopeba, Jequitaí, Pará, Abaeté, Grande, Verde e das Velhas.

Bacia do Paraná

Localizada na região sudeste e sul do Brasil, a bacia do Paraná possui cerca de 800 mil km² de extensão. O principal rio é o Paraná e recebe águas de muitos afluentes, em especial os rios: Grande, Tietê, Paranapanema.

Bacia do Rio Paraguai

Localizada na região centro oeste do país, a bacia do Paraguai possui cerca de 1.100.000 km² de extensão. O principal rio é o Paraguai, um dos afluentes do rio Paraná.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Localizada na região sudeste, a Bacia do rio Paraíba do Sul possui cerca de 60 mil km² de extensão. Seu principal rio é o Paraíba do Sul, que está nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Seus principais afluentes são os rios: Paraibuna, Jaguari, Buquira, Pomba, Piabanha e Muriaé.

Bacia do Rio Uruguai

Localizada na região sul do Brasil, a bacia do rio Uruguai possui cerca de 385 mil km² de extensão, nos quais 180.000 km² estão no território brasileiro. Seu principal rio é o Uruguai, e seus principais afluentes são os rios: Peixe, Chapecó, Peperi-Guaçu, Passo Fundo, Ijuí, Negro e da Várzea.

Bacia Platina

A Bacia do rio da Prata (Bacia Platina), formada pelas Bacias do Uruguai, Paraná e Paraguai, é considerada uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, possuindo cerca de 3 milhões km² de extensão, e nos quais 1,4 milhão km² está localizada em território brasileiro.

Gostou de aprender mais sobre o que é Hidrografia? Confira outros conteúdos de Geografia que irão te ajudar a se preparar melhor para o ENEM e outros vestibulares.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador