Geografia

Principais recursos naturais do Brasil

Principais recursos naturais do BrasilPrincipais recursos naturais do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Brasil é um país rico em recursos naturais, mas você sabe quais são eles? Revise o conteúdo lendo o nosso artigo sobre esse tema tão importante e recorrente nos principais vestibulares do Brasil, inclusive no ENEM.

Questões sobre os principais recursos naturais do Brasil é assunto frequente nas provas de Geografia e Biologia de importantes vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, aprofundar o seu estudo é indispensável se você quiser conseguir uma boa pontuação final.

Fique atento! Neste texto explicaremos o que são, como eles podem ser classificados e é claro: quais são os principais recursos naturais do Brasil. Leia até o final para descobrir tudo isso e ficar por dentro do tema!

Além disso, você pode aproveitar para verificar os temas que deve estudar em geografia para o vestibular.

O que é um recurso natural?

Recurso natural é tudo o que o ser humano pode encontrar na natureza e usar a seu favor. Isso significa que o solo, os ventos, as florestas, a água, os animais e os vegetais são classificados desta forma.

No início da história humana, os recursos naturais foram usados, de forma balanceada, somente para a nossa própria sobrevivência. No entanto, atualmente, o ser humano os utiliza com intuito econômico e de forma desenfreada, o que gera diversos problemas ambientais e sociais.

Um destes problemas ambientais é o aumento da produção do lixo, ampliando a reprodução de insetos e animais que transmitem doenças. Aqui você pode compreender um pouco mais sobre os problemas causados pelo lixo, tema constante nos vestibulares.

Como os recursos naturais podem ser classificados?

como os recursos naturais podem ser classificados

Existem duas formas principais de classificar os recursos naturais. A primeira é a seguinte:

  • Recursos naturais não-renováveis: são aqueles que não podem ser recuperados e renovados ou os que precisam de muito tempo para se renovarem. Como exemplo, temos: o petróleo, o carvão, o ouro, etc
  • Recursos naturais renováveis: são os que possuem fonte inesgotável ou podem se renovar com mais facilidade. Como exemplo, temos: a luz do sol, o vento, o solo, a água, etc

A segunda forma de classificar os recursos naturais é:

segunda forma de classificar os recursos naturais

  • Recursos naturais hídricos: são aqueles relacionados à água, usados geralmente para a alimentação
  • Recursos naturais minerais: são não-renováveis e dizem respeito aos minerais e rochas, como grafite, ferro, prata, etc

segunda forma de classificar os recursos naturais brasileiros

  • Recursos naturais energéticos: são aqueles utilizados para fornecer energia, como os combustíveis fósseis
  • Recursos naturais biológicos: são os recursos originados de animais e vegetais. Podem ser usados para a alimentação, vestuário, medicina, etc

Quais são os principais recursos naturais do Brasil?

quais são os principais recursos naturais do Brasil

Teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre recursos naturais.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os recursos, está na hora de saber mais sobre os principais recursos naturais do Brasil.

O nosso país é muito rico em recursos naturais. O solo é muito bom para o agronegócio, assim como a água é um item de destaque, pois contamos com 12% de toda a água superficial do mundo. Além disso, nossos recursos minerais são excelentes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Para detalhar melhor, veja a seguir quais são os principais recursos naturais do Brasil:

  • Recursos minerais – ferro, cobre, argila, granito, manganês, nitratos, areia, mármore, etc
  • Recursos energéticos – petróleo, carvão, urânio, luz solar, gás natural, etc
  • Recursos biológicos – vegetais, algodão, carne, couro, peixes, madeira, mel, lã, ovos, etc

É importante considerar que a extração descontrolada de alguns desses que são apontados como principais recursos naturais do Brasil pode acarretar terríveis impactos ambientais, como a poluição da atmosfera e a destruição de ecossistemas essenciais ao planeta.

É por isso que tanto se fala sobre substituir os recursos não-renováveis pelos renováveis, principalmente no que diz respeito às formas de energia. A eólica e a solar são dois tipos de energia limpa que estão ganhando espaço.

É preciso ter consciência e pensar em propostas que evitem o desaparecimento de espécies animais e de grandes florestas. Não é à toa que sustentabilidade é uma palavra tão falada atualmente.

Lembre-se de estudar mais a fundo os principais recursos naturais do Brasil, fazer exercícios e praticar a sua escrita de redações, pois temas envolvendo ecologia e meio ambiente não são tão raros de serem cobrados em vestibulares e no ENEM. Estude muito!

Vamos testar os seus conhecimentos? Aqui você encontra algumas questões de vestibular sobre meio ambiente.

Já acessou o Simulado do ENEM gratuito do Beduka? Melhore suas notas com testes com questões reais que já caíram no ENEM e também descubra áreas que precisa estudar mais.

Sobre o Beduka

Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que surgiu em 2017. Nosso objetivo é facilitar sua busca por universidades, apresentando uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Aqui, além de descobrir quais são os principais recursos naturais do Brasil, o estudante tem a oportunidade de aprender mais sobre os pronomes possessivos, sobre o uso das figuras de linguagem, como aplicar a vírgula nas frases e também as diversas teorias sobre a origem da vida.

Gostou do nosso conteúdo com os principais recursos naturais do Brasil? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.