Literatura

Questões de vestibular sobre Vidas Secas com gabarito

Questões de vestibular sobre Vidas SecasQuestões de vestibular sobre Vidas Secas

Vidas Secas é o livro mais famoso do escritor Graciliano Ramos, da segunda fase modernista. Ele tem aspectos realistas e regionalistas, típicos desse movimento. Além disso, é uma das obras que mais caem em vestibulares e no ENEM.

Para você ter uma ideia, a FUVEST (vestibular da USP) coloca Vidas Secas em seu edital há mais de três anos consecutivos. Mackenzie, Unesp, PUC e a Unifesp também são exemplos de renomadas universidades que exigem a leitura do livro.

Por isso, é essencial não apenas ler a obra, mas também analisar o seu contexto histórico e todos os aspectos importantes relacionados a ela. É fundamental também avaliar os seus conhecimentos respondendo questões de vestibular sobre Vidas Secas para ter uma ideia de como este livro é cobrado nas provas.

Para te ajudar nessa tarefa, nós faremos um breve resumo sobre a parte histórica do livro e o estilo do autor para depois te desafiar com algumas questões de vestibular sobre Vidas Secas. Confira abaixo!

Aproveite também para conhecer o Simulado gratuito do ENEM do Beduka. Você faz um cadastro simples e pode testar os seus conhecimentos com questões que já caíram nos últimos anos do exame.

Baixe o nosso Plano de Estudos para se organizar melhor!

Vidas Secas: contexto histórico e autor

Este resumo pode te ajudar antes de fazer os exercícios sobre Vidas Secas.

O livro foi publicado em 1938, logo depois de Graciliano Ramos ter sido liberado da prisão. Ele havia sido encarcerado em 1937 por suspeitas de que estava ligado a ideais comunistas. Esse tipo de prisão era, infelizmente, muito comum nessa época, quando ocorria a batalha de “capitalismo vs comunismo”.

O livro foi escrito a partir de contos separados para cada um dos personagens principais (os pais, os dois filhos e a cachorrinha Baleia). Foi o jornal onde Graciliano trabalhava que os havia encomendado.

O livro Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes nordestinos que precisa frequentemente enfrentar a seca e outros problemas regionais e pessoais. É uma obra que explora bem a miséria real que aflige tantas famílias no Brasil.

Graciliano Ramos faz questão de deixar críticas sociais bem assertivas ao mesmo tempo em que detalha a parte psicológica dos personagens. O seu estilo é objetivo, curto, conciso e seco.

Os críticos entendem que essa linguagem seca do autor é perfeita para a história que está sendo contada e faz com que possamos sentir, ainda mais forte, toda a dor e secura daquelas vidas.

Agora que já explicamos um pouco sobre o contexto histórico da obra, chegou a hora de avaliar os seus conhecimentos com as questões de vestibular sobre Vidas Secas. Está preparado?

5 questões de vestibular sobre Vidas Secas

Separamos abaixo uma série de exercícios que caíram em importantes vestibulares. Separe um lápis e caderno. As respostas estão no fim deste texto.

1 – Questão de vestibular sobre Vidas SecasFUVEST Um escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas.

Essas características da composição do livro:

a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do regionalismo nordestino

b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo

c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja

d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os Sertões

e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo

2 – Questão de vestibular sobre Vidas Secas – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) o romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana

b) o relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens

c) o ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos

d) a narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou

e) o narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor

3 – Questão de vestibular sobre Vidas Secas PUC-SP

O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.

(…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. (…)

O trecho acima é de Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos. Dele, é incorreto afirmar-se que:

a) prenuncia nova seca e relata a luta incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da sobrevivência

b) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como “o sertão ia pegar fogo”, que impede a manifestação poética da linguagem

c) atinge um estado de poesia, ao pintar com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca

d) explora a gradação, como recurso estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul

e) confirma, no deslocamento das aves, a desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela “brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes”

4 – Questão de vestibular sobre Vidas SecasACAFE / SC – Sobre a obra Vidas Secas, é correto afirmar que:

a) a preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor

b) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio

c) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se

d) Chico Bento, antes da seca, não era vagabundo, nem bandido; era um trabalhador rural

e) narra a história de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e guia de cego à de rico proprietário de uma fazenda. Para atingir seus objetivos, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua frente, inclusive pessoas

5 – Questão de vestibular sobre Vidas SecasUNIARAXÁ – Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir:

Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio.

Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos)

O texto, no seu conjunto, enfatiza:

a) a pobreza física do personagem

b) a falta de escolaridade do personagem

c) a miséria moral do personagem

d) a identificação do personagem com o mundo animal

e) nda

Respostas das questões de vestibular sobre Vidas Secas

E aí, estas questões que apresentamos foram fáceis ou não? Abaixo você encontra o gabarito:

  • Exercício resolvido da 1ª questão sobre Vidas Secas – e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo
  • Exercício resolvido da 2ª questão sobre Vidas Secas – e) o narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor
  • Exercício resolvido da 3ª questão sobre Vidas Secas – b) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como “o sertão ia pegar fogo”, que impede a manifestação poética da linguagem
  • Exercício resolvido da 4ª questão sobre Vidas Secas – c) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se
  • Exercício resolvido da 5ª questão sobre Vidas Secas – d) a identificação do personagem com o mundo animal

E aí, conseguiu acertar tudo? Não deixe de estudar mais aprofundadamente o livro Vidas Secas. Além disso, sugerimos que acompanhe a lista de livros recomendados para a FUVEST 2019 e veja também nosso vídeo com a análise de Mayombe.

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos um simulador gratuito com todas as questões do ENEM para você testar os seus conhecimentos.

Você sabe quais são os pronomes possessivos? Quer entender como fazer uma citação direta? Além disso, você pode testar seus conhecimentos com exercícios de orações subordinadas adjetivas e algumas questões de vestibular sobre interpretação de texto.

Gostou do nosso conteúdo com as questões de vestibular sobre Vidas Secas? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador