Literatura

Literatura no Enem – Facilitando a interpretação de poesias

Literatura no EnemLiteratura no Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você tem dificuldades de estudar literatura para o Enem, o Beduka te ajuda! Veja as matérias que mais caem e como estudar para o Exame!

Se você está estudando para o caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, esse artigo vai te ajudar! Por isso, preparamos um artigo com o que mais cai em literatura no Enem. Confira!

Estude com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e correção pelo método TRI, e o melhor de tudo: É grátis!

Literatura no Enem

Muitos alunos costumam não estudar para a prova de literatura no Enem. Esse é um erro grande, já que o caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias possui várias questões dessa matéria e pode fazer com que o candidato garanta alguns pontos importantes para a sua aprovação em uma instituição de ensino superior. 

Se você quer se sair bem no Exame não adianta tentar fugir e não estudar as principais obras literárias, os movimentos artísticos e demais expressões artísticas que são englobadas por essa matéria.

O Enem, diferente do outros vestibulares, não divulga uma lista específica de livros que estarão presentes na prova. Mas nós temos uma lista com os livros mais cobrados tanto no Exame, quanto em outros vestibulares importantes. Clique aqui e confira!

Para te ajudar a estudar da melhor forma, o Beduka separou os principais temas que caem em literatura no Enem. Confira a seguir. 

O que cai em literatura no Enem?

Preparamos uma lista com os principais temas que caem em literatura no Enem e vamos te explicar cada um deles:

1. Escolas literárias

Imagem que representa o Arcadismo, uma importante Escola Literária

Para você conseguir fazer uma boa prova de literatura no Enem, é importante saber quais são as Escolas Literárias e as principais características de cada uma delas. Além disso, saber quais os principais autores também irá te ajudar a interpretar melhores os textos contidos na prova. 

O Beduka tem um artigo completo sobre as Escolas Literárias. Não está lembrado quais são elas? A gente te fala:

Clique nos links acima para aprender o principal sobre cada uma dessas escolas, desses estilos. Se você, na hora da prova, se lembrar minimamente do que é o principal em cada uma delas, já poderá se sair bem com algumas interpretações de poesias.

2. Interpretação de texto

Esse item está presente em toda a prova, mas especialmente na parte de literatura no Enem. Na prova, irão aparecer diversas questões sobre as produções literárias brasileiras e para conseguir responder da melhor maneira, é importante saber o contexto histórico da época e entender a relação que existe entre os estilos de época.

Os principais pontos que devem ser levados em consideração para fazer uma boa interpretação de texto são:

  • Figuras de linguagem;
  • Os vários significados de uma mesma palavra;
  • Subjetividade do texto;
  • Funções de linguagem;
  • Linguagem não-verbal.

Veja alguns poemas que você precisa conhecer antes de fazer o Enem!

3. Figuras de linguagem

As figuras de linguagem caem com muita frequência nas provas do Enem. Existem várias figuras de linguagem e o melhor a se fazer para conseguir tirar uma boa nota é tentar entender como cada uma delas funciona no texto e passar a observá-las em suas leituras. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Eis mais uma dica muito importante: conhecendo as figuras de linguagem será bem menos difícil interpretar poesias no Enem. Você lerá os versos e saberá o que está acontecendo ali, ou seja, o que o autor realmente quer dizer.

O Beduka possui um texto que explica quais são as principais figuras de linguagem. O nosso texto possui muitos exemplos que vão te ajudar na hora de identificar. Além disso, temos uma série de exercícios sobre o tema. Não deixe de conferir!

4. Funções de linguagem

Para conseguir interpretar um texto de maneira correta, é necessário saber para o que ele serve. Para conseguir identificar essa finalidade, existem as funções da linguagem, que podem ser classificadas em:

  • Função referencial ou denotativa;
  • Função emotiva ou expressiva;
  • Função poética;
  • Função fática;
  • Função conativa ou apelativa;
  • Função metalinguística.

Veja as características de cada uma dessas funções aqui.

5.  Gêneros literários

Vários livros de diferentes gêneros literários empilhados

Estude os gêneros literários! Eles irão te ajudar a se situar e saber melhor qual o tipo de texto que você está lendo. Vale lembrar que a prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem possui textos longos e saber o gênero deles, te ajudará a interpretá-los.

Para isso, confira o nosso artigo sobre os gêneros literários. Nele explicamos quais as características de cada um dos gêneros de maneira simples e com vários exemplos que irão te ajudar a entender a matéria da melhor forma.

6. Vanguardas Europeias

As Vanguardas Europeias são um conjunto de movimentos artísticos e culturais que surgiram na Europa no século XX. Esses movimentos influenciaram a arte brasileira e são importantes para podermos compreender melhor o período do Modernismo, que ocorreu a partir da Semana de Arte Moderna de 1922.

As principais Vanguardas Europeias são:

Confira, assistindo o vídeo abaixo, algumas dicas de livros que caem de maneira recorrente no Enem:

Gostou de saber sobre a parte de literatura no Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.