Literatura

Tudo sobre as Escolas Literárias

Tudo sobre escolas literáriasTudo sobre escolas literárias
Sala do Saber - melhor cursinho online

Romantismo, Simbolismo e Modernismo são nomes comuns pra você? Esses 3 movimentos são alguns exemplos das Escolas Literárias. Leia nosso artigo e saiba o nome de todas as Escolas Literárias e as características de cada uma delas.

As Escolas Literárias caem frequentemente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre elas, fazendo um pequeno resumo sobre cada uma. Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que são Escolas Literárias?
  2. Quais são as eras nas quais a literatura brasileira é dividida?
  3. Quais as escolas literárias da era colonial? Breve resumo de cada uma
  4. Quais são as escolas literárias da era nacional? Breve resumo de cada uma
  5. Quais são as escolas literárias europeias? Breve resumo de cada uma
  6. O Beduka te conecta à faculdade (descontos de até 65%)

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis! E se desejar ler os resumos completos sobre cada Escola Literária, basta clicar aqui

O que são Escolas Literárias?

A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época. Dessa forma, a matéria se torna mais didática para os alunos.

Aproveite e faça os Exercícios sobre as Escolas Literárias!

Essa sistematização tem como objetivo facilitar o estudo da disciplina, bem como seu ensino, uma vez que agrupa escritores de acordo com suas características estilísticas, temáticas e, é claro, de acordo com o contexto histórico no qual estão inseridos.

Quais são as eras nas quais a literatura brasileira é dividida?

A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional.

O que foi a era colonial?

A Era Colonial é o período que reúne toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal. 

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

  • Quinhentismo (de 1500 a 1601);
  • Barroco (de 1601 a 1768);
  • Arcadismo (de 1768 a 1808); 

Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição. 

O que é a Era Nacional?

Já a Era Nacional é a que reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.

A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

  • Romantismo (de 1836 a 1881);
  • Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);
  • Parnasianismo (1882 a 1922)
  • Simbolismo (de 1893 a 1922);
  • Pré-Modernismo (1902 a 1922)
  • Modernismo (de 1922 a 1950);
  • Tendências contemporâneas.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas:

  • Trovadorismo (1189 a 1418);
  • Humanismo (1418 a 1527);
  • Classicismo (1527 a 1580).

Quais são as escolas literárias pertencentes a Era Colonial?

As Escolas Literárias da Era Colonial são aquelas que refletem a influência da literatura portuguesa. Afinal, surgem com o descobrimento do Brasil e duram até alguns anos antes da sua independência.

Veja abaixo quais são, além de um breve resumo sobre cada uma delas. 

Quinhentismo (1500-1601)

Quinhentismo

Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.

Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. 

Barroco (1601-1768)

Barroco

Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. 

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

Arcadismo (1768-1808)

Arcadismo

Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

Quais são as escolas literárias pertencentes a Era Nacional?

As Escolas Literárias da Era Nacional são caracterizadas pela autonomia da literatura brasileira, pois o país, nesse momento, já é independente.

Veja abaixo cada uma delas, todas com um breve resumo.

Romantismo (1836-1881)

Romantismo

Essa Escola Literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, pela subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.

No Brasil, o Romantismo é dividido em 3 fases. A 1ª é conhecida como fase nacionalista e indianista; a 2ª é marcada pelo egocentrismo e pelo pessimismo; a 3ª é marcada pela liberdade. Aprenda mais sobre elas lendo nosso resumo completo sobre o Romantismo. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Realismo (1881-1922)

Realismo

O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.

O Naturalismo e o Parnasianismo surgiram na mesma época que o movimento realista, mas, apesar do Naturalismo ser parecido com o Realismo, eles têm algumas características que os diferem. Saiba quais são elas lendo nosso resumo completo sobre o Realismo. 

Naturalismo (1881-1922)

Naturalismo

O Naturalismo é uma Escola Literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

O Naturalismo, apesar de ter origem no Realismo, possui linguagem mais próxima da coloquial e temática mais polêmica. Saiba quais são as outras diferenças entre essa Escola Literária e o Realismo. 

Parnasianismo (1881-1922)

Parnasianismo

Nessa Escola Literária a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada. O Parnasianismo também é conhecido como Neoclassicismo devido ao fato de ter resgatado alguns valores presentes no Classicismo. 

Simbolismo (de 1893-1922)

Simbolismo

O Simbolismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, ao final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas.

Pré-Modernismo (1902-1922)

Pré-Modernismo

Nessa Escola Literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer. O Pré-Modernismo rompe com o academicismo, além do que, é marcado pela marginalidade das suas personagens.

Alguns estudiosos não consideram o Pré-Modernismo como uma Escola Literária, pois ele tem obras artísticas e literárias com características muito distintas.

Modernismo (1922-1950)

Modernismo

O Modernismo rompeu com a tradição clássica e deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura. O Modernismo se divide em três fases. A 1ª fase é marcada pela renovação estética e pelo radicalismo; a 2ª fase tem temáticas nacionalistas; a 3ª fase é marcada por inovações linguísticas e experimentações artísticas.

Quais são as escolas literárias europeias?

Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral. Além disso, é comum elas serem tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros principais vestibulares. 

Veja abaixo quais são, e mais um breve resumo sobre cada uma delas. 

Trovadorismo (1189-1418)

Trovadorismo

É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média. 

Humanismo (1418-1527)

Humanismo

O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

Classicismo (1527-1580)

Classicismo

O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.

O Beduka te conecta à faculdade

Talvez o seu interesse pelas escolas literárias seja só para fazer uma prova da escola ou por curiosidade. Mas se você estiver aqui porque está estudando para o vestibular, nós temos uma super novidade para vocês! 

É possível entrar na faculdade sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Gostou de saber um pouco mais sobre as Escolas Literárias? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários

    • Olá Carlos.
      Se por “sequência de acordo com o contexto histórico” você estiver se referindo a qual Escola veio antes ou depois ao longo do tempo, as Escolas foram colocadas no texto em ordem cronológica e com as datas do começo e término de cada uma. Caso ainda restem dúvidas, por favor pergunte novamente. Obrigado.