Literatura

Tudo sobre as Escolas Literárias

Escolas LiteráriasEscolas Literárias

Romantismo, Simbolismo e Modernismo são nomes comuns pra você? Esses 3 movimentos são alguns exemplos das Escolas Literárias. Leia nosso artigo e saiba o nome de todas as Escolas Literárias e as características de cada uma delas.

As Escolas Literárias caem frequentemente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre elas, fazendo um pequeno resumo sobre cada uma.

Deseja ler os resumos completos sobre cada Escola Literária? Clique aqui

Nesse artigo você encontrará:

  1. O que são Escolas Literárias;
  2. Resumo das Escolas Literárias da Era Colonial;
  3. Resumo das Escolas Literárias da Era Nacional;
  4. Resumo das Escolas Literárias europeias mais importantes.

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que são Escolas Literárias?

A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época. Dessa forma, a matéria se torna mais didática para os alunos.

Aproveite e faça os Exercícios sobre as Escolas Literárias!

Essa sistematização tem como objetivo facilitar o estudo da disciplina, bem como seu ensino, uma vez que agrupa escritores de acordo com suas características estilísticas, temáticas e, claro, de acordo com o contexto histórico no qual estão inseridos.

A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal. 

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

  • Quinhentismo (de 1500 a 1601);
  • Barroco (de 1601 a 1768);
  • Arcadismo (de 1768 a 1808); 

Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição. 

Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.

A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

  • Romantismo (de 1836 a 1881);
  • Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);
  • Parnasianismo (1882 a 1922)
  • Simbolismo (de 1893 a 1922);
  • Pré-Modernismo (1902 a 1922)
  • Modernismo (de 1922 a 1950);
  • Tendências contemporâneas.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas:

  • Trovadorismo (1189 a 1418);
  • Humanismo (1418 a 1527);
  • Classicismo (1527 a 1580).

Era Colonial 

As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas. 

Quinhentismo (1500-1601)

Quinhentismo

Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.

Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. 

Barroco (1601-1768)

Barroco

Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. 

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

Arcadismo (1768-1808)

Arcadismo

Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

Era Nacional

As Escolas Literárias da Era Nacional são caracterizadas pela autonomia da literatura brasileira, pois o país, nesse momento, já é independente.

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas.

Romantismo (1836-1881)

Romantismo

Essa Escola Literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, pela subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.

No Brasil, o Romantismo é dividido em 3 fases. A 1ª é conhecida como fase nacionalista e indianista; a 2ª é marcada pelo egocentrismo e pelo pessimismo; a 3ª é marcada pela liberdade. Aprenda mais sobre elas lendo nosso resumo completo sobre o Romantismo. 

Realismo (1881-1922)

Realismo

O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.

O Naturalismo e o Parnasianismo surgiram na mesma época que o movimento realista, e apesar do Naturalismo ser parecido com o Realismo eles têm algumas características que os diferem. Saiba quais são elas lendo nosso resumo completo sobre o Realismo. 

Naturalismo (1881-1922)

Naturalismo

O Naturalismo é uma Escola Literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

O Naturalismo, apesar de ter origem no Realismo, possui linguagem mais próxima da coloquial e temática mais polêmica. Saiba quais são as outras diferenças entre essa Escola Literária e o Realismo. 

Parnasianismo (1881-1922)

Parnasianismo

Nessa Escola Literária a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada. O Parnasianismo também é conhecido como Neoclassicismo devido ao fato de ter resgatado alguns valores presentes no Classicismo. 

Simbolismo (de 1893-1922)

Simbolismo

O Simbolismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, ao final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas.

Pré-Modernismo (1902-1922)

Pré-Modernismo

Nessa Escola Literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer. O Pré-Modernismo rompe com o academicismo, além do que é marcado pela marginalidade das suas personagens.

Alguns estudiosos não consideram o Pré-Modernismo como uma Escola Literária, pois ele tem obras artísticas e literárias com características muito distintas.

Modernismo (1922-1950)

Modernismo

O Modernismo rompeu com a tradição clássica e deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura. O Modernismo se divide em três fases. A 1ª fase é marcada pela renovação estética e pelo radicalismo; a 2ª fase tem temáticas nacionalistas; a 3ª fase é marcada por inovações linguísticas e experimentações artísticas.

Escolas Literárias Europeias

Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral. Além disso, é comum elas serem tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros principais vestibulares. 

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas. 

Trovadorismo (1189-1418)

Trovadorismo

É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média. 

Humanismo (1418-1527)

Humanismo

O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

Classicismo (1527-1580)

Classicismo

O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.

Gostou de saber um pouco mais sobre as Escolas Literárias? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador