Literatura

Descubra o que foi o Barroco e suas principais características

O que foi o barroco?O que foi o barroco?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Barroco é um movimento artístico que surgiu no século XVI e durou até o século XVIII. Para diversos pesquisadores, o Barroco constitui não apenas um estilo ligado a arte, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir o que foi o Barroco. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Barroco?
  2. Qual o contexto histórico do Barroco?
  3. Quais as principais características do Barroco?
  4. Quando começou o barroco na Europa? Detalhes dessa arte em cada país
  5. Como foi o Barroco no Brasil?
  6. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Está se preparando para fazer o vestibular? Se sim! Treine com o Simulado Beduka.  Ele é 100% gratuito e você ainda pode decidir quais matérias precisa praticar mais!

O que foi o Barroco?

O Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até meados do século XVIII. Ele foi marcante principalmente na arquitetura, na pintura e na literatura.

Foi um movimento que valorizou o excesso de detalhes. Por esse motivo, a herança desse período são igrejas e catedrais repletas de ornamentos e com características que remetem luxo e poder.

As pinturas são verdadeiras representações de assuntos relacionados a divindade. E as esculturas retratam as santidades.

Esses fatores fizeram dele um importante aliado da igreja no combate a Reforma Protestante, de Martinho Lutero. Ou seja, o movimento foi aproveitado como uma ferramenta de Contrarreforma. 

Lembrando que o Barroco é uma escola literária! E esse é um tema bastante importante e que cai de forma corriqueira no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem. Além de também constar em vestibulares consagrados do país! 

Agora que você já sabe o que foi o barroco, pode testar os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Barroco!

Qual o contexto histórico do Barroco?

O Barroco iniciou-se em meio a uma crise dos valores espalhados pelo Renascimento. Antes dessa crise, o mundo vivia um momento no qual as leis estabelecidas pela Igreja Católica perderam força tanto devido aos ideais renascentistas quanto devido ao aparecimento de alguns conflitos.

O conflito principal foi a Reforma Protestante, que resultou em um abalo significativo do poderio católico. Consequentemente, após isso, para recuperar os fiéis, a Igreja precisou se reorganizar internamente e externamente. Para entender melhor sobre essa reforma, o artigo abaixo pode te auxiliar bastante:

Foi nesse contexto que surgiu a Contrarreforma, um movimento que tinha como objetivo o resgate dos valores centrais do catolicismo para que a sua hegemonia (influência) fosse recuperada.

Nesse sentido, o Barroco colaborou com a Igreja Católica. Pois, a mesma visava difundir os ensinamentos religiosos através de manifestações artísticas. Porém, seria errado dizer que o barroco é uma arte do catolicismo.

Pelo contrário, foi um movimento regido pelo dualismo. De um lado a igreja, e de outro tudo que é relacionado a natureza terrena. Mas é claro que o luxo e a riqueza de detalhes foi aproveitado para simbolizar a retomada de poder buscada pela contrarreforma.

A prova disso é que o barroco está presente, até hoje, em grandes catedrais, igrejas, palácios, capelas e esculturas de santos. Ele é um apelo à beleza, um chamado à percepção de Deus pelos sentidos.

Quais as principais características do Barroco?

O Barroco ditou tendência em diversas formas de manifestações artísticas. No geral, esse movimento está marcado pela retomada de ideias teocêntricas, colocando Deus como centro do Universo. Porém, essa ideia acaba resultando em um dualismo: o conflito entre o divino e o terreno.

Logo, há um dilema entre teocentrismo e antropocentrismo.

Além disso, nessa época a emoção sobrepunha a razão e as ideias protestantes eram contestadas pela Igreja Católica. Isso resultou em uma marcante reflexão acerca da guerra entre o certo e errado, o bem e o mal, Deus e Diabo

Veja a seguir características específicas de cada manifestação artística: 

Características do Barroco na literatura:

  • Linguagem pessimista;
  • Textos com mensagens religiosas;
  • Presença de metáfora, hipérbole, hipérbato, paradoxo e antítese;
  • Texto rebuscado e ornamentado;
  • Preocupação com a forma do texto;
  • Poesias expressando sentimento de culpa pelos pecados cometidos.

Saiba o que são figuras de linguagem!

Características do Barroco na pintura:

  • Representações de passagens bíblicas;
  • Representação do Infinito;
  • Valorização das luzes e sombras;
  • Acabamentos bem trabalhados;
  • Forte conteúdo emocional.

Características do Barroco na música:

  • Expressões dramáticas, como ocorre na ópera;
  • Combinações de instrumentações e vozes mais variadas;
  • Ornamentação musical.

Características do Barroco na arquitetura:

  • Monumentos religiosos com muitas curvas e irregularidades;
  • Dramaticidade e efeitos teatrais;
  • Obras repletas de extravagância e exageros ornamentais;
  • Utilização de colunas curvadas, que dão a ideia de movimento;
  • Uso de ornamentos dourados e acobreados;

Quando começou o barroco Europeu: detalhes dessa arte em cada país

O Barroco surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa. Dessa forma, o movimento ganhou grande destaque em todo o continente. Para entender melhor o que foi o barroco, veja como ele se desenvolveu nesses países europeus:

Barroco na Itália 

Barroco na Itália
“O Juízo Final” de Michelangelo

A Itália foi considerada o berço do Renascimento e da Arte Barroca onde diversos artistas se destacaram, principalmente na cidade de Roma – onde surgiram escolas de artes que eram famosas pela capacidade de representação do corpo humano de maneira realística, com riqueza de detalhes e busca pela perfeição. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A Itália se destacava principalmente nos campos da pintura e da música barrocas. Entre as obras que ganharam mais visibilidade na época, está a pintura de Michelangelo, na Capela Sistina, conhecida como “O Juízo Final”, por conseguir retratar de maneira precisa a estratégia do catolicismo em resgatar seus conceitos na sociedade. 

Principais autores do Barroco Italiano:

  • O pintor Michelangelo Merisi, o Caravaggio (1571-1670)
  • O pintor, escultor e arquiteto Gian Lorenzo Bernini (1598- 1680)
  • O arquiteto e escultor Francesco Borromini (1599-1667)
  • O arquiteto, pintor e decorador Andrea Pozzo (1642-1709)

Barroco na Espanha 

Barroco na Espanha
“Vênus ao Espelho” de Diego Velázquez

O Barroco Espanhol teve grande influência da Itália e teve suas características mais expressadas através da arquitetura e da pintura. Além disso, a Espanha foi o centro dos poetas barrocos.

Com predomínio do realismo, ele ficou conhecido por utilizar a teatralidade na pintura, representando situações religiosas e cenas cotidianas.

Principais autores do Barroco Espanhol:

  • O pintor Diego Velázquez (1599-1660)
  • O pintor José de Ribera (1591-1652)
  • O pintor Francisco de Zurbarán (1598-1664)
  • O pintor Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682)
  • O poeta Francisco de Quevedo (1580-1645)
  • O poeta e dramaturgo Miguel de Cervantes (1547-1616)

Barroco em Portugal

Uma crise social e financeira assolava Portugal em meados de 1580. Como reflexo dessa situação, a população portuguesa enfrentava sentimentos pessimistas, presença de euforia e nacionalismo.

O barroco português nasce como forma de materializar esse contraste, por meio da arquitetura, da música, da pintura e, principalmente, da literatura e do teatro. Durante o século XVI, a poesia lírica, o teatro de costume e a oratória seca ganharam grande projeção, bem como os gêneros literários.

Padre Antônio Vieira é o principal autor do Barroco literário em Portugal, mas passou a maior parte de sua vida no Brasil. Ele foi uma espécie de cronista da história imediata. Assim, ele elaborava os sermões dentro da técnica medieval, deslindando as metáforas da linguagem bíblica.

Principais autores do Barroco Português:

  • O poeta Gregório de Matos (1636-1696)
  • O poeta Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
  • O poeta Bento Teixeira (1561-1618)
  • O poeta Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622)
  • O escritor Francisco Manuel de Melo (1608-166)
  • A poeta Josefa de Óbidos (1630-1684)

Como foi Barroco no Brasil?

Barroco no Brasil

O Barroco foi introduzido no Brasil através dos jesuítas, com o objetivo de catequização dos indígenas, no final do século XVI. Devido ao fato do Brasil ser uma colônia portuguesa, a principal influência do Barroco Brasileiro é Portugal. 

A produção artística teve grande avanço principalmente no século XVII, após o descobrimento das das minas de ouro e pedras preciosas.

Minas Gerais, por ser o estado onde foi encontrado o maior número de jazidas, e o nordeste, por seu desenvolvimento atribuído à cana-de-açúcar, foram as regiões do país mais influenciadas pela Arte Barroca.

Barroco em Minas Gerais 

Barroco em Minas Gerais

A coroa brasileira foi atraída para interior de Minas Gerais – principalmente Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Diamantina e Sabará – pela grande presença de ouro. Dessa forma, o Barroco nessas cidades foi responsável por construir igrejas com esculturas e pinturas banhadas a ouro, com riqueza de detalhes e beleza única.

Atualmente, muitas obras barrocas ainda podem ser encontradas nas cidades do interior de Minas, sendo consideradas parte de uma importante rota do turismo nacional.

Barroco na Bahia

O estado baiano foi o primeiro a incorporar os conceitos do Barroco em sua arte, porque, naquela época, era o centro político e econômico do Brasil, com destaque para Salvador, a então capital do país. 

O Barroco na Bahia também deixou sua marca nas igrejas, caracterizado pelo uso excessivo do ouro em esculturas religiosas e na pintura.

Principais autores do Barroco Brasileiro:

  • O escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814)
  • O escultor Agostinho de Jesus (1600-1661)
  • O pintor Mestre Ataíde (1762-1830)
  • O pintor e restaurador José Joaquim da Rocha (1737-1807)
  • pintor José Teófilo de Jesus (1758-1847)
  • pintor Eusébio de Matos e Guerra (1629-1692)
  • poeta Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
  • poeta Frei Vicente do Salvador (1564-1636)

Gostou de aprender o que foi o Barroco? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

O Beduka pode te conectar a faculdade

Se você está estudando sobre o que foi o barroco porque vai fazer o vestibular, eu preciso te contar que tem uma forma muito mais fácil de entrar na faculdade!

  • Sem precisar fazer provas; 
  • Sem desespero;
  • Sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários