Literatura

Exercícios sobre Barroco

Exercícios sobre BarrocoExercícios sobre Barroco

O Barroco é um tipo de arte que foi expressada por meio de diferentes tipos artísticos, na Europa do século XVII. Esse estilo artístico se espalhou rapidamente, então toda a cultura dessa fase – como os costumes, os valores e as interações sociais – é denominada “barroca”. Leia o resumo e faça os exercícios sobre barroco.

O barraco faz parte das escolas literárias, são temas bastante importantes e costumam cair no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros principais vestibulares! Leia o resumo e faça os exercícios sobre barroco.

O que é Barroco?

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália do século XVII e durou até o século XVIII, se manifestou inicialmente nas artes plásticas e depois na literatura, teatro e na música. Após as manifestações, o Barraco surgiu também na Holanda, Bélgica, França e Espanha. 

O barroco significa “pérola irregular” ou “pérola deformada”, recebeu esse nome por causa das características que representam esse estilo, como a pejoratividade e a irregularidade das obras.

Contexto Histórico do Barroco

No final do Renascimento, depois das Reformas Religiosas do século XVI, a Igreja Católica passou por uma crise, apesar dos católicos ainda serem grandes influenciadores sociais eles tiveram perda de espaço. A arte barroca surgiu então nesse período e demonstrou o contraste espiritual com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.

No final do século XVII, o barroco recebeu o nome de rococó, pois tiveram algumas mudanças nas obras, como a presença de curvas, conchas, flores, folhas, ramos e outros detalhes decorativos.

Artistas Barrocos

Eles foram patrocinados principalmente pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras são na maioria das vezes marcadas por rebuscos, detalhes e tem o caráter de representar as emoções e sentimentos dos seres humanos.

Principais artistas brasileiros:

  • Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho ) – (escultor)
  • Bento Teixeira – (poeta)
  • Gregório de Matos – (poeta)
  • Mestre Ataíde (pintor e decorador)
  • Mestre Valentim (escultor, arquiteto e entalhador)
  • Francisco das Chagas (escultor)
  • José Joaquim da Rocha (pintor)
  • Jesuíno do Monte Carmelo (pintor, arquiteto e escultor)
  • Eusébio de Matos e Guerra (pintor)
  • Manuel de Jesus Pinto (pintor)
  • José Teófilo de Jesus (pintor)
  •  Agostinho de Jesus (escultor)

Principais artistas estrangeiros:

  • Francesco Borromini – (arquiteto, italiano)
  • Antoon van Dyck – (pintor, belga)
  • Caravaggio – (pintor, italiano)
  • Vivaldi – (músico, italiano)
  • Rubens – (pintor, flamengo)
  • Giovanni Baglione – (biógrafo e pintor, italiano)
  • Mattia Preti – (pintor, italiano)
  • Frans Hals – (pintor, holandês)
  • Jan Vermeer – (pintor, holandês)
  • Padre Antônio Vieira – (escritor, português)
  • Diego Velásquez – (pintor, espanhol)
  • Pietro de Cortona – (arquiteto, italiano)
  • Gian Lorenzo Bernini – (arquiteto e escultor, italiano)

Barroco no Brasil

Os-passos-da-Paixão -exercícios sobre Barroco

O barraco no Brasil sofreu grandes influências do barraco de Portugal, contudo ao decorrer do tempo o barroco brasileiro adquiriu características próprias. Veja quais são as principais características do barroco no Brasil:

  • O barroco brasileiro se manifestou principalmente em Minas Gerais, no século do ouro;
  • Antônio Francisco, também chamado de Aleijadinho, foi o principal representante do barroco mineiro;
  • Aleijadinho criava obras em madeira e em pedra-sabão;
  • As principais obras são de caráter religioso, como: “Os doze profetas” e “Os passos da Paixão”;
  • Manuel da Costa (pintor), Mestre Valentim (escultor), Gregório de Matos (poeta) foram também grandes artistas barrocos.
exercícios sobre Barroco

Agora faça os Exercícios sobre Barroco e confira as respostas no gabarito.

Exercícios sobre Barroco

1 – (UFRN)A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d) poesia confessional e autos religiosos.

e) poesia lírica e teatro de costumes.

2 – (UFRS)Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas:

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

3 – (Fatec) “Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas – ou nenhuma delas – havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo.”

Ana Miranda, BOCA DO INFERNO.

Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:

a) gongorismo, caracterizado pelo jogo de idéias.

b) cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.

c) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.

d) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.

e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.

4 – (UCS)Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:

A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.

a) simples; a antítese; parnasiana.

b) rebuscada; a antítese; barroca.

c) objetiva; a metáfora; simbolista.

d) subjetiva; o verso livre; romântica.

e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

5 – (Fuvest)Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poetas:

a) presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.

b) sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.

c) presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.

d) sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.

e) estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.

6 – (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os “falsos fidalgos”. O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.

a) do Brasil do século XIX – Gregório de Matos.

b) da sociedade mineira do século XVIII – Cláudio Manuel da Costa.

c) da Bahia do século XVII – Gregório de Matos.

d) do ciclo da cana-de-açúcar – Antônio Vieira.

e) da exploração do ouro em Minas – Cláudio Manuel da Costa.

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7 – (Mackenzie)Assinale a alternativa incorreta:

a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.

c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.

d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.

e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

8 – (VUNESP)

Ardor em firme coração nascido;

pranto por belos olhos derramado;

incêndio em mares de água disfarçado;

rio de neve em fogo convertido:

tu, que em um peito abrasas escondido;

tu, que em um rosto corres desatado;

quando fogo, em cristais aprisionado;

quando crista, em chamas derretido.

Se és fogo, como passas brandamente,

se és fogo, como queimas com porfia?

Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

Pois para temperar a tirania,

como quis que aqui fosse a neve ardente,

permitiu parecesse a chama fria.

O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

9 – (SANTA CASA) – A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;

b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;

d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;

e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

10 – (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:

a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.

b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.

c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as ideias da ilustração francesa.

d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.

e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.

11 – (UFV/99) Considere as afirmações que se seguem. Todas elas vinculam a poesia de Gregório de Matos aos princípios estéticos e ideológicos do Barroco brasileiro, exceto:

a) A vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.

b) O “Boca do Inferno” insurgiu-se não só contra os desmandos administrativos e políticos da Bahia do século XVII, mas contra o próprio ser humano, que, na concepção do poeta, é por natureza corrupto e mau.

c) Os poemas religiosos de Gregório de Matos fundiram a contemplação da divindade, o complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser pó, sensações, enfim, freqüentes no atormentado espírito barroco.

d) O significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de Gregório de Matos revestiu-se de alto sentido crítico aos vícios e violências da sociedade colonial.

e) A produção literária de Gregório de Matos dividiu-se entre a temática lírico-religiosa e uma visão crítica das mazelas sociais oriundas do processo de colonização no Brasil.

Respostas dos Exercícios sobre Barroco

Exercício resolvido da questão 1 –

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) Apenas I e III.

Exercício resolvido da questão 3 –

e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) rebuscada; a antítese; barroca.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) da Bahia do século XVII – Gregório de Matos.

Exercício resolvido da questão 7 –

e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

Exercício resolvido da questão 8 –

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

Exercício resolvido da questão 9 –

e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

Exercício resolvido da questão 10 –

d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.

Exercício resolvido da questão 11 –

a) A vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.

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