Literatura

Questões sobre expressionismo + resumo para treinar o que aprendeu

As 6 melhores questões sobre expressionismoAs 6 melhores questões sobre expressionismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Imagine um mundo de cores intensas e formas distorcidas, em que imagens ganham vida e nos fazem sentir emoções profundas. Nele, aquilo que enxergamos se torna símbolo de sentimentos, que apesar de reais não são totalmente compreensíveis.  

No expressionismo é exatamente assim, as cores são vibrantes, os corpos ganham outras dimensões e muitas telas apresentam distorções. Nomes como o de Edvard Munch e Van Gogh marcaram essa tendência que fez parte das Vanguardas Europeias. 

Além de esse ser um assunto interessante, ele é cobrado no Enem e em outros vestibulares. Por isso, fizemos um resumo e separamos várias questões sobre expressionismo para você treinar, cada uma delas com seu respectivo gabarito comentado.

Vai fazer o Enem? Então, saiba que não adianta estudar um monte de assunto aleatoriamente. É preciso ter um planejamento. Por isso, criamos o Plano de Estudos do Beduka! Um cronograma completo que te diz o quê, como, onde e por quanto tempo estudar. 

Neste artigo, você vai encontrar um resumo e várias questões sobre expressionismo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o expressionismo?
  2. Quais as principais características do expressionismo?
  3. Quais os principais artistas do expressionismo?
  4. Quais são as principais obras do expressionismo?
  5. Questões sobre expressionismo
  6. Gabarito comentado das questões sobre expressionismo

O que foi o expressionismo?

O expressionismo foi um dos cinco movimentos que fizeram parte do que chamamos de Vanguardas Europeias. Eles formaram um conjunto de novos conceitos artísticos que transformaram o que estava sendo produzido no século XIX. 

Ele fez juz ao nome que recebeu e seu real objetivo era justamente expressar, por meio de imagens, aquilo que não poderia ser tocado: o desespero, a miséria, a fome, o medo…

Para fazer isso, retratava a realidade por uma perspectiva onírica (como se as imagens fossem componentes de um sonho). Assim, como você poderá ver na obra Retirantes, de Portinari quando chegarmos aos exercícios. 

Ao olhar a tela, não vemos um retrato comum de uma família sofrida; vemos a própria fome e escassez, como se ambas tivessem ganhado um rosto, uma forma. Não à toa, ela é muito utilizada em questões sobre expressionismo.

É por isso que a maioria das telas expressionistas apresentam um aspecto distorcido e cores vibrantes, quase que nos teletransportando a um universo paralelo. Isso possibilitava materializar o mundo abstrato, sem tirar dele suas características.

Mas o expressionismo não foi representado apenas por pinturas, a literatura, a música, o cinema e o teatro também aderiram ao movimento.

No cinema, merece destaque o filme “O gabinete do Dr. Caligaris”, de 1922. No qual as cenas apresentam uma desfiguração e uma desproporcionalidade entre o corpo dos personagens e o ambiente.

Vale lembrar que em todos os meios de produções artísticas, o expressionismo explorou temas difíceis ou perturbadores. Resultando em obras bem dramáticas e intensas. Além disso, também representou uma oposição ao Impressionismo e suas ideias de leveza e simplicidade.

No Brasil, Cândido Portinari e Anita Malfatti foram os nomes expressionistas que mais se destacaram.

Caso queira outros artigos para complementar seus estudos e facilitar na hora de de responder às questões sobre expressionismo, temos diversos que podem te ajudar:

Quais as principais características do expressionismo?

Você já pôde observar que a tendência expressionista possuía aspectos bem marcantes, como distorção das imagens e abordagem de temas difíceis de lidar. Mas resolvemos facilitar ainda mais para você, listamos as principais características e explicamos cada uma delas.

Isso vai te ajudar muito na hora de resolver as questões sobre expressionismo. Confira:

1 – Subjetividade: todas as técnicas de arte utilizadas por essa tendência artística eram resultado do desejo do artista de retratar o lado subjetivo da vida e do ser humano (emoções, sensações e sentimentos). 

2 – Contraste cromático: as obras expressionistas foram criadas com a utilização de cores que contrastam entre si. O intuito é gerar uma sensação de impacto, intensidade e até mesmo de desconforto. 

2 – Abordagem psicológica melancólica: a preocupação do movimento era dar forma ao lado subjetivo do ser humano. Mas não qualquer lado, e sim a parte difícil como sentimentos de angústia, solidão e outras experiências desconfortáveis e intensas.

3 – Distorção e exagero: os artistas expressionistas utilizavam as cores e as pinceladas de modo que as imagens ficassem distorcidas ou desniveladas. As formas e contornos também poderiam ser desproporcionais para gerar desconforto ou impacto. A ideia era retratar o lado subjetivo sem que esse se tornasse apenas realidade.

4 – Utilização de grossas camadas de tinta: os artistas na maioria das vezes aplicavam várias camadas espessas de tintas nas telas que estavam produzindo. Essa técnica criava uma textura tátil e dava uma sensação de mais intensidade à obra. 

5 – Valorização de temas sombrios e trágicos: como já dissemos, não era qualquer subjetividade que os expressionistas retratavam. Eles estavam interessados nas desconfortáveis. Então, a abordagem costumava ser sobre desespero, dor, mazelas, entre outras.  

Quais os principais artistas expressionistas?

Van Gogh e Edward Munch com certeza são os nomes mais mencionados. Mas na hora de resolver as questões sobre expressionismo, você vai ver que aparecem vários outros artistas. Confira os principais:

  • Marc Chagall (1887-1985)
  • Paul Klee (1879-1940)
  • Wassily Kandinsky (1866-1944)
  • Amedeo Modigliani (1884-1920)
  • Egon Schiele (1890-1918)
  • Edvard Munch (1863-1944)
  • José Orozco (1883-1949)
  • Constant Permeke (1886-1952)
  • Cândido Portinari (1903-1962)
  • Anita Malfatti (1889-1964)
  • Diego Rivera (1886-1957)
  • Georges Rouault (1871-1958)
  • Chaim Soutine (1893-1943)
  • David Siqueiros (1896-1974)
  • Vincent Van Gogh (1853-1890)

Quais são as principais obras do expressionismo?

Não tem como falar de expressionismo sem pensar na tela O Grito, de Edward Munch, ou na Noite Estrelada, de Van Gogh. Ou ainda, no Brasil, na obra Retirantes, de Portinari. Porém, há muitas outras criações que marcaram essa tendência.

Confira cada uma delas antes de começar a responder as questões sobre expressionismo! 

  • “O Grito” (1893), de Edvard Munch
  • “A Noite Estrelada” (1889), de Vincent van Gogh
  • The First Animals (1913), de Franz Marc
  • O cavaleiro azul (1903), Wassily Kandinsky
  • Cinco mulheres na Rua (1913) – Ernst Kirchner
  • Retirantes (1944), de Portinari
  • O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), filme dirigido por Robert Wiene
  • “Metropolis” (1927), filme dirigido por Fritz Lang
  • Tropical, de Anita Malfatti 

Questões sobre expressionismo (com gabarito comentado)

Agora que você já sabe o que foi o expressionismo, quem foram os artistas expressionistas e quais as principais características do movimento, é hora de testar esse novo conhecimento na prática. Vamos lá?

Questão 1-  (UPE/2014) Observe a imagem a seguir:

Questão-1-sobre-expressionismo

Ela retrata uma das mais destacadas produções do expressionismo alemão nas primeiras décadas do século XX. Sobre esse movimento artístico, NÃO é correto afirmar que:

a) ele foi um movimento de vanguarda surgido na primeira década do século XX.

b) teve como principal influência o movimento operário, tomando como base o cinema soviético de David W. Griffith.

c) se manifestou basicamente na pintura, na literatura e no teatro.

d) no cinema, suas principais preocupações foram o indivíduo, suas inquietações pessoais e o drama de uma sociedade devastada pela guerra.

e) suas mais destacadas produções no cinema foram o Gabinete do Dr Caligari, Nosferatu e Metrópolis.

Questão 2-   (IFSudMinas) Examine a pintura de Cândido Portinari (“Retirantes”, 1944) para responder à questão.

Questão-2-sobre-expressionismo

Considerando-se o tema apresentado na tela “Retirantes”, de Portinari, é CORRETO apenas o que se afirma em:

a) Através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.

b) A realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que 

está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil.

c) As personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.

d) Influenciado pelo onirismo e pela fantasia, Portinari idealiza o retrato da família brasileira que permanece no campo.

e) A obra artística revela um cenário harmonioso através do qual o bucólico e o pastoril acompanham o estado de espírito das personagens.

  • Ufa! Falta apenas um exercício das questões sobre expressionismo. Continue com o bom trabalho!

Questão 3 – (Unichristus – adaptada) Texto para a questão.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
Questão 3 sobre expressionismo

Edward Munch (1863-1944), artista norueguês, representa a opressão e a ansiedade do trabalhador: são rostos pálidos, com olhares perdidos e, tal como fantasmas, retornam à noite para casa.

A arte de Munch, na visão de Karl Marx, representa

a) Uma crítica otimista do trabalho como produção de riqueza.

b) Uma visão clássica da classe camponesa explorada pelo senhor.

c) Um olhar denunciador do trabalho como mercadoria.

d) Uma denúncia da exploração da mão de obra infantil nas fábricas.

e) A visão do operário do século XIX como agente produtor de riqueza.

Gabarito comentado das questões sobre expressionismo

Fizemos questão de analisar cuidadosamente os exercícios acima para você! Assim, vai ficar mais fácil entender o que foi o expressionismo e suas principais características. Confira:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) teve como principal influência o movimento operário, tomando como base o cinema soviético de David W. Griffith.

Vamos lá, lembra que no início deste artigo vimos que o expressionismo foi um dos movimentos das vanguardas europeias? Então, não há nenhum erro na letra A.

Quanto aos meios de arte que ele foi mais utilizado, temos a pintura, a literatura e o teatro. Logo, a alternativa C também está correta.

No cinema, as preocupações eram as mesmas que nas demais formas de arte: inquietações. Isso inclui a preocupação com a sociedade que tinha sido devastada pela guerra na época. E, sim, o Gabinete do Dr Caligari, Nosferatu e Metrópolis foram os destaques expressionistas do cinema.

Mas o expressionismo não teve nada a ver com o movimento operário e nem com o cinema soviético. Ele surgiu na Europa, mas precisamente na Alemanha. Além disso, David W. Griffith, era um cineasta norte-americano e não soviético. 

Portanto, a alternativa incorreta é a letra B.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) Através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.

Portinari utilizou o expressionismo para criar uma das telas mais intrigantes e mais importantes da arte brasileira: Retirantes. O intuito foi gerar um impacto para que quem a visse, pudesse entrar no universo de mazelas enfrentadas por uma família de retirantes.

Na tela, há uma crítica à má distribuição de renda e o consequente aumento desses impactos negativos nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, não há romantismo e nem idealização nos aspectos apresentados por ela, pelo contrário, há um proposital desconforto que nos remete à fome.

Isso descarta as alternativas B, C e D. Quanto a E, ela é justamente aquilo a que o expressionismo se opôs: harmonia, cenários bucólicos e leveza de personagens.

Portanto, a alternativa correta é a letra A. Ou seja, a tela representa uma visão crítica à sociedade e um retrato do martírio enfrentado por muitas famílias brasileiras.  

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Um olhar denunciador do trabalho como mercadoria.

Na obra em questão, Edward sem dúvidas conseguiu fotografar o cansaço. Ou seja, deu uma imagem a algo que até então só poderia ser sentido. Já muitos dos escritos de Karl Marx eram sobre os modos de distribuição de riqueza e sobre a classe operária.

Além disso, a visão de Marx não era otimista, nem clássica, mas sim duramente crítica e em favor do proletariado. Logo, a única alternativa possível é a letra C, já que a tela não faz referência a mão de obra infantil nas fábricas.

Esse é só um dos muitos assuntos que quem está estudando para o Enem precisa saber. Se você for um desses estudantes, saiba que não adianta muito passar horas estudando sem treinar. 

Pois, é praticando que surgem as dúvidas e é possível melhorar. Sabe o ditado famoso “É errando que se aprende”? Ele é muito real quando se trata de vestibular. Por isso, criamos o Simulado Enem do Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.

E para saber por quanto tempo, como e o que estudar, conte com nosso Plano de Estudos! Ele vai te ajudar com:

  • Tempo de estudo acessível;
  • Conteúdos que mais caem;
  • Link de artigos exclusivos sobre cada assunto;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Obrigado por ficar até o fim das questões sobre expressionismo. Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários