História

Qual foi o objetivo do Plano Marshall? A estratégia dos EUA para recuperar a Europa

qual foi o objetivo do plano marshallQual foi o objetivo do Plano Marshall?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Quando os horrores da Segunda Guerra Mundial chegaram ao fim, a Europa Ocidental se encontrava em ruínas, clamando por esperança e um caminho para a recuperação. Nesse cenário desolador, surgiu uma iniciativa ousada que se tornaria um marco na história: o Plano Marshall.

Ele foi um farol uma resposta abrangente para ajudar os países europeus a reconstruírem suas economias e suas infraestruturas. No entanto, os Estados Unidos tinham outras pretensões com ele.

Neste texto vamos te explicar qual foi o objetivo do Plano Marshall e se ele funcionou mesmo. Leia o texto até o final e descubra a face do plano que você não conhecia.

Descubra outros assuntos que caem no Enem com o Plano de Estudos do Beduka e conte com dicas de como e onde estudar para o exame. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

Qual foi o objetivo do Plano Marshall?

O Plano Marshall teve como principal objetivo a recuperação econômica dos países da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial. Encerrado o conflito, eles estavam com diversas dificuldades, precisando se reconstruir.

A Europa foi o território que mais sofreu com a guerra, pois a maior parte das batalhas foram travadas nela. Deste modo, a destruição de sua infraestrutura e as perdas do seu capital humano foram mais significativas que em qualquer outro lugar.

Só para se ter uma ideia, na França a produtividade no pós-guerra era um terço da americana, principalmente por causa da incapacidade de investimentos. Havia um trator para 200 pessoas no campo, enquanto nos Estados Unidos era um para 43.

O Plano Marshall foi proposto pelo secretário de estado dos Estados Unidos, George Marshall, para mudar a realidade europeia. Foi tido como um plano humanitário para melhorar a situação.

Além disso, aponta-se também que foi um dos componentes da doutrina Truman, idealizada pelo presidente americano Henry Truman. Sendo assim, qual foi o objetivo do Plano Marshall?

Ela visava deter o avanço do socialismo sobre o mundo, que vinha ganhando adeptos após a campanha vitoriosa da União Soviética na guerra. Além disso, a situação de penúria acabava servindo como combustível político para os comunistas.

Para evitar as vitórias deles nas eleições, os americanos resolveram fortalecer as economias e aumentar sua influência na Europa Ocidental. Assim, podemos dizer que os principais objetivos do Plano Marshall foram:

  • Auxiliar econômica e humanitariamente a Europa após a Segunda Guerra Mundial;
  • Realizar a aproximação dos Estados Unidos e aumentar sua influência no oeste europeu;
  • Fortalecer as economias capitalistas e travar o avanço do socialismo;
  • Abrir o mercado europeu para produtos americanos.

Teste seu conhecimento sobre qual foi o objetivo do Plano Marshall com nossa lista de exercícios sobre a Guerra Fria.

Quais eram as características do Plano Marshall?

Para cumprir seu objetivo, o Plano Marshall promoveu a concessão de empréstimos a juros baixos para os países europeus. Claro, desde que seus governos estivessem de acordo com as imposições americanas, que foram:

  • Comprar produtos prioritariamente dos Estados Unidos;
  • Colocar em prática medidas de estabilização monetária e anti-inflacionárias;
  • Realizar a integração e cooperação entre as nações europeias.

Isso iria evitar a aproximação com a União Soviética, que já dominava todo o leste europeu e parte da Europa Central.

Mas houve também ajuda além da financeira, como:

  • o auxílio técnico e a chegada de alimentos;
  • combustíveis, produtos das indústrias;
  • maquinário fabril;
  • fertilizantes etc.

Aprofunde seu entendimento sobre qual foi o objetivo do Plano Marshall lendo nosso artigo sobre as 9 consequências da Guerra Fria.

Como o Plano Marshall foi implantado?

O anúncio do Plano Marshall aconteceu em 5 de junho de 1947, mas só foi aprovado pelo congresso americano e sancionada pelo presidente Truman em abril de 1948. A demora foi causada pelas negociações entre os governos europeus e o americano.

Os empréstimos foram concedidos com base nas necessidades específicas de cada país e nos projetos identificados em seus planos de recuperação. As potências receberam mais recursos, pois a recuperação delas era prioritária para reerguer as demais nações.

Ao todo, o Plano Marshall disponibilizou entre 12 e 18 bilhões de dólares. Corrigido para valores atuais, esse montante seria de cerca de 130 bilhões, investimento altíssimo para a época. 

Faremos um pequeno comparativo com a Guerra da Ucrânia que está ocorrendo hoje. Os Estados Unidos estão enviando pacotes de trilhões de dólares em armamentos, esforços médicos e infraestrutura para os ucraniaos. 

Há, inclusive, algumas críticas sobre esses montantes estarem começando a prejudicar o orçamento americano.

Os países que mais receberam empréstimos foram:

  • Reino Unido (3,2 bilhões);
  • França (2,7 bilhões);
  • Itália (1,5 bilhão);
  • Alemanha (1,4 bilhão).

O plano durou até 1951 e esses valores serviram de arranque para a retomada do crescimento europeu, pois a economia desses países estava descapitalizada. Ou seja, sem os meios suficientes para iniciar a produção.

Conheça o contexto da Guerra Fria para aprender melhor qual foi o objetivo do Plano Marshall.

O Plano Marshall realmente deu certo?

Já vimos qual foi o objetivo do Plano Marshall. Resta saber quais impactos ele trouxe e se os Estados Unidos conseguiram atingi-lo.

Apesar do Plano Marshall ter sido considerado como bem sucedido existem alguns fatores que contam contra ele, mas não são muito divulgados.

Indo diretamente aos dados, como já falamos nesse artigo, foram gastos em torno de 130 bilhões, mas esse valor foi para todos os países da Europa fora da tutela da União Soviética. Ou seja, é um alto valor, mas não para um continente inteiro.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além disso, as somas liberadas pelo Plano somavam apenas 3% do caixa dos países ao final da sua duração, que foi de 4 anos. Significa que ele representou uma fatia bem pequena da verdadeira riqueza desses desses países (0,6% de crescimento ao ano para ser exato).  

Além dessa inconsistência contábil, há uma inconsistência nas datas. A 2ª Guerra terminou em 1945 e o Plano foi implantado em 1948. Como a Europa reagiu nesse intervalo de 3 anos? Resposta: aconteceu o Plano Morgenthau.

O Plano Morgenthau era um conjunto de medidas que visavam sabotar a Alemanha. Afinal, os Estados Unidos e companheiros tinham medo de ela se reconstruir e voltar a fazer guerras. 

A lógica desse plano foi invertida após os aliados perceberem que a URSS estava aumentando a sua zona de influência. Dessa forma, para impedir a Alemanha de ceder ao comunismo, eles pararam de sabotar a Alemanha de começaram a revitalizar ela, deixando claro qual foi o objetivo do Plano Marshall, de verdade.

Certo, mas isso foi a Alemanha, e a Europa como um todo? A verdade é que o Plano Marshall chegou no final da festa. Os índices de produção industrial da Europa já estavam maiores do que estavam antes da Guerra quando o dinheiro americano chegou.

Além disso, como já dissemos, o dinheiro não era para reconstruir as fábricas destruídas pela Guerra, mas sim obrigar os europeus a comprar produtos americanos. E quem coordenava o Plano, eram os grandes capitalistas dos Estados Unidos que não tinham interesse em fortalecer a concorrência

Ou seja, qual foi o objetivo do Plano Marshall? Manter a Europa dependente dos Estados Unidos e fora das garras da União Soviética.  

Apesar disso, o Plano Marshall ajudou a Europa em outra área muito importante que foi a diplomacia. 

Como já foi falado, as exigências para receber o dinheiro obrigavam os europeus a trabalharem juntos e serem economicamente saudáveis. Isso ajudou muito mais a revitalização da Europa do que centavo que tenha saído dos cofres americanos.

Além disso, os Estados Unidos saíram do seu histórico isolacionismo e passaram a exercer cada vez mais influência sobre a Europa. Não apenas econômica, mas também cultural e política.

Deste modo, as principais nações da Europa ocidental se mantiveram distantes da influência soviética. Por esse ponto de vista, o Plano Marshall foi um completo sucesso.

O que foi a Comecon?

Inicialmente, a União Soviética também receberia ajuda do Plano Marshall. Porém, com receio de se tornar dependente da economia americana, o governo soviético se recusou a participar e ainda por cima proibiu todos os estados sob sua influência de receberem o auxílio.

Para manter o desenvolvimento econômico próprio e dos demais países, o governo de Moscou criou o Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon), em 1949. Seu objetivo era promover a cooperação econômica entre esses países e fortalecer os laços comerciais e econômicos dentro do bloco socialista.

Saiba o que foi o Bloco Socialista.

Tal intuito seria realizado pelo comércio bilateral entre os países membros e a coordenação do desenvolvimento econômico e industrial. Isso incluía a especialização e a divisão de trabalho entre os países, a troca de tecnologia e conhecimento, o planejamento conjunto e a integração dos sistemas econômicos.

Esses acordos foram importantes durante a Guerra Fria e desempenharam papéis significativos nas estratégias e rivalidades entre os blocos capitalista e socialista. E caem constantemente no Enem.

Teste seus conhecimentos sobre eles com nosso Simulado do Enem. Ele é personalizável e gratuito, além de contar com o método TRI de correção, o mesmo usado pelo INEP!

Desejo fazer o Simulado

Para saber quais são os outros conteúdos que mais caem no exame e ser direcionado para artigos exclusivos sobre esses assuntos, conte com nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual foi o objetivo do Plano Marshall. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.