História

Exercícios sobre Guerra Fria com gabarito (8º ano, 9º ano, Enem e vestibulares)

Exercícios sobre Guerra FriaExercícios sobre Guerra Fria

A Guerra Fria foi um grande marco mundial que gerou várias consequências, por isso ler e praticar os seus conhecimentos com as questões sobre Guerra Fria é essencial para você tirar uma boa nota no Enem.

Se você deseja melhorar o seu desempenho no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM ou de outros principais vestibulares, é importante saber sobre alguns conflitos mundiais.

A Guerra Fria foi uma disputa ideológica entre o socialismo e o capitalismo. A fim de liderar o poder mundial, ela teve como representante a União Soviética e os Estados Unidos da América.

Início da Guerra Fria

A Guerra Fria se iniciou após a Segunda Guerra Mundial (1945) e foi um período histórico que teve a ocorrência de vários conflitos ideológicos e a presença de disputas estratégicas entre as duas grandes potências da época, Estados Unidos e a União Soviética. Essas duas potências mundiais disputavam principalmente três questões, que eram a hegemonia política, econômica e militar no mundo

A União Soviética apoiou e implantou o socialismo, tentando expandir essa ideologia para outros países, com o objetivo de alcançar a igualdade social baseado na economia planificada, no partido único – no caso, o Partido Comunista – e a ausência de democracia. 

Saiba mais sobre o socialismo, comunismo e Karl Marx neste artigo.

Os Estados Unidos constituíam a segunda potência mundial e, ao contrário da União Soviética, defendia a expansão do sistema capitalista e se inspirava na economia de mercado, no sistema democrático e apoiava a propriedade privada.

Socialismo e Capitalismo

Para entender esse conflito e fazer os Exercícios sobre Guerra Fria é necessário ler o resumo com atenção e anotar os pontos principais.

Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma divisão política entre o capitalismo e socialismo, sendo também uma separação ideológica e que envolvia todo o sistema militar. Não houve nenhum conflito direto armado entre essas potências. Contudo, influenciaram outros países que acabaram entrando em conflito armado, como no Vietnã e na Coreia.

Durante os anos, ambas potências tentaram mostrar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico. O presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshall, no intuito de ajudar os países em crise econômica por conta da Segunda Guerra Mundial, por meio de empréstimos com juros oferecidos. Dessa maneira a União Soviética como resposta desenvolveu o Comecon, que impedia os seus aliados socialistas de adquirir o Plano Marshall.

plano-Marshall

Ao final da Segunda Guerra a Alemanha foi a que mais saiu com prejuízos, por isso tinha altos interesses no Plano Marshall e acabou aderindo aos empréstimos do Estados Unidos. Como consequência, a União Soviética bloqueou todas as rotas terrestres que tinham acesso à Berlim. 

A Alemanha ao decorrer do tempo foi dividida em duas partes, a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) sob influências socialistas e a Alemanha Ocidental (República Federal Alemã) que era influenciada pelo capitalismo americano. A partir dessa divisão, foi construído o Muro de Berlim em 1961, para impedir os cidadãos de transitarem de um lado para o outro.

Lembretes importantes para ir bem nas questões sobre Guerra Fria..

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), foi desenvolvida pelo Estados Unidos e seus aliados para manter as alianças militares unidas, caso ocorresse algum ataque. 

OTAN: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha.

A União Soviética juntamente com os seus aliados, com o mesmo objetivo criam o Pacto de Varsóvia.

Pacto de Varsóvia: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Fim da Guerra Fria

A Guerra Fria chegou ao fim em novembro de 1989. Após 42 anos negociando as relações internacionais, Ronald Reagan e Mikahil Gorbachev estabeleceram a negociação. 

A queda do Muro de Berlim marcou o fim dos regimes socialistas no Leste Europeu e as duas Alemanhas foram assim unificadas.

muro-de-berlim Exercícios sobre Guerra Fria

Agora é a sua vez de colocar os seus conhecimentos em prática com as questões sobre Guerra Fria!

Exercícios sobre Guerra Fria

Esses exercícios são bons para o ensino fundamental (8º e 9º ano) e para todas as séries do Ensino médio que estão treinando para o Enem e para outros vestibulares.

1 – (FMU-SP)O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.

b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

2 – (TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.

b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.

c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.

e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

3 – (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. […] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

4 – (UNESP 92)Os recentes acordos para a diminuição das armas estratégicas de longo alcance afastam as campanhas histéricas e o perigo de um confronto bélico catastrófico. Quando se analisam as origens da denominada Guerra Fria, percebe-se que ela se relacionou inicialmente com:

a) a política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências.

b) a instalação de rampas de lançamento e a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba.

c) o fim da Guerra do Vietnã e o apoio norte-americano aos “contras” da Nicarágua sandinista.

d) a ascensão de Mikhail Gorbatchev na URSS e sua política de Glasnost.

e) o envolvimento dos governos inglês e norte-americano na elaboração de um discurso responsabilizando o comunismo como terrível ameaça ao mundo livre.

5 – (Uff 2007) Na última Copa do Mundo, nos surpreendemos com a declaração do técnico da seleção alemã Jurgen Klinsmann, diante da possibilidade de a Alemanha ganhar aquela Copa e ser tetracampeã. Na verdade, a Alemanha estaria ganhando o seu primeiro título de Copa do Mundo, afirmou Jurgen Klinsmann. Assinale a opção que explica corretamente a afirmação do técnico alemão. 

a) A Alemanha Oriental, fruto dos tratados do pós-Segunda Guerra Mundial, foi vitoriosa nas três copas disputadas no período de domínio nazista e esses títulos não foram reconhecidos pela FIFA. 

b) A Alemanha unificada, vencedora de três copas mundiais, não teve reconhecida a sua condição de nação porque, na época das vitórias, estava ocupada pelas forças da OTAN. 

c) Os títulos mundiais ganhos pela Alemanha, no período da Guerra Fria, foram atribuídos apenas à parte oriental. 

d) A Alemanha Ocidental ganhou apenas dois dos três títulos, o outro título foi ganho pela parte oriental, ocupada por forças soviéticas. 

e) A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, teve o seu território dividido em duas partes e apenas a Ocidental foi vitoriosa nas três copas mundiais.

6 – (Ufu 2006) – Leia o trecho do discurso a seguir. “Que toda nação saiba… que pagaremos qualquer preço, suportaremos qualquer fardo, enfrentaremos qualquer privação, apoiaremos qualquer amigo, obstaremos qualquer inimigo, para assegurar a sobrevivência e o triunfo da liberdade.” 

John F. Kennedy, Discurso de Posse. Citado por NEVINS, A. e COMMAGER, H.S. “Breve História dos Estados Unidos”, S.P.: Alfa-Omega, 1986, p. 591.

Baseando-se na citação e na política externa do governo norte-americano na década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) No início do governo Kennedy, ocorreram intervenções e conflitos envolvendo Cuba e União Soviética. Os Estados Unidos apoiaram a invasão da Baía dos Porcos, promoveram o bloqueio naval e aéreo à ilha e exigiram a retirada dos foguetes soviéticos instalados em Cuba. 

b) Ao enfatizar a aplicação do Plano Marshall e da Doutrina Truman, o governo Kennedy foi marcado pelas negociações com a União Soviética e a China, que objetivaram solucionar os conflitos envolvendo a Coréia e o Vietnã e evitaram a expansão do comunismo na Ásia. 

c) Em relação à América Latina, o governo norte-americano formulou a Aliança para o Progresso, cuja proposta era conceder ajuda e financiamentos para o desenvolvimento econômico, a fim de evitar o crescimento da influência comunista sobre as populações latino-americanas. 

d) O governo norte-americano organizou iniciativas de treinamento das forças armadas e dos serviços de repressão da América Latina, a fim de reprimir manifestações populares e opositores aos governos favoráveis à influência norte-americana.

7 – (Unesp 2005) Nas décadas de 1960 e 1970, a relação dos EUA com a América Latina 

a) caracterizou-se pela ausência de investimentos econômicos significativos, uma vez que a região oferecia menores oportunidades de lucro do que os chamados tigres asiáticos. 

b) alterou-se quando os norte-americanos condicionaram a ajuda financeira aos relatórios de organizações internacionais que avaliavam o respeito aos direitos humanos e à democracia. c) desenvolveu-se de acordo com o programa do Departamento de Estado Norte-americano, com o objetivo de suplantar o domínio político e cultural dos países europeus na região. 

d) particularizou-se pela aplicação da “política da boa vizinhança”, que objetivava industrializar e desenvolver o sul do continente, ainda que sob o controle dos norteamericanos. 

e) pautou-se por um clima tenso, sobretudo depois da subida ao poder de Fidel Castro e da crise dos mísseis na baía dos Porcos. 

8 – (Ufsm 2002)Leia o texto a seguir. Tornava-se claro que toda a tecnologia em desenvolvimento na corrida pela conquista do espaço não seria só utilizada para viagens espaciais, ou em proveito da humanidade. Atrás do cenário da “odisséia do espaço”, ocultavam-se fins bélicos. […] os foguetes desenvolvidos poderiam servir tanto para transportar cargas pacíficas (satélites) como armas atômicas. O progresso da humanidade trazia consigo o princípio do fim. Um incidente internacional, ocorrido em 1962, é exemplar para demonstrar a permanente tensão vivida pelo mundo. 

(MILDER,Saul. “A conquista da lua”. SãoPaulo: FTD, 1997.) Assinale a alternativa que apresenta o incidente a que o texto se refere. 

a) Invasão da Baía dos Porcos por castristas. 

b) Argumento do Muro de Berlim. 

c) A invasão da Hungria pela URSS. 

d) O não-alinhamento da Iugoslávia. 

e) A crise dos mísseis soviéticos em Cuba.

9 – (Pucrs 2007)A Queda do Muro de Berlim, em 1989, significou, SIMBOLICAMENTE, 

a) a vitória do comunismo na República Democrática Alemã.

b) a alteração nas relações político-ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética. 

c) o início da globalização econômica, com a criação do Mercado Comum Europeu. 

d) o isolamento da Alemanha oriental no cenário europeu e internacional. 

e) a fuga de mão-de-obra da parte ocidental para a parte oriental da Alemanha

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Respostas das questões sobre Guerra Fria

Confira o gabarito dos exercícios anteriores. Tomara que você tenha ido super bem!

Exercício resolvido da questão 1 –

b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

Exercício resolvido da questão 3 –

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) o envolvimento dos governos inglês e norte-americano na elaboração de um discurso responsabilizando o comunismo como terrível ameaça ao mundo livre.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, teve o seu território dividido em duas partes e apenas a Ocidental foi vitoriosa nas três copas mundiais.

Exercício resolvido da questão 6 –

b) Ao enfatizar a aplicação do Plano Marshall e da Doutrina Truman, o governo Kennedy foi marcado pelas negociações com a União Soviética e a China, que objetivaram solucionar os conflitos envolvendo a Coréia e o Vietnã e evitaram a expansão do comunismo na Ásia. 

Exercício resolvido da questão 7 –

e) pautou-se por um clima tenso, sobretudo depois da subida ao poder de Fidel Castro e da crise dos mísseis na baía dos Porcos. 

Exercício resolvido da questão 8 –

e) A crise dos mísseis soviéticos em Cuba.

Exercício resolvido da questão 9 –

b) a alteração nas relações político-ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Guerra Fria? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador