Biologia

Quais são os Tipos Sanguíneos? Como saber a compatibilidade sanguínea?

Quais são os Tipos SanguíneosQuais são os Tipos Sanguíneos?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Tipos Sanguíneos são os quatro tipos de sangue que uma pessoa pode ter. Eles são classificados de acordo com a presença e ausência de antígenos e anticorpos. São eles: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.

Você sabe quais são os Tipos Sanguíneos? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para te ajudar a se preparar para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Não deixe de conferir o artigo sobre o Sistema Circulatório Humano.

Nesse artigo vamos falar sobre: 

  • Quais são os Tipos Sanguíneos;
  • Compatibilidade Sanguínea;
  • História dos Tipos Sanguíneos;
  • Fator RH.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Tipos Sanguíneos!

O que é Tipo Sanguíneo?

O sangue é fundamental para o organismo humano. Ele é responsável por inúmeras tarefas como a manutenção da temperatura corporal, o transporte de gás carbônico, nutrição das células do corpo e combate de doenças por meio dos anticorpos.

O sangue é composto por células chamadas glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. Os glóbulos vermelhos são chamados de hemácias, e são as células que transportam o oxigênio para todo o corpo humano. 

No entanto, essas hemácias nem sempre são iguais em todos os indivíduos, algumas possuem composições diferentes de outras. Chamamos de Tipos Sanguíneos todas as variações de hemácias possíveis: cada tipo de hemácias representa um tipo sanguíneo.

Sistema ABO

Os grupos sanguíneos são resultado da herança genética, exemplo de alelos múltiplos ou poloalelia. No sistema ABO, três genes formam o tipo sanguíneo: IA IB e i. Eles definem sangue tipo A, AB, B e O.

Esses alelos são responsáveis pela presença ou ausência de substâncias presentes na parte externa das células vermelhas, as hemácias.

Esses são os tipos sanguíneos:

  • A +
  • A –
  • B +
  • B –
  • AB +
  • AB –
  • O +
  • O –

A seguir, explicaremos melhor sobre quais são os Tipos Sanguíneos.

Estude Biologia com o Guia Completo dos Sistemas do Corpo Humano.

Quais são os Tipos Sanguíneos?

tipos sanguineos A, B, AB e O

Os Tipos Sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de antígenos (aglutinogênios) específicos das hemácias do sangue. São eles:

  • Tipo A: presença de antígenos do tipo A em volta de todas as células;
  • Tipo B: presença de antígenos do tipo B em volta das hemácias;
  • Tipo AB: presença dos dois antígenos A e B volta de todas as células;
  • Tipo O: ausência de antígenos em volta das hemácias.

Além de possuírem antígenos específicos, os Tipos Sanguíneos também possuem anticorpos (aglutininas) específicos, responsáveis por defender o organismo contra agentes inovadores. 

Ter um anticorpo específico para uma célula y, por exemplo, significa que, caso a célula y entre em contato com o organismo, o sistema imune irá reagir eliminando essa célula y. No caso dos Tipos Sanguíneos, os anticorpos específicos são:

Sangue Tipo A:

Possui o anticorpo contra o antígeno B (anti-B). Ou seja, toda vez que o antígeno B entra em contato com o tipo sanguíneo A, as células do sistema imunológico o atacam.

Sangue Tipo B

Possui o anticorpo contra o antígeno A (anti-A). Ou seja, caso o antígeno A entra em contato com o tipo sanguíneo B, as células do sistema imune reagem contra ele.

Sangue Tipo AB

Não possui anticorpos contra nenhum antígeno.

Sangue Tipo O

Possui ambos anticorpos, anti-A e anti-B. Sendo assim, se algum dos antígenos A ou B entrem em contato com o tipo sanguíneo O, o sistema imune irá reagir contra eles.

desenhos dos tipos de grupos-sanguineos: A, B, AB e O

Quando um sangue que tem os antígenos A e/ou B entra em contato com outro sangue que tem os anticorpos para um dos dois ou ambos antígenos, o sangue sofre a aglutinação

Os anticorpos anti-A e/ou anti-B irão se aglutinar nas hemácias que possuem os antígenos, fazendo com que o sangue seja impossibilitado de circular no corpo. Por isso é extremamente importante saber o tipo sanguíneo ao receber uma doação de sangue

Fator Rh – Positivo e Negativo

Quando se fala em Tipos Sanguíneos, também escuta-se muito sobre positivo e negativo. Essa classificação se dá devido ao Fator Rh, que também pode ser conhecido como antígeno D.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O Fator Rh também é um antígeno presente em volta das hemácias no sangue, o antígeno D. Quando as hemácias possuem o antígeno D, dizemos que ela possui o Fator Rh positivo. Quando o antígeno não está presente, o Fator Rh é negativo.

O tipo sanguíneo que não possui o antígeno D em suas hemácias, ou seja, é Rh negativo, possui o anticorpo contra o antígeno D (anti-D). Este sistema de grupos foi descoberto por Karl Landsteiner e Alex Wiener em 1937, através de exames feitos em macacos do gênero Rhesus. 

Compatibilidade sanguínea – Doação de Sangue

A compatibilidade sanguínea corresponde à possibilidade de um tipo sanguíneo receber o outro em uma possível doação de sangue. Para observarmos qual tipo de sangue pode doar ou receber outro tipo, observamos a presença dos antígenos e anticorpos.

Confira no infográfico abaixo, quem doa sanque para quem de acordo com a compatibilidade.

tabela de compatibilidade sanguinea com infográfico mostrando quem doa para quem

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue é preciso alguns requisitos estabelecidos pela maioria dos centros de doação de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e até 69 anos, desde que a última doação tenha ocorrido até os 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar bem  alimentado (diminuição no consumo de  gorduras no mínimo 4 horas antes da doação);

Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Saiba mais sobre a importância da doação de sangue no Ministério da Saúde.

Quem não pode doar sangue?

Algumas pessoas precisam ficar sem doar sangue por um tempo, até melhorarem; outras não podem doar nunca, visto que não haverá mudança no quadro descrito.

 Doação de sangue temporária

  • Pessoas resfriadas;
  • Grávidas;
  • Mulheres no pós-parto (90 dias em partos  normal e 180 em cesarianas);
  • Após procedimento endoscópico;
  • Pessoas que consumiram álcool nas últimas 12 horas;
  • Mulheres que estão amamentando a menos de 12 meses;
  • Após extração dentária ou qualquer cirurgia odontológica;
  • Pessoas que se vacinaram  contra a gripe nas últimas 48 horas;
  • Pessoas que estejam com herpes;
  • Pessoas que estiveram em estados do Norte, Nordeste e qualquer outro lugar com alta incidência de malária, no último mês;
  • Pessoas que estiveram  em regiões com alta incidência de febre amarela, em menos de um mês;
  • Pessoas  que viajaram para a Europa ou EUA nas últimas 5 semanas 
  • Indivíduos  que tenham feito tatuagem, acupuntura ou colocado piercing  nos últimos 12 meses.

Doação de sangue definitiva

  • Indivíduos que adquiriram hepatite após os 11 anos de idade;
  • Usuários de drogas ilícitas injetáveis;
  • Indivíduos com malária;
  • Portadores de AIDS (vírus HIV), Doença de Chagas e doenças associadas aos vírus HTVL 1 e 2.

Perguntas e respostas sobre a matéria

Será que você aprendeu mesmo? E se as perguntas abaixo fossem feitas a você ou caíssem na prova…daria para responder? Veja o nosso resumo.

Porque existem diferentes tipos de sangue?

Porque os alelos que recebemos de nossos pais vão se combinar de forma múltipla e isto definirá tipos diferentes, com características únicas. Pai e mãe com sangue A e O jamais terão filhos com sangue B.

Qual é a diferença entre os tipos de sangue?

A diferença gira em torno da presença das moléculas de proteína que ficam na superfície externa das hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue. Os antígenos posem ser A ou B, ou não estar presentes.

Por que existe sangue positivo e sangue negativo?

Como vimos tudo depende da proteína que fica nas hemácias. O Sistema Rh é que define se o sangue é positivo ou negativo com base no antígeno D. Quem tem o D é positivo, que não tem, é negativo.

O que acontece se eu receber sangue diferente?

É muito grave e um enorme risco para a saúde, receber sangue diferente. Os sintomas podem ser: calafrio, tremor, insuficiência renal e até mesmo levar à morte.

Se, por exemplo, um paciente do tipo O receber sangue do tipo A, acontecerá hemólise do sangue recebido, ou seja, haverá destruição das hemácias. Isso acontece por causa dos anticorpos anti-A que atacarão o sangue recebido por ele não ser compatível.

Tipos de sangue indicam pré-disposição à alguma doença?

Existem pesquisas que apontam algumas relações sim, mas tudo ainda no princípio e nada conclusivo a ponto de fazer com que as pessoas precisem mudar seu estilo de vida por causa do seu tipo sanguíneo.

Por enquanto é mais fácil falar sobre tipo sanguíneo e coagulação. Sim, eles coagulam de forma diferente. Quem tem o sangue O, não coagula tão bem e por isso pode sofrer mais facilmente com hemorragias. Já o A, possui mais fatores de coagulação.

Além de aprender quais são os Tipos Sanguíneos você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender quais são os Tipos Sanguíneos? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários