Artes

Obras expressionistas de Van Gogh que todo vestibulando tem que conhecer

obras expressionistas de van goghobras expressionistas de van gogh
Sala do Saber - melhor cursinho online

Quem nunca ouviu falar em Vincent Van Gogh? O pintor holandês mais mencionado na atualidade. O legado deixado por ele está espalhado pelos museus mais renomados do ocidente.

Van Gogh não foi reconhecido em vida, mas esse foi o menor de seus problemas. A luta mais difícil do artista foi contra sua própria mente. Algumas de suas obras mais famosas foram criadas enquanto ele esteve internado em um hospital psiquiátrico. 

Ele nos deixou cerca de 2000 produções. Neste artigo, você vai conhecer as principais obras expressionistas de Van Gogh. Para facilitar, listamos e analisamos para você as mais famosas e que mais caem no Enem e em outros vestibulares.

Neste artigo, você vai conhecer as principais obras expressionistas de Van Gogh. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Expressionismo?
  2. Quem foi Van Gogh?
  3. Quais as principais obras expressionistas de Van Gogh?
  4. Noite Estrelada, 1889
  5. Os Comedores de Batata, 1885
  6. Autorretrato, 1889
  7. O quarto em Arles, 1888
  8. Terraço do café na praça do fórum, 1888
  9. Amendoeira em flor, 1890
  10. Dúvidas sobre o Prouni, o Sisu e o Fies? (Resolvemos isso para você)

Conhecer as obras expressionistas de Van Gogh vai enriquecer diversas áreas da sua vida, mas caso você esteja estudando o assunto para o vestibular: não é preciso! O Beduka Bolsas está oferecendo bolsas de estudos até 65% em excelentes faculdades do país. Sem provas e com início imediato!!

O que foi o expressionismo?

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, junto com o 

cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo. Ele fez parte do que se denominou de Vanguardas Europeias. 

Esse movimento resultou em novos padrões estéticos e surgiu como uma  espécie de oposição ao impressionismo francês (período marcado por tons neutros e retrato de paisagens).  

O objetivo dos artistas que tinham ideais expressionistas era o de impactar por meio de tons vibrantes e imagens distorcidas. A representação da realidade ainda estava presente e era importante, mas foi transformada em desconforto.

Desconforto proposital, já que a expressão se sobrepunha à imagem real. Logo, as telas resultavam em retratos de emoções, a maioria das vezes, angustiantes. 

Como podemos observar na obra Os Retirantes, de Portinari. Nela, a fome se materializa em forma de imagem. 

As produções expressionistas também aparentam terem sido produzidas sob um domínio instintivo e estão diretamente ligadas aos sentimentos de quem as criou.

Após terminar de conhecer as obras expressionistas de Van Gogh, você pode ler mais sobre o assunto e testar seus conhecimentos fazendo exercícios. É só acessar:

Quem foi Van Gogh?

Van Gogh foi e é um dos artistas mais aclamados e conhecidos da humanidade. Teve uma vida intensa, cheia de altos e baixos emocionais. Em vida, vendeu apenas uma única tela.

Criador de Noite Estrelada, o pintor holandês enfrentou sérios problemas psíquicos, o que resultou em período de internação no asilo de Saint-Rémy, na França. No local, ele pintou uma série de autoretratos. 

Os tons de azul e amarelo, além de uma série de céus estrelados, são marcas registradas de suas obras. Van Gogh ganhou notoriedade somente após a sua morte, aos 37 anos de idade. 

Ele nos deixou um legado de cerca de 2.000 obras, expostas em três diferentes museus: MoMA, em Nova York, Museu de Orsay, em Paris, e Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda.

Quais as principais obras expressionistas de Van Gogh?

Van Gogh era e ainda é (por meio de seu legado) mestre em nos fazer entrar em uma realidade paralela. Suas obras são internas e ganham vida por meio do expressionismo. 

É possível ver as características desse movimento em cada uma de suas pinceladas. As imagens levemente distorcidas, a vibração de tons, retratos sensoriais e lugares flutuantes expressam e trazem um desconforto solitário a quem as olha.

Para que você entenda mais sobre as principais obras expressionistas de Van Gogh, separamos as 6 mais significativas e analisamos elas para você. Veja nos próximos tópicos.

1 – Noite Estrelada (1889)

Noite Estrelada é uma das obras mais emblemáticas de Van Gogh. Ela é inspirada na vista que o pintor tinha quando esteve internado em um sanatório, em Saint-Remy-de-Provence, na França.

Além dessa, Van Gogh criou uma outra tela bem parecida: O Céu Estrelado. Inclusive, muita gente confunde as duas.  A primeira está exposta no MoMA, em Nova York. Já a segunda está exposta no Museu d’Orsay.

O céu estrelado é uma representação da paisagem às margens do rio Rhône, que nasce na Suíça e termina na França.

2 – Os Comedores de Batata, 1885

“O que penso sobre o meu próprio trabalho é que a pintura dos camponeses comendo batatas que fiz em Nuenen é, afinal, a melhor coisa que fiz”, escreveu Van Gogh em uma das correspondências que costumava enviar ao irmão.

Quem somos nós para discordar? Realmente, Os Comedores de Batata é uma das principais obras expressionistas de Van Gogh, mas não para por aí. Ela é uma das pinturas mais significativas da história da arte.

Os rostos dos personagens parecem nos levar a uma realidade alternativa, proposta do expressionista, além de ampliar a noção de desconforto presente na cena. 

O tom em terra nos remete ao nome da tela e nos entrega o talvez único alimento que a família tinha para partilhar: uma batata. 

O intuito também é dar um aspecto de trabalho árduo, de pessoas que colheram sua própria escassez ainda que tenham passado o dia sob a pena. Por fim, uma pequena luminária dá uma leve claridade a um ambiente escuro: o conforto do descanso e da reunião familiar.

3 – Autorretrato, 1889

Vang Gogh produziu muitos autorretratos, mas esse é o último e mais significativo. Ele foi feito enquanto o pintor esteve no asilo de Saint-Rémy, por causas de sofrimentos psíquicos.

Tons azuis estão presentes na maioria das obras expressionistas de Van Gogh. Nesse caso, a cor é usada para criar espirais, o que remete a confusão e desconforto gerados pelo momento que o artista vivia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Essas espirais se fundem ao corpo, gerando uma mistura indivisível entre delírio e realidade. Já o olhar fixo e distante revela um homem que estava mergulhado em seu próprio interior e não nos acontecimentos à sua volta. 

4 – O quarto em Arles, 1888

“Nas paredes, um lilás pálido; o chão, apagado, o cobertor de vermelho sangue; a mesa de toalete, laranja; as janelas, verdes…”

Vang Gogh tinha um irmão para o qual costumava pintar e escrever. O trecho acima é uma descrição do quarto em que ele morou, em Asla, sul da França.

O artista pintou três vezes o pequeno quarto no qual passou a maior parte da sua vida, mas não há diferenças marcantes entre as telas, apenas detalhes.  

O ambiente arrumado, aconchegante e, ao mesmo tempo, vago, instável e flutuante, simboliza também a espera do pintor por um amigo que moraria com ele, Paul Gauguin.

Essa, que é uma das mais famosas obras expressionistas de Van Gogh, está exposta no Museu de Orsay, em Paris, na França. 

5 – Terraço do café na praça do fórum, 1888

Você já deve ter percebido que Van Gogh era apaixonado por céus estrelados, tanto que retratou isso em muitas de suas obras. Mas a tela Terraço do café na praça do fórum foi a primeira a receber o céu que seria retratado na maioria das produções do pintor.

Alguns estudiosos dizem que a obra é uma releitura moderna da tela A Última Ceia, de Leonardo da Vinci: uma mesa, um jantar, um vinho, uma conversa e um talvez último ato de compartilhamento. 

Há evidências mais concretas de tal afirmação? Sim! Ao olhar mais atentamente, percebe-se que há 12 pessoas sentadas, com uma pessoa ao centro, de cabelo longo e vestida de branco.

Outro fator que merece destaque são os tons de amarelo, cor pela qual o artista também era apaixonado. Caso você queira conferir de perto e tirar suas próprias conclusões, a obra está exposta no Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda.

6 – Amendoeira em flor, 1890

Essa é uma das obras expressionistas de Van Gogh que mais se popularizou, mas que muita gente usa sem saber a autoria. Quem nunca viu uma capinha de celular, de kindle, adesivos, etc, com a imagem?

Sabe o que é mais interessante? Hoje a cultura oriental vem ganhando cada vez mais espaço entre os ocidentais, algo nada comum antigamente. Mas Van Gogh já carregava consigo a admiração pela arte do oriente.

Especialmente pelo gênero xilogravura Ukiyo-e, que acabou exercendo influência marcante na hora de o artista produzir a tela Amendoeira em flor. Outra curiosidade é que  Vincent fez a pintura para homenagear seu sobrinho que havia acabado de nascer.

Dúvidas sobre o Prouni, o Sisu e o Fies? (Resolvemos isso para você)

Eu não sei você, mas nós sempre ficamos admirados com as emoções que as produções artísticas geram. As obras de arte expressionistas de Van Gogh então… Sem dúvidas, elas dão bastantes impactantes.

Por falar em impactos, fazer uma faculdade pode gerar vários super positivos na sua vida: contatos profissionais, conhecimento, emprego e por aí vai.

Mas muita gente perde a oportunidade por não saber exatamente o que fazer com a nota do Enem. Por isso, acesse nossos artigos sobre:

Com ele, você:

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.