Literatura

O que é Expressionismo?

O que é ExpressionismoO que é Expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, no século XX. Sua principal característica é a subjetividade, ou seja, a maioria as obras desse movimento são representações dos sentimentos dos artistas.

As Vanguardas Europeias são um conjunto de movimentos artísticos que ocorreram no século XX. Além disso, é um tema recorrente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros vestibulares.

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo para te explicar o que é Expressionismo, um desses movimentos que tiveram maior destaque na Europa. Se você estiver se preparando para o Enem, aproveite e estude com o nosso simulado. É gratuito!

Nesse artigo você verá:

  1. O que é Expressionismo;
  2. As principais características do movimento;
  3. Como foi o Expressionismo no Brasil;
  4. Principais artistas e suas obras.

O que é Expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu para se opor à objetividade do Impressionismo francês, ou seja, tinha como característica a subjetividade. O movimento teve origem na Alemanha em meados de 1905 e durou até 1930.

O Expressionismo manifestou-se principalmente através das pinturas, sendo um dos primeiros representantes das chamadas “vanguardas históricas” e a focar em aspectos subjetivos.

O movimento tinha como principal ideia o conceito de arte enquanto ação. Trata-se de um tipo de pintura subjetiva, expressando sentimentos humanos. Ou seja, através de cores irreais, os artistas davam forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, entre outras emoções humanas. 

Em 1905, na Alemanha, foi formado o grupo Die Brücke (A Ponte), pelos artistas Ernst Kirchner, Erich Heckel e Karl Schmidt-Rottluff, entre outros. Por esse motivo, essa corrente do movimento também é chamado de Expressionismo alemão.

Já em 1911, surgiu o termo através de um comentário de Herwarth Walden na revista Der Sturm (A Tempestade). Em 1912, o grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) foi fundado por Franz Marc e Wassily Kandinsky.

As obras expressionistas tendiam a fazer críticas sociais, com cenas do cotidiano retratadas sem nenhuma moderação pelos artistas. Além disso, a principal temática usada era o sexo e a morte.

Características do Expressionismo

Agora que você já sabe o que é Expressionismo, veja quais são as principais características desse movimento artístico tão importante!

Os artistas expressionistas faziam uso de cores fortes e vibrantes em suas pinturas. Essa característica surgiu com o objetivo de que as cores usadas fossem irreais, ou seja, que não estivessem representando a realidade de forma direta. Além disso, a arte expressionista é considerada dramática e subjetiva, muitas vezes refletindo os sentimentos e as emoções do artista.

"Fränzi perante uma cadeira talhada", de Ernst Ludwig Kirchner
“Fränzi perante uma cadeira talhada”, de Ernst Ludwig Kirchner

A subjetividade presente no movimento expressionista fez com que os artistas começassem a expressar as suas visões sobre a vida em suas obras, principalmente as questões mais dramáticas dos sentimentos humanos, como o ciúme, miséria, entre outros temas. Isso fazia com que as obras desse movimento fossem consideradas pessimistas, já que os autores retratavam sentimentos intensos.

Outra característica importante do Expressionismo é o fato de que, muitas vezes, a realidade exposta nas obras era deformada. Ou seja, os artistas apresentavam a realidade conforme suas próprias percepções.

Expressionismo no Brasil

"A Boba", de Anita Malfatti
“A Boba”, de Anita Malfatti

O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes.

Outros artistas brasileiros que tiveram suas obras influenciadas pelo movimento expressionista são Oswaldo Goeldi, Lasar Segall e, mais tarde, Flávio de Carvalho e Iberê Camargo.

Principais artistas do Expressionismo

"O Grito", de Edvard Munch
“O Grito”, de Edvard Munch

Os principais artistas do movimento expressionista são:

  • Edvard Munch (1863-1944): Foi um pintor norueguês considerado um dos precursores do impressionismo e expressionismo alemão. Suas principais obras são “O Grito” (1893) e “Amor e Dor” (1894).
  • Franz Marc (1880-1916): Foi um dos mais influentes pintores representantes do movimento expressionista na Alemanha. Suas principais obras são “Nudes Under Trees” (1911) e “Little Blue Horse” (1912).
  • Paul Klee (1879-1940): Foi um pintor e poeta que nasceu e cresceu na Suíça. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o Expressionismo, Cubismo, e Surrealismo.
  • Wassily Kandinsky (1866-1944): Foi um artista plástico russo. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939. Suas principais obras são “Winter Landscape” (1909) e “Moscow I” (1916).
  • Egon Schiele (1890-1918): Foi um pintor austríaco ligado ao movimento expressionista. Suas principais contribuições para o Expressionismo são as obras “Retrato de Wally” (1912) e “The Artist’s wife seated” (1918).

Gostou de saber o que é Expressionismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador