Biologia

O que é mitose? Você nunca mais vai confundir mitose e meiose! Veja a explicação completa!

O que é MitoseO que é Mitose?

A mitose é uma forma de divisão celular em que são formadas duas células idênticas a partir de uma única célula inicial. Os cromossomos – que contêm o DNA com o código de todas as características – são duplicados e cada nova célula permanece com o mesmo número de cromossomos que a célula original. Logo, as células formadas por mitose são idênticas à célula-mãe.

Aprenda mais sobre o que é mitose e se prepare para as questões de biologia que podem envolver esse tema na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM. Esperamos que todas as suas dúvidas sobre esse tipo de divisão celular sejam esclarecidas com o nosso artigo.

Confira também nossos exercícios sobre Mitose.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Mitose;
  • Fases da Mitose;
  • Diferenças entre Mitose e Meiose.

Para entendermos bem o que é mitose e todas as etapas desta divisão celular, precisamos conferir antes alguns conceitos. Vamos lá?

Conceitos Iniciais para entender o que é Mitose

Estes conceitos são importantes não só para esta matéria, mas também para outras áreas relacionadas à Biologia. Uma boa compreensão deles é fundamental para fazer a leitura das questões desse tema no ENEM sem ter dúvidas.

O que são Cromossomos?

cromossomos na mitose

Os cromossomos são as unidades que constituem o material genético. Ou seja, todo o DNA – ou RNA – se encontra nos cromossomos. Os tipos e o número de cromossomos variam de uma espécie para outra. Os humanos, por exemplo, possuem 46 cromossomos (23 conjuntos de pares). Os cães, por sua vez, possuem 78 (39 conjuntos de pares)!

Eles são constituídos basicamente por proteínas e ácidos nucleicos. E, como dissemos, constituem o DNA, que possui um código genético para cada característica de um indivíduo.

Células Haplóides e Diplóides

  • Células Haplóides: São as células que contêm somente um conjunto de cromossomos. Isso significa que essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.
  • Células Diplóides: São as células que possuem dois conjuntos de cromossomos, e têm o número total da espécie

Existem diversas maneiras de células se dividirem. Sabe-se que, quando a fecundação acontece, o indivíduo recebe metade das características da mãe e metade das características do pai.

Após formado o embrião, ele começa a se multiplicar, gerando células idênticas. Isso acontece devido à divisão celular, que pode ocorrer de duas formas: mitose e meiose. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é mitose.

O que é Mitose?

A mitose é um processo de divisão celular que, a partir de uma célula, são formadas duas idênticas à esta inicial – chamadas de células-filhas. Isso é possível devido à duplicação do conjunto de cromossomos antes da divisão celular.

Também conhecida como cariomitose e cariocinese, a mitose possui como objetivo transmitir às células-filhas a informação genética dos cromossomos. Vale ressaltar que não há nenhuma mudança no número de cromossomos em nenhuma das células-filhas em relação ao número inicial.

A mitose tem duração de aproximadamente 24 horas. Em cerca de 90% deste tempo ocorre a interface e, nos 10% de tempo restantes, ocorre a fase mitótica. Mas calma! Explicaremos todos esses termos a seguir para você entender bem o que é mitose.

O que é Interfase?

A interfase é todo o processo anterior à divisão propriamente dita da célula. Nesse momento, acontece a duplicação do número de cromossomos, preparando a célula para o início da divisão. 

A interfase pode ser dividida em 3 fases:

etapas interfase da mitose

1. G1: Neste momento, o RNA é transcrito e proteínas são sintetizadas. Durante a G1, a célula aumenta bastante de tamanho, para poder comportar todo o material duplicado em seu interior.

2. S: Nesta fase, o DNA é replicado. Esse período é primordial para a manutenção do número de cromossomos produzidos depois da divisão celular. Também é na fase S que os centríolos são duplicados.

3. G2: Neste último momento, constata-se que o DNA de fato está replicado e o número de cromossomos, duplicado. Também na fase G2, a síntese de RNA se inicia novamente.

Essas fases são para células que estão em processo de divisão celular. As células que não estão em divisão permanecem em uma fase chamada G0.

Fases da Mitose

Essas fases são próprias dessa forma de divisão, em que o resultado são células idênticas à célula inicial. Entender cada uma dessas fase é essencial para entender o que é mitose.

1. Prófase

prófase mitose

A prófase é a fase de maior duração da mitose. Nesta etapa, o núcleo e o citoplasma se modificam. O núcleo aumenta de volume, pois recebe água proveniente do citoplasma, que se torna mais denso.

Os cromossomos ficam mais curtos e aumentam sua espessura à proporção que a prófase avança. Esse processo é chamado de espiralização cromossômica.

Conforme os cromossomos se condensam, a síntese de RNA é finalizada e o nucléolo da célula diminui, desaparecendo por completo no final da prófase. Os centríolos migram para os pólos (extremidades) da célula, onde são envoltos por fibras denominadas fibras do fuso mitótico. 

Essas fibras podem ser contínuas – que vão de centríolo a centríolo – ou cromossômicas – que surgem somente na prometáfase.

2. Prometáfase

prometafase mitose

A prometáfase começa assim que a carioteca, que é a membrana que envolve o núcleo da célula, se desintegra. Nessa etapa, os cromossomos caem no citoplasmas e seguem direção até o meio da célula, onde ficam presos nas fibras de fuso cromossômicas.

3. Metáfase

metafase mitose

Na etapa de metáfase, os cromossomos localizados no meio da célula constituem a placa metafásica. Nesse momento, eles permanecem em pausa, enquanto ocorre uma alta movimentação de partículas e organelas no citoplasma – que seguem em direção aos pólos da célula.

4. Anáfase

anáfase mitose

A anáfase tem o seu início no momento em que o centrômero – que é um ponto que conecta as cromátides dos cromossomos – é duplicado e dividido longitudinalmente. Por esse motivo, as cromátides também são divididas.

Assim, elas passam a ser chamadas cromossomos-irmãos, e também seguem em direção aos pólos da célula. Quando cada pólo recebe o mesmo material cromossômico, a anáfase finaliza.

5. Telófase

telófase mitose

Na telófase, ocorre praticamente o processo oposto da prófase e início da prometáfase. Nessa fase, os núcleos e nucléolos de ambas as novas células são formados e reorganizados. Também na telófase, a carioteca se reorganiza, os cromossomos descondensam, as fibras de fuso somem e as novas células tomam forma.

6. Citocinese

citocinese mitose

Trata-se da divisão do citoplasma, originando as novas células-filhas. No final de todo o processo, temos exatamente duas células idênticas.

Confira o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet. Você consegue organizar toda a sua rotina de estudos até o ENEM. Confira!

O que é Mitose e Meiose? – Diferenças

A meiose também é um processo de divisão celular, mas que acontece somente na formação dos gametas (óvulos e espermatozóides), diferentemente da mitose, que é o processo de divisão de todas as demais células do organismo. Na meiose, o número de cromossomos das novas célula é a metade do número inicial – o número de cromossomos da célula-mãe.

Principais diferenças entre mitose e meiose:

  • A mitose dá origem a duas células idênticas à célula-mãe. Na meiose, são geradas quatro novas células com material genético diferente do material da célula inicial.
  • A meiose reduz pela metade o número de cromossomos nas células-filhas. Na mitose o número de cromossomos é mantido entre a célula inicial e as novas células.
  • A mitose acontece na maior parte das células do organismo. Já a meiose, acontece somente nos gametas femininos e masculinos.

Além de aprender o que é Mitose, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador