Aprenda o que é Divisão Celular

O que é Divisão CelularO que é Divisão Celular?

Divisão celular é o processo em que a célula se divide, gerando outra célula idêntica a ela ou não. Os processos de divisão celular estudados são a mitose e a meiose e, no final de cada processo, podemos ter duas ou quatro novas células.

Você sabe o que é Divisão Celular? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para te ajudar a se preparar para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Divisão Celular!

Nesse artigo vamos falar sobre:

• O que é Divisão Celular;
  • Mitose e Meiose;
  • Etapas da Mitose e da Meiose.

O que são cromossomos?

Os cromossomos têm a função de transmitir as características hereditárias, isto é, que passam de pai para filho. Os tipos e o número de cromossomos variam de uma espécie para outra. Por exemplo, os seres humanos possuem 46 cromossomos em suas células e os cães possuem 78 cromossomos.

Os cromossomos são constituídos por proteínas e por ácidos nucléicos, que constituem o DNA. Ele é responsável por formar o gene, que possui um código específico para cada característica de um indivíduo.

Existem diversas maneiras de células se dividirem. Sabemos que, quando ocorre a fecundação, o indivíduo recebe metade das características da mãe e metade das características do pai.

Também sabemos que, após formado o embrião, ele começa a se multiplicar, gerando células idênticas. Isso acontece devido à divisão celular, que pode ocorrer de duas formas: a mitose e a meiose.

Aprenda também o que são bactérias.

Células Haplóides e Diplóides

As células haplóides são aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos. Desta forma, as células sexuais ou gametas dos animais são haplóides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.

As células diplóides são aquelas que têm dois conjuntos de cromossomos, como o zigoto que possui um conjunto de cromossomos proveniente da mãe e outro conjunto proveniente do pai. São exemplos de células diplóides os neurônios, células da epiderme, dos ossos, etc.

Aprenda tudo sobre o que é material genético.

Mitose

A mitose é um processo de divisão celular que forma, a partir de uma célula inicial, duas células idênticas, com o mesmo número de cromossomos. Isso acontece pois, antes de do processo, todo o material genético da célula (cromossomos) é duplicado

A mitose é essencial para o crescimento de organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo humano. A mitose é um processo contínuo, mas que apresenta cinco fases.

mitose

Etapas da Mitose

A mitose pode ser divida em várias etapas. São elas:

Prófase

A prófase é a etapa mais longa da mitose. Durante ela o núcleo e o citoplasma sofrem modificações. O núcleo começa a aumentar de volume, pois o citoplasma cede água a ele. Por esse motivo, o citoplasma se torna mais denso.

Os cromossomos se tornam curtos e aumentam de espessura à medida em que a prófase progride. Esse processo é denominado espiralização cromossômica.

À medida em os cromossomos se condensam, o nucléolo diminui de tamanho, desaparecendo totalmente no final da prófase. Esse acontecimento está relacionado com o final da síntese de RNA nos cromossomos, uma vez eles se condensam.

No citoplasma, os centríolos são duplicados e depois migram para os pólos da célula. Lá, eles são envolvidos por fibras do fuso mitótico. Elas podem ser contínuas, que vão de centríolo a centríolo, ou cromossômicas, que surgem somente na prometáfase.

Prometáfase

A prometáfase se inicia no momento em que a carioteca, membrana que envolve o núcleo, se desintegra. Nesse momento, os cromossomos caem no citoplasma e vão para o meio da célula, onde se prendem às fibras de fuso.

Metáfase

Na metáfase os cromossomos no meio da célula formam a chamada placa metafásica. Nessa etapa, eles ficam parados por um tempo, enquanto no citoplasma há uma grande movimentação de partículas e organelas, que vão para os pólos da célula.

Anáfase

A etapa da anáfase começa quando o centrômero (ponto que une as “partes” ou cromátides do cromossomo) se duplica e se divide de forma longitudinal, dividindo também as cromátides.

Quando elas se dividem, passam a ser denominadas cromossomosirmãos, e vão para os pólos da célula. Ao chegar lá, a etapa de anáfase finaliza, uma vez que cada polo recebeu o mesmo material cromossômico.

Telófase

Na telófase, que é a última fase da mitose, acontece basicamente o contrário do que aconteceu na prófase e início da prometáfase. A carioteca se reorganiza, os cromossomos descondensam, as fibras desaparecem e todo o núcleo se reorganiza. Então, a célula se divide em duas (citocinese) e, no final de todo o processo, temos exatamente duas células idênticas.

Confira o Guia Completo dos Sistemas do Corpo Humano.

Meiose

A meiose é o processo de divisão celular que ocorre na formação dos gametas (óvulos e espermatozóides), onde o número de cromossomos é dividido pela metade.

Esse processo acontece através de duas fases de divisões sucessivas:

• Meiose I: Etapa reducional, em que o número de cromossomos é reduzido pela metade;
  • Meiose II: Etapa equacional, em que o número de cromossomos das células que se dividem permanece o mesmo nas novas células.

Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Etapas da Meiose

A meiose pode ser divida em várias etapas. São elas:

Meiose I

meiose 1
Prófase I

A prófase I da meiose é dividida em cinco sub-etapas:

• Leptóteno: cada cromossomo é formado por duas cromátides. Nesta etapa, começam a aparecer pequenas condensações chamadas cromômeros;
  • Zigóteno: começa o emparelhamento dos cromossomos homólogos, chamado de sinapse;
  • Paquíteno: cada par de cromossomos têm quatro cromátides, que podem sofrer uma ruptura na mesma altura, e ambas as partes podem trocar de lugar. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação gênica;
  • Diplóteno: os cromossomos começam a se afastar, mas continuam ligados pelas regiões onde ocorreu a recombinação. Essas regiões são denominadas quiasmas;
  • Diacinese: a condensação e separação dos cromossomos continuam. Com isso, os quiasmas vão para os extremos das cromátides, esse processo se chama terminação dos quiasmas. À medida que as fases evoluem, o nucléolo e a carioteca desaparecem.
Metáfase I

Na metáfase I, a membrana nuclear desaparece, e os pares de cromossomos se organizam no meio da célula. Os centrômeros se ligam a fibras e cada componente irá para um pólo da célula.

Anáfase I

Na anáfase I, os centrômeros não se dividem e cada componente do par de cromossomos migra para um dos pólos da célula.

Telófase I

Na telófase I, os cromossomos sofrem o processo de desespiralização, o núcleo todo se reorganiza e o citoplasma se divide, dando origem à duas células haploides.

Meiose II

meiose 2
Prófase II

Nessa etapa, os cromossomos se condensam e os centríolos são duplicados. O nucléolo e a carioteca desaparecem novamente.

Metáfase II

Nessa etapa, os cromossomos se organizam no meio da célula.

Anáfase II

As cromátides se separam e migram para cada um dos pólos da célula, através das fibras do fuso.

Telófase II

As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos permanecem nos pólos da célula. A carioteca surge e o nucléolo se reorganiza. Finalmente, a célula se divide e o surgem quatro células haplóides, provenientes de uma.

Aprenda também como é o Sistema Reprodutor Humano.

Diferenças entre Mitose e Meiose

• A mitose origina duas células idênticas à célula inicial. Na meiose são geradas quatro novas células com material genético diferente do material da célula inicial. Além disso, as novas células apresentam metade do número de cromossomos da célula inicial.
  • A meiose reduz pela metade o número de cromossomos nas novas células. Na mitose o número de cromossomos é mantido entre a célula inicial e as novas células.
  • A mitose ocorre na maior parte das células somáticas do corpo. Já a meiose ocorre somente nos gametas femininos e masculinos.

Além de aprender o que é Divisão Celular, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é Divisão Celular? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.