Biologia

O que são Bactérias? Veja os tipos e principais características

O que são BactériasO que são Bactérias?

Bactérias são microorganismos vivos unicelulares e procariontes que constituem o Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológico. Ao se perguntar o que são bactérias, devemos nos atentar para os seus tipos, que podem ser: cocos, bacilos ou espiraladas.

Você sabe o que são bactérias? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para te ajudar a se preparar para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Aproveite para testar os seus conhecimentos com os exercícios sobre Bactérias!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são bactérias;
  • Estrutura das bactérias;
  • Tipos de bactérias.

O que são Bactérias?

Bactérias são seres vivos unicelulares (são constituídos somente de uma célula) e procariontes, isto é, não possuem membrana nuclear envolvendo seu material genético. Algumas bactérias são causadoras de doenças, no entanto, existem bactérias que possuem grande importância ecológica, como as bactérias fixadoras, que participam do ciclo do nitrogênio, ou as decompositoras.

Estrutura das Bactérias

estrutura das bacterias com os nomes das partes de seu corpo

Citoplasma

Como dito anteriormente, as bactérias são seres procariontes, ou seja, têm seu material genético disperso no citoplasma, não envolto por membrana nuclear. O material genético é constituído por uma molécula circular de DNA chamada nucleóide, e, em algumas bactérias, pode-se encontrar outras moléculas adicionais de DNA chamadas plasmídeos.

Os plasmídeos são estruturas que ajudam a defender as bactérias da ação de antibióticos, pois possui genes resistentes. No citoplasma também estão presentes inúmeros ribossomos, que produzem proteínas.

Membrana e Parede Celular

A célula bacteriana é revestida pela membrana plasmática, que delimita o citoplasma e, em uma camada mais externa, pela parede bacteriana, que impermeabiliza a célula contra entrada de água por osmose, o que faria com que esta estourasse. Essa parede celular é constituída por uma rede de peptídeos ou lipídios ligados a polissacarídeos, chamada de LPS.

Em algumas bactérias também pode-se encontrar mais externamente uma outra camada chamada cápsula. Essa estrutura é responsável por proteger a bactéria da desidratação e da fagocitose, por defender a bactéria contra ataques de bacteriófagos e por auxiliar na fixação às células dos hospedeiros.

Locomoção das Bactérias

A locomoção das bactérias ocorre, em sua maioria, através do batimento flagelar (ou simplesmente flagelo), que consiste em longos filamentos constituídos de fibrila. Estruturas anexas como pelos ou fímbrias (também chamada de pili), também podem auxiliar na locomoção das bactérias.

Nutrição das Bactérias

A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos. No entanto, existem algumas bactérias que podem produzir seu próprio alimento (autótrofas). Elas podem ser:

  • Aeróbias: Precisam de oxigênio para produzir seu alimento;
  • Anaeróbias facultativas: podem viver com ou sem oxigênio;
  • Anaeróbias obrigatórias: morrem na presença de oxigênio.

Reprodução das Bactérias

As bactérias se reproduzem de forma assexuada, principalmente por divisão binária. Nessa divisão, o cromossomo é duplicado e a célula se divide ao meio, dando origem à duas bactérias iguais. Esse processo acontece de forma extremamente rápida, motivo pelo qual a proliferação de bactérias em infecções acontece rapidamente.

Outro modo é um processo chamado de esporulação, que acontece quando a bactéria está submetida à condições críticas, como a falta de água e nutrientes. A célula bacteriana se envolve de uma camada extremamente espessa e interrompe o seu metabolismo, originando o endósporo, que é capaz de viver em total inatividade por muitos anos.

Aprenda também o que é material genético.

Classificação: Tipos de Bactérias

As bactérias podem ser classificadas de acordo com o seu formato. São eles:

Cocos

  • Cocos: bactérias em formato esférico ou oval;
  • Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;
  • Tétrades: Quatro cocos em conjunto;
  • Sarcina: Oito cocos agrupados formando uma espécie de cubo;
  • Estreptococos: Cocos agrupados em cadeia;
  • Estafilococos: Cocos agrupados em formato de cacho de uvas.
tipo de bactéria: cocos

Bacilos

  • Bacilos: Bactérias que possuem formato de bastão ou cilíndrico (curto ou longo);
  • Diplobacilos: Duas bactérias em formato de bacilos unidas;
  • Estreptobacilos: Bacilos agrupados em cadeia;
  • Cocobacilos: Bactérias que possui formato de um bacilo menor, semelhante ao coco.
bactéria do tipo bacilos

Espiraladas

  • Espiraladas: Bactérias que possuem formato de espiral;
  • Espirilos: Bactérias em forma de espiral que possuem estrutura rígida e se deslocam através de flagelos;
  • Espiroquetas: Bactérias em formato espiral que são mais flexíveis e que se deslocam através de contrações citoplasmáticas.
bactéria classificada como espiraladas

Vibriões

  • São bactérias que possuem formato semelhante a uma vírgula.

Além de aprender o que são Bactérias, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que são Bactérias? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador