Biologia

O que é a Reprodução Assexuada, quais são seus tipos e os seres que a realizam?

Descubra o que é Reprodução Assexuada e como ela ocorre!Descubra o que é Reprodução Assexuada e como ela ocorre!

A Reprodução Assexuada precisa apenas de um indivíduo para ser feita. O ser original  replica suas células por meio de um processo chamado mitose e consegue formar outros seres iguais. Consequentemente, não há formação de casal e não ocorre fecundação. Portanto, todos os “filhos” são geneticamente iguais e podem ser chamados de clones.

Neste artigo sobre Reprodução Assexuada você encontrará:

  1. O que é Reprodução Asexuada e como ela ocorre
  2. Vantagens e desvantagens da Reprodução Assexuada
  3. Seres que fazem Reprodução Assexuada
  4. Tipos de Reprodução Assexuada: divisão binária, fissão, partenogênese, brotamento, esporulação, estrobilização, apomixia, etc.
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Reprodução Assexuada e como ela ocorre

A Reprodução Assexuada é um tipo de reprodução caracterizada por não ocorrer combinação de diferentes materiais genéticos (DNA ou RNA). Isso só é possível porque há um indivíduo que é capaz de originar outros sem necessidade de um parceiro.

Existem vários tipos mas todos possuem o mesmo princípio: o ser original (chamado de parental ou progenitor) sofre sucessivas mitoses para clonar a suas estruturas e assim poder formar vários outros seres. Por causa disso, os seres formados são idênticos (chamados de clones) e possuem cromossomos que carregam as mesmas informações.

A única possibilidade de nascer um ser diferente é caso haja mutação, mas aí já se trata de um fator atípico.

Esse é um tipo de reprodução relativamente simples, mas que possui algumas marcas. Veja as principais características e se são vantajosas ou não:

Características da Reprodução Assexuada: vantagens e desvantagens 

Características com vantagens

  • Rapidez: o número de indivíduos cresce muito rapidamente em pouco tempo, de forma exponencial, por causa da facilidade com que o processo ocorre.
  • Facilidade: é um processo simples que não gasta muito tempo ou energia, pois não há necessidade de desenvolvimento do novo indivíduo ou período de cópula entre machos e fêmeas.
  • Homogeneidade: todos os indivíduos nascem com as mesmas características, então se um é bem sucedido todos os outros serão. Contudo, isso é uma “faca de dois gumes” porque também pode ser causa de uma desvantagem:

Características com desvantagem

  • A homogeneidade pode ser chamada de falta de variabilidade genética, um fator que torna os indivíduos gerados mais vulneráveis às mudanças.

Diferentemente da reprodução assexuada, a reprodução sexuada mistura gametas de outros 2 seres, ou seja, há combinação de novas características que funcionam como  adaptações a novas realidades.

Mas o mesmo não ocorre na Reprodução Assexuada. Vamos ão existe macho nem fêmea, supor que o meio externo em que estes seres vivem sofra uma modificação ruim. Como não há variabilidade genética na Reprodução Assexuada, todos serão prejudicados e podem chegar à extinção em massa. Não nenhum com características diferentes para resistir.

Seres que fazem Reprodução Assexuada

Seres-que-realizam-reprodução-assexuada

Por ser mais simples, a reprodução assexuada existe em seres também considerados mais primitivos – de acordo com a filogenia evolutiva dos Reinos

Alguns exemplos são:

Estão presentes principalmente nos invertebrados, mas lembre-se que há seres que podem fazer tanto reprodução sexuada quanto assexuada!

Tipos de Reprodução Assexuada

Existem vários tipos de Reprodução assexuada! A seguir, descreveremos cada uma delas para você não se perder quando vir esses nomes nas provas. Apesar de suas particularidades, lembre-se que todas elas possuem o mesmo princípio!

Brotamento ou gemiparidade

Reprodução-por-Brotamento

Neste tipo de reprodução, um broto se desenvolve no indivíduo e depois de um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Alguns dos organismos que se reproduzem por brotamento são: fungos, hidras, esponjas e até certas plantas.

Partenogênese

Este é o único processo assexuado em que há presença de um óvulo, mas ainda sim não há fecundação e nem um parceiro. Ocorre quando um óvulo não fecundado consegue se desenvolver e originar um novo organismo. É um processo comum em abelhas, formigas, alguns peixes, alguns répteis e alguns anfíbios.

Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade

Reprodução-Assexuada-por-bipartição-bacterias

O termo cissiparidade é usado apenas para seres unicelulares, mas independente desses detalhes, esse tipo ocorre quando um indivíduo divide-se inteiramente em dois iguais. Amebas, planárias e paramécios costumam realizar isso.

Esporulação 

A esporulação é um processo muito comum na reprodução de plantas e fungos. Ela ocorre quando os esporos são as células reprodutoras. Eles são leves e facilmente levados pelo vento, quando caem, germinam e originam novos seres.

Fragmentação 

Na fragmentação, o organismo original fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo. Seres que realizam esse tipo de reprodução são algas e estrelas-do-mar.

Estrobilização 

Neste tipo, há a formação de estróbilos que dão origem a novos seres e é muito comum em Águas-vivas!

Multiplicação vegetativa

Esse é um tipo especial que ocorre somente em algumas plantas, onde as estruturas vegetativas (raízes, caules ou folhas) podem se modificar e originar novos indivíduos. É mais comum em cenouras e batateiras.

Divisão múltipla ou Fissão múltipla 

Este caso é mais comum em seres unicelulares e ocorre quando o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana (estavam dispersos no meio externo), dando origem às células-filhas que são liberadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.

Apomixia 

Ocorre em algumas plantas classificadas como Gimnospermas em que há produção de sementes sem fecundação dos óvulos.

Gostou do nosso artigo sobre Reprodução assexuada? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador