Biologia

O que são cromossomos autossomos? Explicação completa!

Tudo sobre o que são cromossomos autossomos!Tudo sobre o que são cromossomos autossomos!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Cromossomos autossomos são responsáveis por armazenar o material genético que há em comum em toda aquela espécie, incluindo as semelhanças entre machos e fêmeas. Por outro lado, há outro tipo de cromossomo responsável pelas diferenças sexuais. Fique conosco para saber tudo sobre o que são cromossomos autossomos!

Neste artigo sobre o que são cromossomos autossomos, você encontrará:

  1. O que são cromossomos?
  2. O que são cromossomos autossomos?
  3. O que são cromossomos sexuais?
  • Estudando para prova? Conheça nosso Simulado gratuito que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são cromossomos?

Para ajudar os iniciantes, faremos uma breve explicação sobre cromossomos, se você já é expert no assunto, pode ir para o próximo tópico!

É sabido que todas as espécies possuem um material genético, ou seja, um sequência de moléculas que codificam como será cada indivíduo. A união de dois indivíduos resulta em um novo ser, que carrega algumas semelhanças de cada um de seus progenitores.

Em biologia, na área da genética, é a isso que nos referimos quando falamos em cromossomos. Cada fita de DNA do seu corpo vai se entrelaçando uma na outra até formar um cromossomo, um pedacinho da célula que será passado para a próxima geração na reprodução.

Existem indivíduos haplóides (N – cada 1 cromossomo corresponde a uma característica que forma o ser) e diplóides (2N – cada par de cromossomos corresponde a uma característica que forma o ser).

A espécie humana é Diplóide, ou seja, possui um número de cromossomos assim: 2n = 23, ou seja, há 23 pares de cromossomos que determinam nossas características. Para enxergar melhor, observe este cariótipo humano (exame para identificação dos cromossomos) abaixo:

O-que-são-cromossomos-autossomos-exame-de-cariótipo-humano-completo-masculino

Cada tracinho é um aglomerado de fitas de DNA, ou seja, um cromossomo. Ele carrega todas as suas informações e está presente em todos os núcleos das suas células. São sua “impressão digital molecular”!

Um homem e uma mulher possuem seu próprio cariótipo, cada um com 23 pares. Quando reproduzem, têm um filho também com 23 pares. Por este raciocínio, sabemos que a reprodução celular dos gametas não pode ser mitose, caso contrário, o filho nasceria com 46 pares –  o que não pertence a espécie humana.

Portanto, os gametas masculinos e femininos se reproduzem por meiose, ou seja, reduzem seu número de cromossomos pela metade e, sozinhos, não são capazes de formar nada. 

Mas, quando eles se unirem, formarão um embrião, ou seja, haverá um novo indivíduo com 23 pares, um cariótipo próprio, que irá expressar as características . Por isso, cada par cromossômico de um filho é formado por um cromossomo da mãe e outro do pai, gerando um ser completamente único e diferente dos seus progenitores.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como você deve ter observado, o último par, de número 23, tem uma forma distinta dos demais. Isto é o tema dos próximos tópicos!

O que são cromossomos autossomos?

Todos os 22 primeiros pares de cromossomos humanos, são chamados de cromossomos autossomos. Isso significa dizer que eles desenvolverão características que são comuns a todos os indivíduos daquela espécie.

Vamos ao exemplo:

Vamos supor que o par de número 2 é onde está a informação que fará o intestino humano ser formado e o par de número 16 é onde se encontra a altura. Sabemos que ter um intestino humano e ter uma altura são características comuns a todos os indivíduos dessa espécie, sejam machos ou fêmeas.

pequenas variações justamente porque cada ser é único, ou seja, é a combinação de outros 2 seres únicos. Elas se dão em partes menores ainda – dentro de cada cromossomo – e as estudamos nas Leis de Mendel!

Fato é que existem características básicas que agrupam aquela espécie, sejam machos ou fêmeas, e são os cromossomos autossomos os responsáveis por isso!

O que são cromossomos sexuais?

O-que-são-cromossomos-sexuais-cariótipo-masculino-cromossomos-do-par-23

Agora que você já sabe o que são cromossomos autossomos, podemos ver o próximo tipo: cromossomos sexuais (ou heterossomos).

O par de número 23, que são representados por letras (X e Y), são os responsáveis por dizer a qual sexo aquele indivíduo pertence: masculino ou feminino.

  • Quando o par é formado por 2 cromossomos X, pertence ao sexo feminino (XX).
  • Quando o par é formado por um X e um Y, pertence ao sexo masculino (XY).

Como é possível perceber, o cromossomo Y é um pouco menor e é ele quem desencadeará as características masculinas: alta produção de testosterona, ossos mais densos, etc.

A presença de 2 cromossomos X desencadeará as características femininas: mamas desenvolvidas, pélvis mais aberta, alta produção de estrógeno, etc. Já o cromossomo X, sozinho, desencadeia características como a presença de mamas. Como a mulher é formada por um par de cromossomos X, as mamas se desenvolvem nela e no homem não.

O-que-são-cromossomos-autossomos-e-sexuais-esquema-de-fecundação-que-pode-iriginar-homem-XY-ou-mulher-XX

Gostou do nosso artigo sobre o que são cromossomos autossomos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.