Cursos

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Veja a duração, oportunidades de emprego, perfil do aluno e muito mais!

Tudo sobre qual a diferença entre Tecnólogo e Bacharelado!Tudo sobre qual a diferença entre Tecnólogo e Bacharelado!

O tecnólogo é aquele que possui uma graduação técnica, por meio de um curso menor e com funções específicas. Já o bacharel, faz um curso amplo e mais longo, com muitas oportunidades diversas. Eles também se diferem quanto às áreas de atuação e ainda existe outra modalidade: licenciatura. Fique conosco para saber tudo sobre a diferença entre tecnólogo e bacharelado!

Neste artigo sobre a diferença entre tecnólogo e bacharelado, você encontrará:

  1. O que é Tecnólogo e curso técnico
  2. O que é Bacharelado e Licenciatura
  3. Resumo comparativo: diferença entre tecnólogo e bacharelado (duração, currículo, área de atuação e perfil do aluno)
  • Estudando para prova? Conheça nosso Simulado gratuito que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Tecnólogo

Os cursos tecnológicos (tecnólogo) são uma forma de curso superior, contudo, muitas pessoas acham que não. Pensam isso por confundir cursos tecnológicos com cursos técnicos, mas no próximo tópico trataremos a diferença entre eles, bacharelado e licenciatura.

Para sanar as dúvidas, vamos começar com as características do tecnólogo:

Como se trata de um curso superior, é preciso ter o Ensino Médio completo. Esses cursos são ofertados em faculdades públicas ou particulares, nas quais você ingressa por meio de vestibulares. 

Uma característica marcante é a sua curta duração, algo em torno de 2 ou 3 anos, isso por causa de outro fator: este curso possui matérias muito específicas. Os cursos de tecnólogo foram criados para as necessidades do mercado de trabalho e conseguir uma formação mais rápida. Por isso, ele é voltado para uma área específica do conteúdo, é muito focado na prática e estuda apenas a teoria básica.

Assim como nos cursos de Bacharelado e Licenciatura, o que determina a validade do diploma é o reconhecimento do MEC. Dessa forma, se você fizer um curso de tecnólogo reconhecido pelo MEC, seu diploma vale como comprovação do grau superior.

Além disso, como o próprio nome aponta, o conjunto tecnólogo só apresenta cursos que possuem base técnica. Para uma pessoa que quer cursar Direito, por exemplo, não há como fazer um tecnólogo. Como é uma categoria relativamente nova de graduação, ainda não é algo muito reconhecido amplamente pela sociedade. 

Diferença entre tecnólogo e curso técnico

Embora tenham nomes parecidos, é importante ficar atento às suas diferenças. Isso porque estes cursos são buscados em diferentes momentos da vida, e se você confundir na hora de se inscrever, pode atrapalhar seus planos!

Como foi dito, os tecnólogos são cursos superiores e é preciso ter o Ensino Médio completo. É uma opção para quem está na vida adulta. 

Já os cursos técnicos são de nível médio, ou seja, uma formação profissionalizante para adolescentes e jovens, que fazem este curso no lugar do Ensino Médio, caso desde cedo já saibam no que querem trabalhar. 

Um estudante que finalize seu curso técnico, dificilmente conseguirá um emprego estável para toda a vida somente com isso, pois é apenas um certificado de escolaridade com formação profissionalizante. Logo após, eles costumam buscar um bacharelado ou um tecnólogo para adquirir o diploma superior.

O que é Bacharelado

Diferença-entre-tecnólogo-e-bacharelado-Menina-formando-de-beca-recém-bacharel

O bacharelado também é uma forma de curso superior, só que é o mais tradicional e possui muitas diferenças em relação ao Tecnólogo.

Como qualquer curso superior, é oferecido em faculdades públicas e particulares por meio dos vestibulares. Contudo, aqui começam as diferenças:

O bacharelado tem uma formação que varia entre 4 e 6 anos. O seu tempo de curso é maior porque sua grade curricular é muito ampla. Quando os alunos estudam num curso de bacharelado, eles vêem a teoria básica de todas as áreas relacionadas ao tema central do curso.

Como o mercado de trabalho tem se tornado muito especializado em algumas áreas específicas e existe um enorme número de pessoas formadas com graduação de bacharel, é necessário buscar pós-graduações e especializações depois de concluir o curso.

O que torna o bacharelado interessante é a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas dentro de uma mesma empresa, assim, o profissional pode se conhecer e descobrir qual setor mais lhe agrada.

Cursos tradicionais como a Medicina e o Direito só são oferecidos em formato de bacharelado, então, para seguir profissões como essas, é necessário dispor de mais tempo e dinheiro para estudar . Contudo, os cursos de bacharéis abrangem todas as áreas (Natureza, Humanas, Linguagens, Matemáticas) e são os mais aceitos e conhecidos.

Dê uma olhada no nosso site! Aqui, você encontrará artigos sobre quais melhores faculdades de cada curso, e outros sobre como são os cursos, veja:

O que é Licenciatura

A licenciatura é uma modalidade de graduação tão tradicional quanto o bacharelado. No curso, o currículo, as matérias, o tempo de duração e abrangência das áreas são muito semelhantes. 

A única diferença entre eles é que na licenciatura o objetivo é formar profissionais voltados para docência, ou seja, para serem professores. Portanto, há algumas matérias no currículo que dizem respeito à pedagogia e à linguagem. O profissional pode ser professor de educação básica ou superior.

Diferença entre tecnólogo e bacharelado

Diferença-entre-tecnólogo-e-bacharelado-Menina-formada-em-tecnólogo-trabalhando

Agora que você já sabe algumas informações sobre a duração dos cursos e como é a sua “cara”, vamos relacioná-las e compará-las! 

Além disso, trouxemos aqui algumas informações extras, como perfil de aluno, áreas de atuação e mercado de trabalho!

 Assim você terá um panorama completo sobre as diferença entre tecnólogo e bacharelado!

Área de atuação

No bacharelado, os cursos são organizados em grandes áreas “clássicas”, que abordam todas as profissões, como: 

  • Engenharias
  • Ciências Agrárias 
  • Ciências Humanas (História, Geografia)
  • Ciências Sociais (Filosofia, Sociologia, Antropologia)
  • Ciências Biológicas (Biologia, Botânica)
  • Ciências Médicas (Medicina, Psicologia, Biomedicina)

Já nos Tecnológicos, os cursos são classificados de acordo com o tipo de trabalho que você pode desenvolver. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo MEC os eixos são:

  • Ambiente e Saúde
  • Apoio Escolar
  • Controle e Processos Industriais
  • Gestão e Negócios
  • Hospitalidade, Turismo e Lazer
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança

Perfil do aluno

Para aqueles que querem prestar um concurso público que exija este diploma, para os que não tem muito tempo para estudar, para aquelas pessoas que já sabem qual carreira querem seguir, de forma bem pontual, e estão dentro dos cursos oferecidos; o curso de tecnólogo é opção perfeita! 

Por exemplo, se você quer trabalhar na área de meio-ambiente com foco em tratamento de resíduos sólidos, melhor fazer um curso de gestão ambiental do que partir para um bacharelado em biologia e, depois, uma especialização na área!

No entanto, se alguém ainda não decidiu qual caminho seguir dentro da área escolhida, a melhor opção é o bacharelado, pois você irá ver um pouco de cada coisa e poder escolher mais pra frente, tendo maior clareza.

  • Faça o Raio-X do Beduka para ter uma análise completa sobre sua personalidade, seus pontos fortes e fracos, quais profissões combinam, dicas de como trabalhar e muito mais!

Oportunidade de emprego

Embora o reconhecimento do diploma em cursos tecnológicos como curso superior seja bem recente, o mercado de trabalho está mudando e cada vez mais aberto para receber o tecnólogo, principalmente, porque esse profissional fez uma graduação focada para ele, ou seja, está preparado para assumir o cargo na sua totalidade e especificações.

Já para aqueles que querem seguir uma carreira acadêmica, voltada para pesquisa; ou se especializar em várias áreas do assunto, tendo abrangência sobre o que estuda, o Bacharelado é a melhor opção. Sendo mais aceito na sociedade, é preciso cursos de pós-graduação para se destacar em meio a tantos profissionais.

As oportunidades de emprego variam muito dentro do bacharelado, justamente por ser amplo demais. Cada curso possui seus índices.

Por outro lado, os tecnólogos têm sido bastante valorizados no mercado e garantem boa empregabilidade. Mais de 90% dos tecnólogos estão empregados, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada em 2013.

Além disso, para participar de bons concursos públicos, é preciso diploma de curso superior. Existem tipos de concursos que irão valorizar mais o tecnólogo e outros o bacharel. É preciso ler o edital e ficar atento para descobrir esses detalhes!

Gostou do nosso artigo sobre a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador