Cursos

Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC? Passo a passo com a explicação completa, incluindo EAD!

Como saber se um curso é reconhecido pelo MECComo saber se um curso é reconhecido pelo MEC

Aprenda de uma vez por todas como saber se o curso é reconhecido pelo MEC! Com as informações deste artigo não restarão mais dúvidas sobre qual a importância disso e como escolher a melhor instituição e o melhor curso para seu futuro!

Neste artigo sobre como saber se o curso é reconhecido pelo MEC, você encontrará:

  1. O que é o MEC e o seu reconhecimento?
  2. Qual a importância de um curso ser reconhecido pelo MEC?
  3. Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC? 
  4. E os cursos de EAD?

Achou pouco?

O que é o MEC e o seu reconhecimento?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão do Governo Federal responsável por regulamentar a educação no país. Para que qualquer instituição de ensino funcione legalmente, seja ela de Ensino Básico ou Superior, deve atender às exigências do MEC. As exigências dizem respeito desde o espaço físico até o currículo dos professores!

O credenciamento no MEC é o primeiro passo que uma instituição deve dar para que possa lecionar legalmente. Se conseguir se credenciar, o próximo passo é pedir a autorização do Ministério para criar e oferecer cursos. 

Para conseguir a autorização, a organização didático-pedagógica, o corpo docente, o corpo técnico-administrativo e a instalação física são avaliados pelo MEC. Depois dessas suas etapas, a faculdade poderá abrir processos seletivos e criar turmas para os cursos.

Quando se passa cerca de 3 anos que o curso está sendo oferecido, a instituição que o oferta deve solicitar o reconhecimento do curso específico.

Neste ponto, o MEC envia uma equipe para analisar o curso, e pode o reconhecer ou não. Os agentes do governo podem solicitar ajustes e melhorias, marcando uma nova visita para ver se as coisas já foram regulamentadas.

Portanto, uma instituição com cursos confiáveis, é aquela que já passou por todas as três etapas acima. Se você se deparar com uma instituição que possui apenas a autorização de um curso, significa que ele é bem recente. Tenha cuidado e investigue bem!

Qual a importância de um curso ser reconhecido pelo MEC?

O reconhecimento das instituições de nível superior é muito importante porque controla a qualidade do que está sendo ofertado nas universidades do Brasil. O número delas vem crescendo a cada ano, portanto, é necessário saber se a qualidade também está sendo observada, não apenas a quantidade!

Um diploma de nível superior é bem mais aceito se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Se você estiver em uma entrevista de emprego com uma pessoa que não possui diploma de um curso reconhecido e você tiver, suas chances de conseguir a vaga são maiores!

Além disso, há algumas situações em que é obrigatório ter um diploma de uma instituição assim:

  • profissionais dos cursos de Medicina, Engenharia, etc, que só podem atuar se tiverem o Registro no Conselho Regional de sua profissão. Para conseguir o registro, é preciso um diploma de um curso reconhecido pelo MEC.
  • O mesmo acontece para os concursos públicos de nível superior, só são aptos os candidatos que possuem um diploma de um curso reconhecido pelo MEC.

Uma outra forma recente e muito confiável de monitorar os cursos, desenvolvida pelo Inep, é a prova do Enade. Veja nosso artigo para saber tudo sobre essa prova, sua importância e como ela contribui no reconhecimento de um curso!

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

No que diz respeito às instituições de Ensino Superior, foi criado o Portal e-MEC, que é a plataforma oficial que disponibiliza informações sobre tudo o que abrange esse universo. Você pode até entrar nos sites de cada faculdade e procurar o selo de reconhecimento, mas a fonte mais confiável é o e-MEC. 

  • Não sabe que curso seguir? Faça o Raio-X do Beduka! Muito além de um teste vocacional, ele te dá análise completa: sua personalidade, seus pontos fortes e fracos, as profissões que combinam, remuneração e tudo o mais!

Passo a passo: como saber se o curso é reconhecido pelo MEC

  1. Acesse o site e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”
  3. Na parte superior, clique em “Buscar por” e selecione a opção “Curso de graduação”
  4. No campo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade pretendida
  5. Coloque o estado e o município para ter uma busca mais focada – algumas faculdades tem unidades em várias cidades, portanto apareção muitos resultados se você não especificar!
  6.  Todos os campos seguintes são opcionais, mas lembre-se: se forem preenchidos, contribuem para melhor foco nos resultados
  7. Digite o código de verificação no campo correspondente ( ao lado da imagem) e clique em Pesquisar.
  8. Os resultados aparecerão logo abaixo, role a página para ver!
Como-saber-se-um-curso-é-reconhecido-pelo-MEC-página-de-pesquisa-do-MEC

Outras dicas

  • No passo 3 citado acima, basta trocar o curso por Instituição se quiser saber sobre uma delas especificamente.
  • As notas de avaliação do MEC vão de 1 a 5. As notas 1 e 2 significam que a instituição não atende aos critérios de qualidade do MEC. A nota de valor 3 é equivalente a satisfatório, ou seja, é um nível normal. Notas acima de 3 (4 e 5) são ótimos cursos, que superam a média nacional.
  • Se quiser conferir os cursos de Educação à Distância (EAD), basta selecionar nas opções facultativas a modalidade “Distância”. Assim, os resultados serão direcionados para essa característica.

Gostou do nosso artigo sobre como saber se o curso é reconhecido pelo MEC? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador