Enem

Como se preparar para o Enem 2019

Como se preparar para o EnemComo se preparar para o Enem 2019

O Enem é uma prova que assusta muitos estudantes. Pensando nisso, nesse artigo te daremos algumas dicas de como se preparar para o Exame. O nosso objetivo é te ajudar para que você otimize ao máximo os seus estudos. 

Pretende realizar o Exame Nacional do Ensino Médio? Para realizar essa prova é necessário que os estudantes comecem a estudar com antecedência. Para te ajudar,  Beduka preparou um artigo com algumas dicas de como se preparar para o Enem. Confira!

Nesse artigo você encontrará algumas dicas para melhorar os estudos e organizar o seu tempo da melhor forma. Além disso, você verá algumas dicas para controlar a ansiedade em relação à prova. 

O Beduka possui exercícios de diversos temas que podem te ajudar. Confira!

10 dicas de como se preparar para o Enem

Para te auxiliar, preparamos 10 dicas imprescindíveis para que você consiga otimizar os seus estudos e se preparar da melhor forma para o Enem! 

Apesar de ser considerada uma prova difícil por muitos, qualquer pessoa pode tirar uma boa nota no Exame e conseguir uma vaga na faculdade desejada. Para isso, basta você ter organização, disciplina e, claro, seguir as dicas do Beduka. Veja quais são elas:

1. Leia o Edital do Exame

Essa é uma dica muito importante! No edital do Enem se encontram todas as informações e todos os detalhes relacionados à prova. Nele consta, inclusive, todos os assuntos que podem cair nas provas.

Além disso, no edital você também poderá conferir os dias e o horário da prova, o horário que os portões fecham, o que é proibido fazer durante a prova, entre outras informações que irão te ajudar a se preparar melhor. 

É importante que todo candidato do Enem leia, de forma detalhada, o edital antes de realizar a inscrição e que consulte o documento todas as vezes que tiver alguma dúvida. Dessa forma, não há como errar na hora de fazer a inscrição ou de realizar qualquer procedimento em relação à prova. 

2. Analise quais matérias você acha mais difícil

É importante que você saiba que todo mundo tem um ponto fraco, ou seja, uma matéria que tem mais dificuldade. Mesmo que você consiga se sair bem em todos os cadernos do Enem, sempre há uma disciplina que irá exigir mais esforço.

Sabendo disso, é importante que você faça uma listagem e separe aquelas matérias que exigirão mais dedicação na hora de estudar. Após fazer essa listagem, é importante que você separe um maior tempo para estudar essas matérias. 

3. Se organize com um plano de estudos 

Se organize com um plano de estudos

Agora que você já sabe quais matérias caem na prova do Enem e em quais delas você tem mais dificuldade, chegou a hora de organizar os seus estudos. É preciso que você defina quanto tempo, por dia, você poderá se dedicar aos estudos e quais assuntos você estudará no dia. 

E nesse ponto o Beduka consegue te ajudar! Nós possuímos um plano de estudos para o Enem gratuito que vai te ajudar a se organizar da melhor forma, planejar os seus estudos, anotar quais matérias já estudou, etc.

A criação de um plano de estudos tem como objetivo fazer com que você crie uma rotina e a siga até o dia do Enem. É importante também que você deixe o último mês livre para revisar todas as matérias que estudou.

4. Leia sobre atualidades

É extremamente importante que o estudante que irá fazer a prova do Enem se mantenha informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Se manter informado é importante, pois as atualidades ocupam um espaço muito importante no Exame

É essencial que o aluno não fique apenas mergulhado em livros e apostilas, e fique atento ao que acontece de mais importante. É importante saber sobre os avanços que ocorrem no campo da saúde, no meio ambiente, etc.

Para tirar uma boa nota o aluno precisa estar bem informado, ter capacidade argumentativa e saber se posicionar criticamente em relação à realidade. Esses conhecimentos são importantes principalmente na redação. 

5. Se prepare para a redação

A redação é uma das partes da prova do Enem que mais assustam os estudantes e é importante que o candidato saiba que não é apenas saber atualidades que se faz uma boa redação. Mesmo que o aluno saiba falar sobre determinado assunto, não significa que ele irá conseguir escrever uma boa redação.

O modelo oficial de redação adotado pelo Enem é o dissertativa argumentativo. Esse modelo de redação exige que o aluno saiba defender um ponto de vista, embasado em argumentos. 

Esse tipo de redação é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na conclusão é necessário que o candidato desenvolva uma proposta de intervenção para resolver o problema indicado. 

Para estar preparado para a redação, é necessário que o aluno leia muito sobre os temas que podem cair e, principalmente, escreva muito como forma de treino. Lembre-se: a prática leva à perfeição. 

O Beduka possui um Guia completo da redação dissertativa argumentativa para te ajudar a se preparar. Além disso, também temos um artigo sobre como fazer uma boa conclusão. Confira!

6. Descubra a faculdade ideal

Descubra a faculdade ideal

Não é novidade que o Enem abre portas para o ensino superior. Há vários programas em que você pode tentar uma vaga, como o Sisu – sistema que oferece vagas em instituições públicas -, o Prouni – programa que oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino privadas – e o Fies – um financiamento estudantil para instituições privadas. 

E uma dica muito importante de como se preparar para o Enem, é escolher qual curso você deseja fazer e onde. Dessa forma, você poderá consultar as notas de corte antigas em nosso site e ter uma noção maior de quanto precisará tirar no Exame no próximo ano. 

O nosso buscador de faculdades possui informações sobre todas as instituições de ensino superior. Você poderá ver qual a nota de corte no Sisu e no Prouni, valor de mensalidades, nota do MEC e muito mais. Confira!

7. Faça simulados

Faça simulados

A prova do Enem possui algumas características próprias. Ela costuma ser interdisciplinar e contextualizada. Desde 2015, alguns especialistas notaram que as questões passaram a ser mais conteudistas, mas sem escapar do padrão anterior. 

É importante que o candidato se familiarize com o estilo de prova do Exame e para isso o Beduka possui um simulado gratuito que conta com questões das edições anteriores da prova. 

O simulado do Beduka pode ser feito de três maneiras: por caderno, por dia ou de forma modular – onde a pessoa escolhe quantas questões de cada caderno ela deseja realizar. Com o nosso simulado, você chegará bem preparado no dia prova. Experimente!

8. Pesquise a correção das questões

Ao fazer o simulado ou qualquer outro exercício, não basta apenas listas quantas questões acertou ou errou. É importante saber o motivo da resposta de cada questão, principalmente daquelas que errou.

Dessa forma, você poderá aprender a matéria fazendo exercícios e descobrirá exatamente em que ponto o seu raciocínio estava errado.

9. Estude em um lugar adequado

Estude em um lugar adequado

Nenhuma das dicas citadas irão fazer efeito se você não estudar em um lugar adequado. Dê preferência para lugares calmos, longe de distrações e em que você não será interrompido

Além disso, mantenha seu espaço de estudos organizado e, se possível, com tudo o que você precisa perto – como livros, cadernos, apostilas, entre outros. Dessa forma, você conseguirá ter um bom desempenho na sua preparação.

10. Cuide de si mesmo

Nossa última dica de como se preparar para o Enem é uma das mais importantes. Se você quer se preparar da melhor maneira, é importante cuidar de si mesmo, até porque estudar para o Enem pode ser bem estressante. 

Se possível, se exercite pelo menos 3 vezes na semana. Além disso, é importante se alimentar corretamente. Muitas pessoas ficam tão focadas em revisar conteúdos e acabam se esquecendo de si mesmas.

Se você não se alimentar direito ou não cuidar de si mesmo no período de preparação para o Exame, você pode acabar ficando com o corpo mais fraco, mais suscetível a doenças e com o raciocínio mais lento.

Lembre-se que o candidato do Enem precisa resolver cada questão em, aproximadamente, dois minutos e meio. Por isso, é importante estar bem no dia, até porque só consegue dar conta quem chega com a cabeça bem descansada e preparada.

Gostou das nossas dicas de como se preparar para o Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador