Enem

Resultado do Enem 2019

Resultado do EnemResultado do Enem 2019

A espera pelo resultado do Enem costuma deixar muitos estudantes ansiosos. Enquanto o resultado não é divulgado, veja tudo sobre ele e esclareça as principais dúvidas. 

Os estudantes que fazem o Enem normalmente ficam muito ansiosos pelo resultado do Exame, ainda mais quando a data desses resultados ainda são incertas. Isso tudo porque a nota da prova segue o padrão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que torna mais difícil saber qual será a nota final.

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre todas as questões relacionadas ao resultado do Enem. Dessa forma, você poderá se informar melhor sobre o que você poderá fazer com ele e tentar acalmar os ânimos.

E enquanto o seu resultado do Enem ainda não saiu, leia nosso artigo com algumas dicas para controlar a ansiedade!

Por quem o resultado do Enem é divulgado?

Por quem o resultado do Enem é divulgado

A organização da prova e a divulgação do resultado do Enem é responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Inep organiza o Exame e fica responsável por divulgar os resultados.

Assim que as correções são concluídas, os resultados são divulgados no próprio site do Inep. Mais abaixo você encontrará um passo a passo de como consultar esses resultados. Confira! 

O resultado do Enem é calculado a partir do sistema de avaliação TRI, que deixa muitos estudantes confusos, especialmente quando comparam o número de acertos com outros candidatos que fizeram a prova.

Isso ocorre, pois nesse sistema de avaliação as questões não têm o mesmo peso na prova, cada uma vale uma pontuação diferente, dependendo do grau de dificuldade percebido entre os participantes.

Como acessar o resultado do Enem?

Como acessar o resultado do Enem

Ainda não sabe como acessar o resultado do Enem? O Beduka te ensina. Preparamos um passo a passo simples para que você não tenha dificuldades na hora de acessar os seus resultados. 

1. Acesse a página do participante;

2. Informe o seu CPF e a senha cadastrada;

3. Logo após, você terá acesso à sua Página do Participante, no qual informará o seu resultado nas áreas de conhecimento;

4. Caso não apareça o resultado quando você abrir a página, é só clicar na opção “Resultado” do menu do lado esquerdo da tela e selecionar o resultado de qual ano que quer ver.

O que fazer com o resultado do Enem?

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, seja em instituições públicas e privadas. Essa foi uma decisão tomada pelo MEC e pelo Inep desde 2009, quando o formato da prova foi alterado. 

A nota do Enem serve como único requisito necessário para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Algumas instituições também fazem uso parcial dessa nota, realizando provas mais específicas também. 

O estudante participante do Enem pode se inscrever em programas do governo federal. Esses programas têm como objetivo estimular a entrada dos alunos na faculdade. É possível participar do Sisu, do Prouni e do Fies. Além disso, algumas universidades de Portugal aceitam a nota do Enem. 

Sisu

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma online criada pelo MEC com o objetivo de selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Enem.  O Sisu é a principal forma de ingresso nos cursos superiores.

Prouni

Prouni

Os estudantes que prestarem o Enem poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e concorrer a bolsas de estudo integrais – ou seja, 100% de bolsa – ou parciais – 50% de bolsa – para estudar em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Fies

Fies

Quem fizer o Enem também pode usar a nota para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e utilizar esse programa do Ministério da Educação para possibilitar o pagamento dos seus estudos.

Quando sai o resultado do Enem?

A data exata de divulgação do resultado do Enem varia de um ano para o outro. Normalmente, o resultado do Enem sai dois meses após a prova. Como, normalmente, as provas acontecem em novembro, os resultados costumam sair em janeiro.

É importante lembrar que o resultado do Enem não tem horário pré-determinado para ser divulgado. Apesar disso, normalmente eles estão disponíveis a partir das 9h no dia especificado. 

Gostou de aprender sobre o resultado do Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador