Sisu 2024

Cotas Sisu 2024: Tire suas dúvidas com este guia definitivo!

cotas-sisucotas-sisu
Instagram Beduka

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do governo federal que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio para oferecer vagas em universidades públicas de todo Brasil. Por isso, o termo “unificação”, já que fazendo apenas uma única prova é possível tentar uma vaga em qualquer uma das instituições cadastradas.

Além de precisar da nota da última edição do Enem, o candidato não pode ser treineiro e nem ter zerado a redação. Fora isso, as notas para ingresso costumam ser mais elevadas e exigir mais preparo do estudante do que programas como Fies e Prouni.

E há cotas para o Sisu 2024? A resposta é sim! Mas é preciso fazer parte de grupos específicos, de acordo com o que é estabelecido no portal do Sistema. Aqui, listamos cada requisito. Leia até o final e descubra se você tem direito.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até bolsas de estudos de 65% e matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que são as cotas do Sisu?

As cotas são parte de uma política pública que reserva um número de vagas para pessoas de um determinado grupo social. Elas podem existir em instituições de ensino ou trabalho, estando presentes no Sistema de Seção Unificada.

Elas surgiram nos Estados Unidos, em 1960, com o intuito de diminuir a desigualdade social entre negros e brancos. 

No Brasil, as cotas foram consolidadas principalmente com a lei nº 12.711, de agosto de 2012, conhecida também como Lei de Cotas.

Essa lei estabelece que, até agosto de 2016, todas as instituições de ensino superior devem destinar 50% (metade) de suas vagas, nos processos seletivos, para os estudantes egressos (que vieram) de escolas públicas

No Sisu, a modalidade da inscrição que não usa cotas é chamada de Ampla Concorrência. As que usam são chamadas de cotas mesmo, mas ela inclui outros fatores, como a cor de pele e a renda. Por isso, existem 3 subdivisões dentro da modalidade de cotas (veremos a seguir).

Embora elas ainda causem muita polêmica, esse sistema tem levado mais pessoas diversas para dentro das universidades públicas e particulares.

Quais os tipos de cota do Sisu?

 As vagas reservadas pela Lei de Cotas servem para atender às parcelas da sociedade que são, de alguma maneira, menos favorecidas no momento de ter acesso às universidades. Assim, as notas de corte são menores.

Como dissemos, metade das vagas das universidades são reservadas pela Lei de Cotas. Mas elas também apresentam subdivisões que levam em conta critérios raciais e sociais. Assim, os fatores étnicos e econômicos também são considerados.

Exemplo:

A instituição B oferta 100 vagas para o curso K. 50 vagas serão para ampla concorrência (sem cotas) e as outras 50 vagas serão para as cotas.

Dessas 50 vagas de cotas, 30% será para negros (15 vagas), 50% será para pessoas de baixa renda (25 vagas) e 20% para pardos (10 vagas).

Isso não significa que uma pessoa de baixa renda, escola pública, negra, parda ou amarela só deve competir nessa modalidade. Na verdade, elas podem competir nas cotas e na ampla concorrência.

Independente do tipo de vaga das cotas, é sempre obrigatório ter completado o Ensino Médio em escolas públicas. Algumas instituições podem aceitar os que concluíram em escolar particulares com bolsa de 100%, mas é preciso conferir se existe essa opção, pois não é obrigatória.

As três subdivisões ou tipos de cotas são:

  • Alunos de escola pública
  • Pessoas de baixa renda
  • Ações afirmativas

Além disso, cada universidade participante do Sisu também pode oferecer vagas para suas próprias ações afirmativas, como “pessoas com deficiência” ou “quilombolas”.

Vamos entender com detalhes quem se enquadra nessas opções:

Cotas para pessoas de baixa renda

O Sisu considera como pessoas de baixa renda aqueles estudantes que têm renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Metade das vagas reservadas pela Lei de Cotas, para quem cursou o ensino médio em escolas públicas, está destinada a qualquer candidato que apresente a característica de baixa renda.

Cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas

A Lei de Cotas também leva em conta critérios de cor e etnia para o preenchimento das vagas reservadas. Uma parte das vagas são reservadas para os estudantes autodeclarados pretos, pardos, amarelos ou indígenas. 

A quantidade de vagas disponíveis para essas cotas é proporcional à população de pessoas pretas, pardas e indígenas naquele estado, de acordo com o último censo do IBGE.

Ou seja, se no Rio de Janeiro existem mais pretos, pardos e indígenas do que no Rio Grande do Sul, as universidades do Rio de Janeiro terão mais vagas reservadas para esses casos.

Cotas para pessoas com deficiência, quilombolas e outras ações afirmativas

O Sisu permite que cada universidade reserve uma quantidade de vagas para ações afirmativas específicas da instituição. Algumas instituições reservam vagas para quilombolas, pessoas portadoras de deficiência e outras ações afirmativas do tipo.

Cronograma de estudos

É preciso estar atento no momento da inscrição e ler tudo, sem preguiça! Assim você não deixará passar nenhum detalhe que pode te ajudar.

Como provar que você é cotista?

Agora que você já sabe quais os tipos de cotas do Sisu, também é importante saber outra coisa. O estudante inscrito pela Lei de Cotas deve ter certeza de que cumpre as exigências e possui os documentos necessários para comprovar sua condição.

A comprovação pode ser pedida quando fizer a matrícula ou em outro momento solicitado. A lista de documentos que deve ser apresentada caso o candidato seja selecionado, será informada no boletim do candidato, na página do Sistema.

Além disso, de acordo com a Lei de Cotas, os critérios de cor e etnia são autodeclaratórios. Isso significa que o candidato que se declarar preto, pardo ou indígena tem que apresentar documentos para comprovar sua condição, ou poderá ser avaliado por uma banca posteriormente.

Já para o critério de renda, cada instituição de ensino exige uma relação própria de documentos para comprovação da condição. Inclusive, essa informação é mostrada para o candidato quando ele se inscreve no Sisu. 

A mesma coisa acontece para as vagas de ações afirmativas. As universidades definem a documentação que deverá ser apresentada e a lista aparece na página oficial no momento da inscrição. 

Como me inscrever usando as cotas Sisu?

Quando você estiver fazendo sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada, logo abaixo, depois de selecionar curso e instituição, você poderá selecionar o tipo de modalidade. Inicialmente escolhe poder ser ampla concorrência ou sistema de cotas.

Se optar pela ampla concorrência, você vai concorrer com todos os inscritos que não se encaixam nas cotas. Mas se optar pelas cotas, abrirá mais opções para selecionar o tipo que você se enquadra e a descrição delas.

A partir daí, sua disputa será com outras pessoas que também se encaixam nessa situação.

As edições do ano de 2023 já aconteceram e já encerraram, a próxima será no primeiro semestre de 2024. Continue nos acompanhado que traremos o calendário completo imediatamente após o anúncio do Inep.

Confira agora o cronograma oficial do Sistema de Seleção Unificada:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 01 a 07 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro a 07 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: depende de cada instituição.

Como funciona a concorrência das cotas Sistema de Seleção Unificado?

Quem optar por se inscrever no Sisu através do sistema de cotas participará de uma modalidade de concorrência específica e disputará a vaga somente com outros candidatos que têm a mesma condição. 

Ou seja, se você tentar uma vaga destinada a candidatos autodeclarados pardos, por exemplo, concorrerá com outros candidatos autodeclarados pardos para a mesma vaga, no mesmo curso, turno e universidade.

Mas fique atento e monitore sempre sua colocação ao final do dia. A nota de corte na sua modalidade pode até ser menor que a da ampla concorrência, mas há um menor número de vagas.

Gostou de saber sobre as cotas do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem com o Plano de Estudos do Beduka! Ele possui tempo de estudo acessível, conteúdos que mais caem, dicas de redação e muito mais.

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade com bolsa de estudos no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga-nos também nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá.

Agradecemos por ter lido nosso resumo sobre cotas Sisu. Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.