Sisu 2024

Quais são os tipos de Vagas do Sisu? Descubra aqui!

vagas-sisuvagas-sisu
Instagram Beduka

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo Federal que disponibiliza vagas Sisu de ensino superior em dezenas de universidades estaduais e federais do país. Por isso, o termo unificação, já que fazendo apenas um único vestibular (o Enem) é possível concorrer a uma vaga em qualquer uma das instituições cadastradas.

Porém, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante não pode ter zerado a redação ou ser treineiro. No mais, todo processo é feito através do site oficial do programa e sem cobrança de taxas.

Se seu sonho é estudar em uma universidade pública, saiba que é possível realizá-lo. Mas antes é preciso saber quais são as vagas do Sisu, como se inscrever e como funciona a seleção por nota de corte. Leia até o final que vamos te dar todos esses detalhes e uma surpresa no final!

Clique em um dos tópicos para ir diretamente para alguma parte do texto:

Sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante bolsas de estudo com desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Como conseguir uma vaga Sisu?

Primeiro de tudo, o estudante deve ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e não ter zerado a redação.

Além disso, é preciso ficar de olho no resultado do Exame para se inscrever imediatamente após ele ser divulgado. Pois, o período de inscrição é curto! Logo, é importante estar atento e acompanhar o cronograma divulgado pelo sistema.

Em 2024, as datas do Sisu são:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 01 a 07 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro a 07 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: depende de cada instituição.

Ao acessar o site oficial, informe o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje, houve uma atualização que pede o “Login Único” e uma conta gov. Explicamos tudo isso no artigo inscrições Sisu.

Após isso, é só utilizar a nota do Enem para escolher a vaga que você quer, ou seja, decidir os cursos e instituições.

É possível selecionar até duas opções de vagas (cursos), colocando-as em ordem de prioridade. Além disso, é necessário marcar a instituição, unidade e turno em que deseja realizar o curso, dentre os disponíveis. 

É importante ficar atendo à qual modalidade você vai se inscrever, já que há opção de concorrer pelo sistema de cotas ou na ampla concorrência. 

Quais são os tipos de vagas Sisu?

Atualmente, o Sistema de Seleção Unificada oferece vagas Sisu em quatro modalidades: licenciatura, bacharelado, tecnólogo e área básica de ensino. No segundo semestre de 2020, o Sisu passou a colocar cursos EAD (educação a distância).

Confira as diferenças entre as modalidades:

Vaga Sisu para Bacharelado

O bacharelado é uma característica dos cursos que formam bacharéis, ou seja, oferece uma formação voltada para o campo do saber científico (exatas e natureza) ou humanístico (humanas).

Ao final do curso, o resultado do aluno é se tornar um profissional apto ao exercício da atividade profissional.

Exemplo: Direito (aluno sairá como advogado), Medicina (sairá como médico), Publicidade (sairá como publicitário), entre outros. 

Vaga Sisu para Licenciatura

O curso superior em licenciatura é aquele que permite que o graduando dar aulas. Nesse sentido, sempre exercerá a profissão de professor da educação básica (ensino médio, ensino fundamental ou ensino infantil).

Para se tornar um professor de universidade, é preciso sim a graduação em licenciatura, mas são exigidos pós-graduações, mestrados e até doutorados. 

A formação em licenciatura exige conhecimentos na área de educação e estágios em escolas públicas ou privadas.

Vaga Sisu para Tecnólogo

O tecnólogo é uma modalidade de graduação que tem menor tempo de duração do que um curso bacharelado ou licenciatura. A questão é que só são ofertados cursos nas áreas científicas ou tecnológicas.

Cronograma de estudos

A oferta de vagas acontece geralmente em polos tecnológicos e o aluno tem a oportunidade de atuar na prática durante todo o tempo.

Vaga Sisu para Área básica de ingresso

Essa modalidade permite o estudante escolher ao final do curso se quer graduar em bacharelado ou licenciatura, ou as duas formações.

É preciso cumprir um ciclo básico de disciplinas e depois optar pela conclusão em uma das modalidades citadas. Se for as duas, o tempo de curso aumenta um pouco, mas o tempo final ainda é menor se tivesse feito separadamente.

Cursos como História, Física, Biologia e Letras oferecem vagas Sisu com área básica de ingresso.

EAD – Ensino a Distância

Os cursos EAD (Educação a distância) são aqueles em que os alunos não precisam ir fisicamente ou pessoalmente à aula. Ele é feito via vídeo-chamadas e alguns podem ser semipresenciais (contar com algumas aulas práticas presenciais em meio às chamadas).

A oferta de vagas a distância pelo programa foi oficializada pelo governo federal, na portaria nº 493, de 22 de maio de 2020. Ela diz que, a partir da seleção do segundo semestre de 2020, o Sistema de Seleção Unificada deveria ofertar cursos EAD.

Claramente, essa decisão foi influenciada pela pandemia do covid-19, fazendo com que o ensino a distância se tornasse a alternativa mais indicada.

A disputa por uma vaga em curso EAD pelo Sisu vai acontecer da mesma forma que já acontecia com os cursos presenciais. A variedade de áreas é um pouco menor , pois o sistema está apenas começando e algumas graduações precisam ser presenciais para obter uma formação correta.

Ainda assim, é possível encontrar boas opções de cursos mais procuradas! Não houve a divulgação de uma lista oficial, mas há especulações (administração, direito, pedagogia, design, etc.).

Notas de corte Sisu

Durante o período de inscrições, o Sistema de Seleção Unificada atualiza diariamente as notas de corte conforme o interesse dos candidatos nas vagas disponíveis. Essas notas de corte são parciais, ou seja, elas podem aumentar ou diminuir durante esse período.

O cálculo da nota de corte é feito baseado no número de vagas Sisu disponíveis e nas notas das pessoas que se inscreveram naquela opção. Dessa maneira, é possível saber qual a nota mínima para conseguir aquela vaga pelo Sisu.

Se a nota de corte da vaga que você escolheu estiver alta e você quiser mudar de opção, isso pode ser feito a qualquer momento, até o fechamento das inscrições e quantas vezes quiser, lembrando-se que apenas a última opção será considerada pelo Sisu.

Lista de espera Sistema de Seleção Unificada

Caso você tenha tido uma boa colocação, mas não tenha conseguido a vaga Sisu, é possível participar da lista de espera.

Quando houver a abertura de outra vaga ou desistência, os candidatos dessa lista serão convocados. Por isso, é importante acompanhar as chamadas diretamente nos sites nas instituições.

Se você não conseguir a vaga, pode continuar estudando para o Enem e tentar a segunda edição do Sisu que ocorre no segundo semestre. Aproveite para se preparar desde agora com o Simulado Enem gratuito do Beduka!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Uma plataforma onde você ganha uma bolsa de estudos de até 65% de desconto em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 instituições parceiras. 

Siga-nos também no Pinterest e no Instagram para receber conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre as vagas Sisu. Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.