Sisu

Tipos de Vagas do Sisu

Vagas do SisuVagas do Sisu

O Sisu é o principal meio para a maioria dos brasileiros realizarem o sonho de ingressar em uma instituição pública. Descubra quais são as vagas sisu que o programa oferece, como se isncrever e muito mais!

Se seu sonho é estudar em uma instituição pública de ensino superior, saiba que esse sonho pode estar mais perto do que você imagina. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada nessas instituições. 

Pensando nisso, para te explicar tudo sobre as vagas sisu, o Beduka preparou um artigo contento:

  • Quais os tipos de vagas
  • Como conseguir uma vaga
  • Nota de corte
  • Inscrição
  • Resultados

Antes de continuar, é bom você já saber o que é e como funciona o Sisu.

Como conseguir uma vaga Sisu?

Para concorrer à uma vaga do Sisu 2021, o estudante deve ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e não ter zerado a redação.

Assim que sair o resultado do Enem, o candidato deve se inscrever no sisu. O período de inscrição é curto, por isso é importante estar atento e acompanhar o cronograma divulgado pelo sistema.

Ao acessar o site oficial do Sisu, o estudante preenche alguns dados e utiliza a nota do Enem para escolher a vaga que desejar para o curso e as instituições participantes.

Para realizar a inscrição, o candidato precisava do número de inscrição e senha do Enem. Hoje, houve uma atualização que pede o “Login Único” e uma conta gov. Explicamos tudo isso no artigo inscrições Sisu.

O candidato pode selecionar duas opções de vagas (cursos), colocando-as em ordem de prioridade. Além disso, é necessário selecionar instituição, unidade e turno em que deseja realizar o curso, dentre os disponíveis. 

É importante ficar atendo à qual modalidade você vai se inscrever, já que há opção de concorrer pelo sistema de cotas ou na ampla concorrência. 

Tipos de Vagas Sisu: Quais são?

Vagas ofertadas pelo Sisu

Atualmente, o Sisu oferece vagas em quatro modalidades: licenciatura, bacharelado, tecnólogo e área básica de ensino. No segundo semestre de 2020, o Sisu passou a colocar cursos EAD (educação a distância).

Confira as diferenças entre as modalidades:

Vaga Sisu para Bacharelado

O bacharelado é uma característica dos cursos que formam bacharéis, ou seja, oferece uma formação voltada para o campo do saber científico (exatas e natureza) ou humanístico (humanas).

Ao final do curso, o resultado do aluno é se tornar um profissional apto ao exercício da atividade profissional.

Exemplo: Direito (aluno sairá como advogado), Medicina (sairá como médico), Publicidade (sairá como publicitário), entre outros. 

Vaga Sisu para Licenciatura

O curso superior em licenciatura é aquele que permite que o graduando dar aulas. Nesse sentido, sempre exercerá a profissão de professor da educação básica (ensino médio, ensino fundamental ou ensino infantil).

Para se tornar um professor de universidade, é preciso sim a graduação em licenciatura, mas são exigidos pós-graduações, mestrados e até doutorados. 

A formação em licenciatura exige conhecimentos na área de educação e estágios em escolas públicas ou privadas.

Vaga Sisu para Tecnólogo

O tecnólogo é uma modalidade de graduação que tem menor tempo de duração do que um curso bacharelado ou licenciatura. A questão é que só são ofertados cursos nas áreas científicas ou tecnológicas.

A oferta de vagas acontece geralmente em polos tecnológicos e o aluno tem a oportunidade de atuar na prática durante todo o tempo.

Vaga Sisu para Área básica de ingresso

Essa modalidade permite o estudante escolher ao final do curso se quer graduar em bacharelado ou licenciatura, ou as duas formações.

É preciso cumprir um ciclo básico de disciplinas e depois optar pela conclusão em uma das modalidades citadas. Se for as duas, o tempo de curso aumenta um pouco, mas o tempo final ainda é menor se tivesse feito separadamente.

Cursos como História, Física, Biologia e Letras oferecem vagas Sisu com área básica de ingresso.

EAD – Ensino a Distância

Os cursos EAD (Educação a distância) são aqueles em que os alunos não precisam ir fisicamente ou pessoalmente à aula. Ele é feito via vídeo-chamadas e alguns podem ser semipresenciais (contar com algumas aulas práticas presenciais em meio às chamadas).

A oferta de vagas a distância pelo Sisu foi oficializada pelo governo federal, na portaria nº 493, de 22 de maio de 2020. Ela diz que, a partir da seleção do segundo semestre de 2020, o Sisu deveria ofertar cursos EAD.

Claramente, essa decisão foi influenciada pela pandemia do covid-19, fazendo com que o ensino a distância se tornasse a alternativa mais indicada.

A disputa por uma vaga em curso EAD pelo Sisu vai acontecer da mesma forma que já acontecia com os cursos presenciais. A variedade de cursos é um pouco menor , pois o sistema está apenas começando e alguns cursos precisam ser presenciais para obter uma formação correta.

Ainda assim, o Sisu se empenhou em colocar os cursos mais procurados! Não houve a divulgação de uma lista oficial, mas há especulações (administração, direito, pedagogia, design, etc.).

Notas de corte Sisu

Durante o período de inscrições, o Sisu atualiza diariamente as notas de corte conforme o interesse dos candidatos nas vagas disponíveis. Essas notas de corte são parciais, ou seja, elas podem aumentar ou diminuir durante esse período.

O cálculo da nota de corte é feito baseado no número de vagas disponíveis e nas notas das pessoas que se inscreveram naquela opção. Dessa maneira, é possível saber qual a nota mínima para conseguir aquela vaga pelo Sisu.

Se a nota de corte da vaga que você escolheu estiver alta e você quiser mudar de opção, isso pode ser feito a qualquer momento, até o fechamento das inscrições e quantas vezes quiser, lembrando-se que apenas a última opção será considerada pelo Sisu.

Lista de espera Sisu

Lista de espera Sisu

Caso você tenha tido uma boa colocação, mas não tenha conseguido a vaga Sisu, é possível participar da lista de espera do Sisu. O interesse em participar da lista de espera 2021 deve ser declarado entre 13 de abril de 2021 e 19 de abril de 2021.

Quando houver a abertura de outra vaga ou desistência, os candidatos da lista de espera serão convocados, por isso, é importante acompanhar as chamadas diretamente nos sites nas instituições.

Se você não conseguir a vaga, pode continuar estudando para o Enem e tentar a segunda edição do Sisu que ocorre no segundo semestre. Aproveite para se preparar desde agora com o Simulado gratuito do Beduka!

Gostou de saber sobre as vagas do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador