Sisu

Resultado do Sisu

Resultado do SisuResultado do Sisu

O Sisu é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior públicas. Saiba todas as informações sobre o resultado do desse sistema e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas!

Se você fez o Enem e está tentando uma vaga em uma universidade pública, provavelmente está ansioso em relação ao resultado do Sisu. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre esse tema, para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Nesse artigo você encontrará a resposta de algumas questões, como:

  • Como funciona o resultado do Sisu?
  • Como ver o resultado do Sisu?
  • Como funciona a segunda chamada do Sisu?
  • O que fazer depois de ser aprovado no Sisu?

Se você estiver estudando para o Enem, saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Calendário do Sisu 2021

O calendário do SISU 2021 ainda não foi divulgado no site oficial do Sisu. Porém, o primeiro Edital já saiu e você confere as informações abaixo:

Primeira Edição (Sisu 2021/1)

De acordo com o Edital Sisu 2021 da primeira edição (primeiro semestre), as datas importantes são:

  • Período de inscrição: 6 de abril de 2021 a 9 de abril de 2021 (horário oficial de Brasília-DF).
  • Divulgação do resultado: no dia 13 de abril de 2021.
  • Período de matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes do Sisu: de 14 a 19 de abril de 2021, devendo observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
  • Período de lançamento da ocupação das vagas no Sisu pelas instituições participantes: de 14 a 23 de abril de 2021.
  • Período de manifestação de interesse para constar na lista de espera do Sisu: de 13 de abril de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de abril de 2021.

O Edital da segunda edição ainda não está disponível.

Como funciona o resultado do Sisu?

Como funciona o resultado do Sisu

O Sisu é um sistema de ranqueamento. Todos os estudantes que desejam concorrer às vagas de um determinado curso de uma universidade podem se inscrever nele durante o tempo em que o sistema fica aberto.

As pessoas que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (2020) e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu

Após a data limite, o sistema ranqueia a nota de todos os candidatos. Levando em conta as vagas e as notas em ordem decrescente de todos os candidatos. A nota do último candidato aprovado é chamada de nota de corte.

Entendo melhor como o sisu funciona!

Nota de corte parcial

O período de inscrição do Sisu dura alguns dias, então, diariamente, o sistema solta uma nota de corte parcial. No ano de 2021, o período de inscrição é de 3 dias: 6 de abril de 2021 a 9 de abril de 2021.

No final de cada dia, o sistema solta uma nota que corresponde à média dos inscritos naquele dia. Esta nota considera as notas de todos os candidatos inscritos que seriam aprovados até aquele momento.

O cálculo é feito apenas uma vez no dia e o sistema recebe milhares de inscrições. A tendência é que a nota de corte aumente de um dia para o outro, ou seja, a nota de corte parcial serve apenas como uma referência. 

Outra boa referência são as notas de corte dos anos anteriores. Vendo as maiores e menores notas, você vai ter uma ideia da nota aproximada do que é preciso ter para concorrer àquele curso.

Como ver o resultado do Sisu?

Como ver o resultado do Sisu

Os resultados da primeira edição do Sisu será divulgados pelo MEC na página do sistema, no dia no dia 13 de abril de 2021. Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado. Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”.

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto em seus sites quanto impressas, sendo possível fazer a consulta na própria universidade escolhida. Os resultados também podem ser consultados pelo telefone, na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161.

Como funciona a segunda chamada do Sisu?

Cada Edição do Sisu (semestral) pode ser dividida em chamadas. Os candidatos que não foram selecionados para nenhuma das duas opções têm o direito de se inscrever para a segunda chamada daquela edição.

A inscrição é feita na mesma página, durante o período definido pelo cronograma.

No ano de 2021 só haverá 1 chamada na primeira edição. Por isso, a última alternativa de quem não for aprovado, será participar da lista de espera. O candidato tem que entrar nessa lista entre os dias 13 de abril de 2021 e 19 de abril de 2021.

Depois que a participação na lista de espera for confirmada, basta esperar que a instituição escolhida divulgue o modo de acompanhamento da lista, assim como o resultado da segunda chamada do Sisu (que não haverá na primeira edição de 2021).

É importante lembrar que o Sisu é um sistema que permite escolher duas opções de curso em universidades espalhadas por todo o Brasil, então é comum que ocorram muitas desistências. 

Ás vezes o estudante desiste de mudar de estado para estudar, ou faz matrícula na segunda opção de curso, mas é aprovado na primeira (pela lista de espera). Assim, sua vaga na segunda opção fica disponível.

Em 2017, a UFMG chegou a fazer dez chamadas pelo Sisu. Então é muito importante ficar atento às notícias das universidades, porque as chamadas podem acontecer até mesmo após o início previsto das aulas.

O que fazer depois de ser aprovado no Sisu?

O que fazer depois de ser aprovado no Sisu

A partir do momento em que você conferiu o resultado do Sisu e viu que está aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade sua e da universidade, não mais do Sisu.

Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato (em 2021 será de 14 a 19 de abril de 2021). Depois, é preciso conferir com a universidade escolhida os procedimentos para a matrícula, como o local, a hora e os documentos necessários.

Eles te pedirão vários documentos próprios dependendo de cada instituição. Ainda assim, os mais comuns que são sempre bons de termos na mão são:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Gostou de saber sobre o resultado do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador