Sisu 2024

Quando sai o resultado do Sisu 2024? Veja o passo a passo de como consultá-lo!

Como olhar o seu resultado do SisuComo olhar o seu resultado do Sisu? Vem conferir o passo a passo e outras dicas sobre onde usá-lo!

Se você fez o Enem e está tentando uma vaga em uma universidade pública, provavelmente está ansioso em relação ao resultado do Sisu. Pois ele é a principal porta de entrada para as instituições deste tipo no país.

Nada melhor para se livrar da ansiedade do que ter a informação correta. Por isso, fizemos este artigo com todo o cronograma do Sisu, para você saber quando sai o resultado e como funciona o programa.

Continue lendo e descubra todas as informações sobre o resultado desse sistema e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas!

Nesse artigo você encontrará a resposta para as dúvidas abaixo. Se quiser, clique em uma delas para ir diretamente à resposta:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante bolsas de estudos de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Como funciona o resultado do Sisu 2024?

Se chegou até aqui, você já deve ter reparado que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema de ranqueamento. Então, todos os participantes cadastram as suas notas e elas são colocadas em uma ordem.

Quando o prazo termina, as melhores notas são selecionadas de acordo com o número de vagas disponíveis para aquela opção. A nota da última pessoa a ser selecionada é o valor da nota de corte daquela edição.

É assim que eles chegam em um resultado! 

Só que estamos falando do resultado final, então você pode estar se perguntando sobre o que é o resultado parcial. Veja a explicação a seguir.

Como funciona o resultado parcial do Sisu? (Nota de corte parcial)

Aí em cima explicamos o último processo a ser feito para chegar no resultado do Sisu. Só que, antes disso acontecer, saem alguns resultados parciais. 

Há um período de alguns dias para os candidatos colocarem suas notas. À medida que eles vão colocando, a ordem das notas vai se alterando. Então, no final de cada dia, sai uma classificação prévia.

Ela costuma servir de guia para os que estão na luta pela vaga na universidade. Explicamos isso com detalhes e exemplos no artigo sobre a nota de corte. O que você precisa saber aqui é que o resultado parcial não é o definitivo, só o final.

Vamos voltar a falar sobre ele, já que é o que interessa. A seguir, veremos como e onde acessá-lo!

Quando sai o resultado do Sisu 2024?

O edital do Sisu 2024 ainda não foi divulgado, portanto não sabemos quando o resultado do Sisu poderá ser acessado. Mas pelo ano anterior, a probabilidade é que seja no final de fevereiro.

Confira abaixo todas as datas importantes da segunda edição do Sisu 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 01 a 07 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro a 07 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: depende de cada instituição.

Para mais informações, consulte o site oficial do Sisu.

Agora vamos ver como é fácil acessar o resultado. Assim você já se prepara para quando chegar a sua vez!

Passo a passo: como olhar o resultado do Sisu 2024?

É tão simples que você vai até se surpreender! Lembra da página que você acessou para fazer as inscrições no Sisu? É nela que tudo começa na hora de ver o resultado do Sisu. 

Então:

  • Passo 1: Entre na Página do Participante do Sisu;
  • Passo 2: Faça seu login (é só entrar com o cadastro no Gov.br);
  • Passo 3: Na Área do Candidato, aparecerá as suas duas opções e o status da classificação logo abaixo. Clique no botão para ver seu boletim completo!

Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”. 

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto em seus sites quanto impressas. Os resultados também podem ser consultados pelo telefone, na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161.

Consultou? É agora que surgem as duas principais perguntas a seguir!

O que fazer se eu for aprovado no Sisu 2024?

A partir do momento em que você conferiu o resultado do Sisu e viu que está aprovado, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade sua e da universidade. Logo, não compete mais ao Sisu.

Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato. Depois, é preciso conferir com a universidade escolhida os procedimentos para a matrícula, como o local, a hora e os documentos necessários.

Cada instituição pede uma relação de documentos. Ainda assim, os mais comuns são:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Já é bom ir providenciando eles e mantendo tudo em uma pastinha! Eles servem para quase tudo na vida adulta.

Porém, se você não for aprovado, ainda há esperança! Veja a seguir.

O que fazer se eu NÃO for aprovado no Sisu 2024?

Calma, não fique triste!

Nós vamos te explicar como funciona a segunda chamada do Sisu! Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções ou que foram aprovados só na segunda opção podem se inscrever para a segunda chamada. 

Ela é uma segunda convocação que é feita para preencher vagas que tenham sobrado. Isso porque o Sisu tem duas opções de curso, então tem gente que desiste de um e passa para o outro. Assim é que “sobram” vagas.

Para participar dela você faz a inscrição na mesma página, lá mostra o período e como fazer isso. Será a própria instituição que divulgará o resultado da segunda chamada, então fique atento aos meios de comunicação dela!

É importante lembrar que o Sisu é um sistema que permite escolher duas opções de curso em universidades espalhadas por todo o Brasil, então é comum que ocorram muitas desistências. 

Ás vezes o estudante desiste de mudar de estado para estudar, ou faz matrícula na segunda opção de curso, mas é aprovado na primeira (pela lista de espera). Assim, sua vaga na segunda opção fica disponível.

Em 2017, a UFMG chegou a fazer dez chamadas pelo Sisu. Então é muito importante ficar atento às notícias das universidades, porque as chamadas podem acontecer até mesmo após o início previsto das aulas.

E se nada der certo, você ainda pode demonstrar interesse na Lista de Espera. Ou, ainda, verificar as possibilidades que te mostraremos a seguir!

Outras opções além do Sisu!

Por fim, se depois de todas as possibilidades do Sisu você ainda não conseguir uma vaga por ele, não desanime, ainda pode tentar usar a sua nota no Prouni ou no Fies. Há também os vestibulares próprios das universidades particulares e de algumas públicas.

E pode contar com nossa ajuda!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Essa é uma plataforma onde você pode conquistar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

Então, se você não foi tão bem no Sisu quanto gostaria, uma opção é verificar as bolsas de estudo que disponibilizamos aqui no Beduka e as condições para começar os seus estudos imediatamente, sem concorrência, sem pesar no seu bolso e sem burocracia.

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre quando sai o resultado do Sisu.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.