Cursos

Como é o curso de arquitetura?

Como é o curso de arquiteturaComo é o curso de Arquitetura?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de arquitetura tem como objetivo ensinar os estudantes a planejar, projetar e desenhar espaços urbanos. Tem interesse nessa área? Então confira o nosso artigo!

Você está interessado nesta área profissional,  mas não conhece bem as matérias ou não sabe como é o curso de arquitetura? Não se preocupe! Esse post foi feito para te explicar os principais detalhes desta graduação e também dar dicas do mercado de trabalho para futuros arquitetos.

A arquitetura tem como intuito organizar e projetar áreas externas e internas, agindo de acordo com os critérios do conforto, da estética e da funcionalidade. Cabe ao profissional da área coordenar e projetar a construção e a reforma de obras, fazendo a planta e decidindo quais são os materiais que serão utilizados.

Como é o curso de arquitetura?

A formação em arquitetura e urbanismo é oferecida em universidades públicas e privadas e prepara o aluno para que ele tenha consciência socioambiental e sensibilidade artística, sempre agindo de maneira ética e responsável.

O principal objetivo do curso de arquitetura é fornecer conhecimentos para que o aluno possa atuar na conservação, na execução e no projeto de obras. A graduação mescla disciplinas da área das ciências exatas com as ciências humanas, possuindo uma grade curricular variada, o que atrai muitos alunos por sua diversidade.

Se você busca entender como é o curso de arquitetura, o aluno vai aprender mais sobre arte e desenho, com disciplinas como topografia e representação gráfica estrutural. Nos anos seguintes, terão matérias mais específicas, como gestão de projetos e teoria da arquitetura.

O curso de arquitetura, porém, não é só teoria! A graduação na área possui muitas atividades práticas, onde o aluno realiza aulas em laboratórios e faz projetos em maquetes.

Durante a faculdade serão feitos vários pequenos projetos, sejam eles de desenho, de conceito artístico e até mesmo maquetes (preferência dos alunos). Estes projetos compõem cerca de 20% do curso.

O curso de arquitetura e urbanismo é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. Durante esse período, o aluno vai aprender diversas matérias.

Quais são as principais matérias do curso de arquitetura?

Neste artigo em que explicamos como é o curso de arquitetura, detalhamos abaixo algumas das disciplinas que são ensinadas durante a graduação. Confira!

  • História da arte
  • Desenho artístico
  • Desenho técnico/ arquitetônico
  • Introdução a gestão de projetos
  • Computação gráfica
  • História da arquitetura
  • Análise e gestão ambiental
  • Gestão de projetos
  • Eletrotécnica
  • Urbanismo e infraestrutura
  • Projeto e instalações prediais
  • Teoria das estruturas
  • Planejamento urbano
  • Patrimônio histórico
  • Sociologia urbana e ambiental

Uma grande dúvida dos alunos diz respeito às diferenças entre arquitetura e engenharia. Esse é o seu caso? Se sim, abaixo preparamos um tópico abordando esse tema.

Principais diferenças entre engenheiro e arquiteto

O arquiteto é o profissional responsável por elaborar o projeto que será seguido durante as etapas posteriores da obra. Esse material pode ser produzido a pedido de um cliente comum que quer construir a residência dele ou de uma empresa que deseja abrir uma nova filial na cidade, por exemplo.

A este material é dado o nome de planta e nela estarão presentes o planejamento, a divisão e a função dos espaços internos e externos, além, é claro, dos aspectos estéticos relacionados a esses ambientes e que serão concluídos apenas ao fim do processo.

Já o engenheiro será o encarregado das questões técnicas envolvendo não apenas os cálculos para assegurar a resistência das fundações e capacidade do solo de suportar cargas, mas também do orçamento envolvendo desde materiais e equipamentos à mão de obra.

Para cursar arquitetura é preciso saber desenhar?

Dominar a arte do desenho será um aspecto positivo que vai ser aprimorado no curso de arquitetura. Porém, se você não domina essa técnica saiba que hoje os profissionais da área trabalham com a ajuda da tecnologia. Existem softwares que auxiliam tanto nos desenhos, como em cálculos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como é o mercado de trabalho para os arquitetos?

O profissional formado no curso de arquitetura tem a função de criar, projetar e acompanhar  uma construção, usando sua criatividade e talento para melhorar a qualidade de vida das cidades e seus habitantes.

O arquiteto também pode atuar na reforma de obras já existentes, como construções históricas, para a preservação do patrimônio histórico, etc, sempre valorizando o terreno e favorecendo a integração com o ambiente externo.

Ele pode trabalhar com arquitetura de interiores, desenvolvimento de projetos, arquitetura sustentável, urbanismo, restauração e patrimônios históricos, entre outras funções. Também pode escolher entre ter um escritório próprio, órgãos do governo ou construtoras.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de arquitetura está em plena expansão e demanda por pessoas qualificadas!

Você viu aqui no Beduka um resumo explicativo sobre como é o curso de arquitetura. Para passar no vestibular das melhores universidades da área, terá que dedicar bastante tempo aos estudos. E vamos te ajudar nesse objetivo:

Consiga boas notas com a ajuda do Beduka

Sempre apresentamos aqui no Beduka dicas e exercícios para ajudar estudantes que desejam passar no vestibular e também encontrar uma profissão para o futuro. Além disso, apresentamos uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Experimente agora o nosso buscador de universidades.

Depois de explicar como é o curso de arquitetura e alguns exercícios da segunda lei de Newton, veja também:

Apresentamos ainda uma lista de resumos de livros para o vestibular, explicamos como funciona a segunda fase da Fuvest e também qual é a função do núcleo da célula.

O Beduka é um buscador de universidades que surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos. Por exemplo:

Depois de entender como é o curso de arquitetura, entenda quais são os cursos mais concorridos da USP, como pedir isenção da taxa do ENEM, quais são as faculdades que aceitam o FIES e como funciona o ProUni.

Gostou de entender como é o curso de arquitetura? Por que você decidiu escolher essa área? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades que sempre publicamos!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários