CursosFaculdades

Quais são os melhores cursos de engenharia civil do Brasil?

QUAIS-SÃO-OS-MELHORES-CURSOS-DE-ENGENHARIA-CIVIL-DO-BRASIL-Melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Em pouco tempo a engenharia civil se tornou um dos cursos mais buscados. Deseja fazer esse curso na faculdade mas ainda tem dúvidas em relação a qual instituição ingressar? Leia nosso artigo e veja onde estão os melhores cursos de engenharia civil do país.

Antes de 2010 o curso não aparecia entre os dez mais buscados no país, mas a área se expandiu com as obras da Copa do Mundo e com as Olimpíadas, despertando o interesse de milhares de jovens. Em 2016, no último levantamento divulgado pelo Ministério da Educação, esta já era a quarta carreira mais buscada nos vestibulares. Mas onde estudar? Confira o ranking dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil e saiba quais são as instituições que mais se destacam.

O salário e as diversas possibilidades no mercado de trabalho são alguns dos atrativos que levam milhares de jovens a lutar por uma formação nessa área. Como visto em nosso artigo sobre as profissões mais bem pagas do Brasil, a área de engenharia é hoje aquela que permite os melhores salários. Além disso, o engenheiro civil pode assumir diferentes responsabilidades como elaborar o projeto de uma obra ou cuidar da supervisão de uma equipe técnica, por exemplo.

Você quer tornar-se um profissional de sucesso? Deseja construir uma sólida carreira de engenheiro civil? O primeiro passo é descobrir quais são os melhores cursos de engenharia civil do Brasil. Verifique também as datas dos vestibulares e analise quais são as suas possibilidades. Depois, é só fazer sua inscrição e estudar para fazer uma boa prova.

Você quer tornar-se um profissional de sucesso? Deseja construir uma sólida carreira de engenheiro civil? O primeiro passo é descobrir quais são os melhores cursos de engenharia civil do Brasil. Verifique também as datas dos vestibulares e analise quais são as suas possibilidades. Depois, é só fazer sua inscrição e estudar para fazer uma boa prova.

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

Veja também:

Qual a definição de engenharia civil?

O engenheiro tem como missão transformar conhecimento científico, econômico ou social em algo para melhorar estruturas, processos ou equipamentos. Na área civil, este profissional projeta, gerencia e executa casas, prédios, barragens e pontes, dentre outras obras. Ele deve estudar dados geográficos e tecnológicos para todas as construções.

O engenheiro civil atua em setores como: construção urbana, em recursos hídricos, infraestrutura, saneamento, estruturas e fundações.

setores em que um engenheiro civil atua

Se você gosta de números e quer saber quais são as melhores faculdades de engenharia civil do Brasil, já vamos te adiantar que este é um curso muito puxado. É ideal para pessoas que se consideram de exatas e adoram cálculos.

O aluno terá disciplinas como estatística, desenho, lógica, matemática e física. Ele precisará visitar locais de obras para contato prático com estruturas e edificações, além de aulas em laboratório sobre desenhos. O estudante também deverá realizar um estágio obrigatório ao final do curso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que faz um engenheiro civil e o que é ministrado na graduação do curso, agora é hora de identificar as melhores faculdades para decidir em qual cursar. Certo!?

A lista dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil foi elaborada com base no Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Foram avaliados apenas os 40 cursos de graduação com maior número de alunos ingressantes no Brasil.

10 melhores cursos de engenharia civil do Brasil

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

7ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

8ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

9ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

10ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

O conceito de melhor é relativo, uma vez que cada instituição se destaca por um indicador diferente e pelas especializações que fornece aos alunos. Buscamos apresentar aqui a lista dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil, de acordo com o levantamento do Ranking Universitário Folha. Este é um bom parâmetro para te ajudar, caso você ainda esteja indeciso sobre em qual local irá estudar.

Vale notar que no levantamento, as instituições apresentadas são todas públicas. Ou seja, o desafio será ainda maior para você conseguir sua vaga. Nas universidades federais, o modelo de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que leva em consideração a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para você conseguir uma boa nota Enem, vale conferir os materiais especiais que indicamos abaixo:

Aqui no Beduka, seu comparador gratuito de faculdades e cursos, você encontra uma relação completa de instituições de ensino superior públicas e privadas, registradas no Ministério da Educação. Você encontra informações como cursos oferecidos, endereços, avaliações e valores das mensalidades.

Além disso, por meio de um cadastro simples, você tem a possibilidade de consultar quais são as faculdades particulares que oferecem bolsas de estudo e fazer a sua inscrição para conquistar a sua.

Já se decidiu em qual vai estudar? Agora que já apresentamos a você uma lista dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil, aproveite e veja também outros conteúdos que preparamos:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.