CursosFaculdades

Quais são as seis melhores faculdades de cinema do mundo?

QUAIS-SÃO-AS-SEIS-MELHORES-FACULDADES-DE-CINEMA-DO-MUNDOMelhores faculdades de Cinema do mundo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabia que a terceira melhor faculdade de cinema do mundo está no Brasil? Descubra qual é a instituição que está entre as seis melhores faculdades de cinema do mundo em nosso artigo!

O cinema fascina muitas pessoas há tempos. É difícil encontrar alguém que não goste de filmes. No entanto, o que muita gente não sabe é que para chegar ao estrelato, grande parte dos cineastas frequentaram ótimas escolas que são referência na sétima arte. Diante disso, nosso objetivo neste post é apresentar as melhores faculdades de cinema do mundo. Uma delas é brasileira. Confira!

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

O cinema fascina muitas pessoas há tempos. É difícil encontrar alguém que não goste de filmes. No entanto, o que muita gente não sabe é que para chegar ao estrelato, grande parte dos cineastas frequentaram ótimas escolas que são referência na sétima arte. Diante disso, nosso objetivo neste post é apresentar as melhores faculdades de cinema do mundo. Uma delas é brasileira. Confira!

Engana-se quem pensa que o cinema se faz apenas com produtores, diretores e roteiristas. Na verdade, existem muitos outros profissionais por trás das cenas para fazer com que tudo saia perfeito na hora certa.

Em entrevista à revista Época, Joe Byron, um dos participantes da Los Angeles Film School, afirmou que há vários papéis diferentes envolvidos para que uma história seja contada. As partes visual e sonora são apenas algumas delas.

Se você tem interesse e pretende fazer uma graduação nessa área ou é apenas um curioso sobre o assunto, dê uma olhada na lista das melhores faculdades de cinema do mundo que preparamos!

Leia também:

As seis melhores faculdades de cinema do mundo

6 melhores faculdades de cinema do mundo

1 – London Film School

Ela existe há mais de 60 anos e está localizada na capital da Inglaterra, Londres. Seus alunos não são apenas britânicos, pois a faculdade recebe estudantes de, pelo menos, 60 países ao redor do mundo. No entanto, ela é restrita com relação à admissão. A instituição conta com diferentes avaliações, inclusive experiência de mercado, para definir quem serão os novos alunos.

Na London Film School é possível aprender direção, roteiro e ainda participar de workshops que acontecem durante o verão. Eles também possuem cursos de pós-graduação que duram dois anos.

2 – American Film Institute

Localizado em Los Angeles, o AFI é bem conhecido quando o assunto é faculdade de cinema. Seu curso costuma durar dois anos e está mais focado na narração de histórias e nas narrativas visuais.

O AFI sempre faz parcerias com seus alunos, o que gera cerca de 120 curta-metragens produzidos por ano.

Entre seus ex-alunos estão diversos diretores indicados ao Oscar, como Darren Aronofsky (Mãe! e Réquiem Para um Sonho), David Lynch (Cidade dos Sonhos e Twin Peaks) e Terrence Mallick (Além da Linha Vermelha e A Árvore da Vida).

3 – Universidade de São Paulo – Curso de Audiovisual

A Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, é uma das faculdades mais queridas e famosas do país. O curso de audiovisual dura 8 semestres e prepara os estudantes para tratarem das partes técnicas e artísticas dessa área.

O curso que coloca a USP entre as melhores faculdades de cinema do mundo possui disciplinas relacionadas a roteiro, tratamento e captação de imagem, produção, direção, edição, sonorização, finalização, pesquisa histórica e abordagem crítica.

4 – Beijing Film Academy

A China é um país que cresce a cada dia, tanto em consumo cinematográfico quanto em produções. A Beijing Film Academy é sua faculdade principal, e tem como cursos: Roteiro, Produção e Direção.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Esta instituição revela nomes promissores com frequência e, apesar da grande maioria de suas aulas serem lecionadas em inglês, ela ainda aceita estudantes estrangeiros. Também possui programas de pós-graduação.

5 – Toronto Film School

A Toronto Film School é parte do Instituto de Tecnologia do RCC, e é uma das principais escolas de cinema do Canadá. Seu curso é bem prático, já que o objetivo é o crescimento da carreira profissional dos alunos.

Lá é possível aprender roteiro, atuação, produção televisiva e cinematográfica, assim como design. Normalmente o tempo de duração do curso chega a 2 anos.

Academy of Performing Arts’ Film and TV School

Mais conhecida como FAMU, essa faculdade fica em Praga, capital da República Tcheca. Ela é a 5ª faculdade de cinema mais antiga do mundo e seus cursos podem ser em tcheco ou inglês.

Alunos estrangeiros podem unir um passeio turístico às aulas e cursos, que são de durações variadas.

Entre uma das grandes personalidades que já passaram pela instituição, temos o recém-falecido diretor Milos Forman, que ganhou dois Oscar, por Um Estranho no Ninho (1975) e Amadeus (1984).

Gostou? Vale lembrar que um ótimo aquecimento para as faculdades de cinema é o workshop. Diversas escolas e universidades pelo mundo (e no Brasil) possuem workshops. Eles duram menos e são mais baratos.

Além disso, com a expansão do mercado digital e a onda dos youtubers, os profissionais de cinema estão cada vez mais requisitados.

Descubra aqui como passar no vestibular das melhores universidades do país e veja nossas dicas de palavras que você precisa usar para enriquecer sua redação, questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Sobre o Beduka

Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que surgiu em 2017. Nosso objetivo é facilitar sua busca por universidades, apresentando uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que você já conhece as seis melhores faculdades de cinema do mundo, aproveite para ler também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.