Profissões

O que faz um profissional de TI?

O que faz um profissional de TI?O que faz um profissional de TI?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Tem interesse em se tornar um profissional da área de tecnologia da informação, mas ainda tem dúvidas de como esse profissional atua? Leia nosso artigo e tenha todas as principais dúvidas sobre a área sanadas.

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Este é um setor estratégico para qualquer empresa, pois está envolvido nas ações para melhorar a produtividade e a eficiência dos negócios. Muito se fala sobre aquela turma que mexe nos computadores, mas você sabe de fato o que faz um profissional de TI?

Em um passado recente, para chamar um táxi era necessário ligar para uma central de atendimento ou encontrar um carro que passava pela rua. O mesmo acontecia com operações bancárias,pois sempre tínhamos que ir à agência para resolver os problemas. Estes e outros problemas foram solucionados com o avanço da tecnologia, foi a onda dos computadores.

Este avanço tecnológico fez surgir uma série de novas áreas profissionais, tais como:

  • Programação
  • Segurança da Informação
  • Redes
  • Análise de Sistemas
  • Suporte técnico

Cada profissional atua em uma área específica dentro da área de Tecnologia da Informação. Este setor absorve alunos formados em cursos como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação.

Já deu para perceber que o profissional de TI tem várias funções dentro de uma organização, certo? Mas o que ele faz? Vamos explicar para você!

O que faz um profissional de TI?

o que faz um profissional de TI

Você entra em um site ou aplicativo, verifica a disponibilidade de um produto ou serviço, faz seu cadastro, pega o cartão de crédito e faz o pagamento da operação. Em seguida, recebe um e-mail informando os procedimentos para a entrega daquilo que acabou de comprar.

Para que este processo citado acima aconteça, em fração de segundos, uma série de processamentos acontece nos bastidores. Desde a disponibilização do conteúdo por meio de um sistema de hospedagem de sites, análise do banco de dados para verificar o estoque e cadastro de novos clientes, sistema de segurança para garantir a proteção dos dados até a integração com meios de pagamento e transportadoras.

Os profissionais de TI trabalham nos bastidores para que você consiga, por meio do computador ou do celular, realizar as atividades diárias. São eles os responsáveis por fazer com que as empresas operem 24 horas por dia, ampliando a eficiência da operação e permitindo aproveitar melhor as oportunidades de negócios.

Abaixo vamos detalhar um pouco sobre o que faz um profissional de TI em algumas das áreas de atuação. Confira!

Analista de sistemas – O que faz este profissional?

Testar os softwares novos dentro de uma aplicação e validar o seu funcionamento dentro de um sistema é uma das principais atribuições deste profissional.

O analista de sistemas identifica as necessidades, do cliente interno ou externo, e tenta identificar mecanismos para atendê-las com a tecnologia.

Arquiteto de soluções de big data – O que faz este profissional?

Ele é o responsável por fazer a conexão entre as necessidades de cada negócio e os cientistas e engenheiros de dados.

Este é um cargo muito valioso em grandes corporações. Os profissionais desta área estão sendo disputados e os salários passam de R$ 14 mil.

É o arquiteto de soluções big data que fará a análise dos requisitos técnicos, seleção de plataformas e a arquitetura técnica de cada aplicação.

Programador mobile – O que faz este profissional?

Há uma série de pessoas trabalhando diariamente para que seu celular e os aplicativos instalados nele funcione.

A cada dia uma nova empresa surge, seja para facilitar a localização de um táxi, agendar uma consulta médica ou mesmo para pedir comida.

Para que estas soluções apareçam e também tenham um bom alcance, existem profissionais estudando novas formas de comunicação e trabalhando para que elas aconteçam. Graças aos programadores mobile vemos soluções como:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Uber
  • Ifood
  • Airbnb
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Latam Play
  • Nubank
  • Snapchat

Estas são algumas das soluções que surgiram, primeiramente, para funcionar nos celulares.

Desenvolvedor full stack – O que faz este profissional?

Este é o famoso faz tudo das aplicações ou podemos chamá-lo também de profissional coringa. É um cargo que tem muita demanda e pouca disponibilidade no mercado de trabalho.

O desenvolvedor full stack atua tanto nos bastidores, cuidando da infraestrutura e dos servidores (back-end), como também no desenvolvimento da interface (front-end) das aplicações.

É um cargo que absorve profissionais formados principalmente nos cursos de engenharia de software e ciências da computação.

Para ser um desenvolvedor full stack, o profissional deve ter passado pelas áreas de infraestrutura, desenvolvimento de aplicações e ter bons conhecimentos da área mobile. Os rendimentos podem chegar a R$ 20 mil.

Agora que você já viu o que faz um profissional de TI, que tal descobrir quais os cursos que pode fazer para seguir em uma das áreas apresentadas?

Quais faculdades devo fazer para ser um profissional de TI?

Além de ter o domínio do inglês (linguagem universal de programação), a pessoa que deseja ingressar em um dos cargos de TI precisa escolher um curso que atenda às suas necessidades profissionais. Existem inúmeras formações possíveis, dentre elas:

quais faculdades devo fazer para ser um profissional de TI

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Ciências da Computação
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Informática
  • Redes de Computadores
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas para Internet

Curso de graduação ou tecnológico para TI

Você pode fazer um curso de graduação ou tecnológico, de acordo com a área escolhida.

Muita gente não sabe e continuará sem saber o que faz um profissional de TI, estas pessoas vão te identificar apenas como alguém que mexe em computadores. Mas saiba que elas estarão sempre usando soluções desenvolvidas por profissionais como você!

Agora que você já sabe o que faz um profissional de TI, sabia que esta área está na lista das profissões mais bem pagas do Brasil?

Veja aqui nosso post para saber como escolher a profissão certa e descubra também como passar no vestibular das melhores universidades.

Você encontra aqui no Beduka, seu comparador de faculdades particulares e públicas, uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Depois de saber o que faz um profissional de TI, que tal aproveitar e ver também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários