Faculdades

Melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais

MELHORES-FACULDADES-DE-ARQUITETURA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

O principal objetivo do arquiteto é planejar e projetar espaços urbanos para melhorar a qualidade das pessoas que vivem neles. Deseja seguir essa carreira? Então confira o ranking das melhores faculdades para esse curso em Minas Gerais.

Arquiteto é o profissional responsável por planejar espaços internos e externos. Se você deseja seguir essa carreira, então esse artigo é para você! Confira o ranking com as melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

3. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

4. Universidade Fumec (FUMEC)

5. Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

6. Centro Universitário Una (UNA)

7. Centro Universitário Newton Paiva (NEWTON PAIVA)

8. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH)

9. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

10. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Confira mais detalhes de cada uma das instituições abaixo:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na capital mineira, Belo Horizonte. É a maior universidade do estado e possui campus em Tiradentes e em Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a quarta melhor universidade do país.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG oferece disciplinas nas áreas de representação gráfica e expressão arquitetônica; teoria, história, patrimönio cultural, engenharia estrutural e tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo; planejamento arquitetônico, urbano e regional.

O objetivo desse curso é preparar profissionais aptos a entender a Arquitetura como espaço construído, em sua dimensão urbana e ambiental. É função do arquiteto atuar no sentido de utilizar os avanços da técnica e da arte como promotores da qualidade de vida, do equilíbrio ecológico e do bem-estar geral.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas tem como objetivo formar profissionais com autonomia intelectual, capacidade crítica e criativa, aptos a elaborar diagnósticos, definir diretrizes de planejamento e propor soluções projetuais e executivas, em escalas arquitetônica, urbana e regional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Arquitetura e Urbanismo é oferecido em Belo Horizonte e em Poços de Caldas.

3ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberlândia, há cerca de 540 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU busca a formação de um profissional identificado com as questões da localidade na qual participa, estando atento às transformações do homem e seu meio-ambiente natural e cultural, para ser capaz de propor soluções que atendam às reais necessidades da sociedade no seu processo de desenvolvimento.

O ingresso ocorre no primeiro semestre de cada ano, por meio do sistema Sisu e, no segundo semestre, por meio de vestibular próprio. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Fumec (FUMEC)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. Em seus mais de 50 anos de existência, essa instituição de ensino se posiciona como uma das mais respeitadas do Brasil. E como instituição sem fins lucrativos, seus investimentos são direcionados para a qualidade da formação dos alunos.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FUMEC busca a formação plural e integral do arquiteto urbanista. O objetivo é profissionalizar um sujeito que se manifeste e participe do cotidiano da cidade e que seja, ao mesmo tempo, empreendedor, pesquisador e coordenador, sem abandonar o ser questionador, participativo, humano.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria instituição. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. É considerado o melhor centro universitário de Belo Horizonte e um dos melhores centros universitários do Brasil, segundo a nota ICG do MEC, em pesquisa feita em 2011.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNI-BH é considerado um dos melhores do estado, sendo destaque com nota 4 em 5 no MEC. Possui laboratórios modernos e corpo docente de alto nível, busca diversificar a formação, promovendo palestras com arquitetos e outros profissionais que são referência na área.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

6ª – Centro Universitário Una (UNA)

Fundado em 1961, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Bom Despacho, Pouso Alegre e Itabira.

No curso de Arquitetura e Urbanismo da UNA o estudante é orientado a se preocupar com o equilíbrio ecológico, a durabilidade, a qualidade e a adequação do material utilizado na construção e a utilização correta das tecnologias em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades.

Além disso, a faculdade conta com infraestrutura com salas de estúdio, mesas amplas para o desenvolvimento das disciplinas projetuais, sala de pranchetas para disciplinas que demandam desenho técnico, e muito mais. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Arquitetura e Urbanismo é oferecido em Belo Horizonte, Itabira e Contagem.

7ª – Centro Universitário Newton Paiva (NEWTON PAIVA)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. A faculdade oferece 41 cursos de graduação, além de 13 cursos de pós-graduação. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade forma profissionais capazes de supervisionar, coordenar e orientar equipes, fiscalizar obra e serviço técnico, estudar a viabilidade técnico econômica de projetos, assistir, assessorar e prestar consultoria na área, além de estar apto para atuar em pesquisa, ensaios, etc.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH)

Fundado em 1904, é uma instituição de ensino privada localizada em Belo Horizonte vinculada à Igreja Metodista. Atualmente, a instituição está entre os melhores centros educativos do estado de Minas Gerais. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix é referência em Minas Gerais e em todo o país. Forma um arquiteto eficiente e criativo, preparado para realizar projetos que respeitem e valorizem aspectos sociais, econômicos e ambientais, sem abrir mão da beleza na forma e da inovação na técnica.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de Viçosa, há cerca de 223 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus em Rio Paranaíba e em Florestal.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como diferencial o foco em pequenas e médias cidades. O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de São João Del Rei, a cerca de 190 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas.

O curso de Arquitetura da UFSJ tem como objetivo formar profissionais com elevado nível de formação técnica e humanista, dotados de postura crítica, capacidade criativa, autonomia intelectual, consciência ética e responsabilidade social para atuar na função de arquiteto urbanista.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Arquitetura em Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.