Faculdades

Conheça as melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-ARQUITETURA-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de arquitetura em São Paulo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Arquitetura é um curso que refere-se à construção humana e modelagem do espaço físico. Quer seguir a carreira de arquiteto? Confira o ranking das melhores faculdades desse curso em São Paulo.

Está interessado em fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo? Então esse artigo é para você! Nele, você verá um ranking com as melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo. 

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

4. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

5. Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

6. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

8. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

9. Universidade Paulista (UNIP)

10. Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como meta formar profissionais generalistas, capazes de compreender as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção dos espaços, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da USP é oferecido em São Paulo e em São Carlos. O ingresso é feito através do vestibular da FUVEST ou pelo Sisu.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

No curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp os futuros profissionais participarão nas demandas atuais do país, como no enfrentamento dos déficits habitacional e de mobilidade urbana e do fornecimento de saneamento básico para toda a população. 

O curso é multidisciplinar, em um currículo interunidades baseado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e com a colaboração dos Instituto de Artes (IA) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), além, da parceria com outras unidades, como Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e Instituto de Biologia (IB).

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

A Universidade Presbiteriana foi fundada em 1870 como Escola Americana e em 1952 se tornou uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campinas e Barueri. Desde sua fundação, a instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade possui mais de um século de existência e forma profissionais que se distinguem no exercício da profissão, contribuindo para elevar a qualidade do ambiente das cidades e de vida da população.   

O ingresso na faculdade ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

Fundado em 1925, é uma instituição de ensino superior privada localizada em São Paulo. A faculdade oferece cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação Social, Design e Relações Internacionais.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FEBASP, além de ser o primeiro da cidade de São Paulo, é referência em formar arquitetos que se destacam pelo primor estético e fundamentação técnica.

O ingresso é feito através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Ribeirão Preto e São José dos Campos. É considerada uma das faculdades mais prestigiadas do país.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP traz o ambiente artístico e técnico adequados para transformar ideias em realizações. A estrutura curricular é moderna e inovadora, incluindo conteúdos de sustentabilidade e ecologia, conhecimentos nas áreas de interiores e design de objetos.

O ingresso é feito por meio de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. É a universidade mais antiga do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. Além disso, está classificada entre as melhores universidades privadas do país.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas tem como objetivo a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e a construção do espaço interior e exterior.

O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

7ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade atua no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Além disso, a universidade se destaca por possuir unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp forma profissionais aptos a trabalhar em órgãos públicos, em empresas privadas, em organizações não governamentais ou como profissional autônomo, no desenvolvimento de projetos de edifícios, de urbanismo e de paisagismo e, ainda, em restauração de monumentos, em estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.

O curso é oferecido na cidade de Bauru e o ingresso é feito por meio de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. É uma das mais conceituadas universidades do Brasil em diversas áreas do conhecimento e é considerada uma das três melhores universidades privadas de São Paulo.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UAM forma profissionais capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, em correspondência às necessidades sociais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma instituição de ensino privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus espalhados por todo o estado e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal. Ao todo, a instituição tem 27 campi, que envolvem 65 unidades.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP tem como objetivo promover vivência e desenvolver a consciência das relações entre os espaços edificados e os variados e complexos espaços urbanos e sociais em que os profissionais devem integrar-se.

O curso de Arquitetura é oferecido em São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Jundiaí e Limeira. O ingresso é feito por meio do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. 

10ª – Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. Em 2016, tornou-se uma das cinco melhores universidades particulares de Ensino Superior do país, segundo o MEC.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da São Judas ensina ao aluno como projetar e organizar espaços de edificações, de estruturas urbanas e de cidades, de acordo com critérios de estética, funcionalidade, conforto e sustentabilidade socioambiental.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Arquitetura em São Paulo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.